Tamanho do texto

Sergio Santoian é o autor do "The Male Nude Project" e já clicou mais de 36 homens, entre eles o ator Nico Puig

Bombardeados por fotos sensuais de mulheres todos os dias, vale pensarmos também no papel do nu masculino no meio artístico. Para ajudar nessa reflexão, o fotógrafo Sergio Santoian* criou o "The Male Nude Project", em português "O Projeto do Nu Masculino", e já teve entre seus participantes os atores  Juliano Laham  e  Nico Puig .

Juliano Laham foi um dos artistas que tirou a roupa para as lentes de Sergio Santoian
Sergio Santoian/Reprodução/Twitter
Juliano Laham foi um dos artistas que tirou a roupa para as lentes de Sergio Santoian


"Sempre observei uma certa glamourização na nudez feminina e uma depreciação sobre a nudez masculina, que sempre foi erotizada e até pornográfica", conta o artista. 

Fotógrafo há cinco anos, Santoian tirou a inspiração para seu projeto olhando lá pra fora. "Comecei a observar os grandes fotógrafos internacionais e vi que tratavam a nudez masculina de forma tão poética quanto a feminina".

Disposto a retratar o nu masculino artisticamente, Santoian lançou o projeto com a proposta de criar "um trabalho de arte, conceitual, sensual e natural". Até o momento, o fotógrafo já clicou mais de 36 homens, todos conhecidos de Sergio ou indicados por amigos.

"Vamos sempre no limite de cada pessoa. Cada pessoa mostra o que quiser, mesmo estando nu. O corpo é dela, não posso invadir o espaço de uma pessoa, até porque perderia todo o propósito do projeto", explica. Santoian também é abordado por pessoas interessadas em participar do "The Male Nude Project" e pretende, no futuro, fazer uma seleção desses homens para fotográfa-los.

Sobre preconceito, o artista conta que ficou apreensivo para começar o projeto, principalmente sobre com o público iria recebê-lo. "Vivemos num país onde muitas pessoas ainda são muito conservadoras, mesmo quando dizem não ser. Mas eu acho que quando a gente faz algo genuíno, de coração e a partir de uma inquietação, não tem como dar errado. Graças a Deus o projeto vem dando supercerto", comemora.

Santoian agora organiza uma exposição com as fotos dos nus masculinos em São Paulo e no Rio de Janeiro para o segundo semestre deste ano. Como desdobramento do projeto fotográfico, ele também produz a revista "Male Nude Mag", com a primeira edição saindo no final de maio. 

*Mais informações sobre os projetos podem ser encontradas no Instagram do artista .