Tamanho do texto

A mulher do ex-lutador, Irani, também falou sobre a doença: "A gente não sabia se ele estava brincando ou falando a verdade”

Entrevistado do “Programa Xuxa Meneghel”, o ex-lutador Maguila desabafou sobre sua doença, a demência pugilística. “Faria tudo de novo, não em arrependo de nada”, declarou.

Maguila foi entrevistado por Xuxa Meneghel
Blad Meneghel/Divulgação
Maguila foi entrevistado por Xuxa Meneghel

A síndrome neurodegenerativa é causada por frequentes golpes recebidos na cabeça, algo comum entre lutadores. Os traumas levam à destruição dos neurônios e com o tempo debilitam a pessoa. Os principais sintomas envolvem perda de memória, fala arrastada, tremores e problemas de coordenação. A doença não possui cura.

Maguila participou de 85 lutas e obteve 77 vitórias. “Eu tinha que bater. Ou bate ou apanha, não tem meio termo. Quando eu vi o Cassius Clay lutando, eu disse: 'Quero lutar box'”, afirmou Maguila.

Maguila é casado com Irani Pinheiro há 29 anos. Eles têm um filho de 25 anos. “Foi difícil perceber a doença, pois ele sempre foi muito brincalhão. A gente não sabia se ele estava brincando ou falando a verdade”, contou Irani.

Luciana Gimenez também já visitou Maguila; relembre:




    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.