Tamanho do texto

Forma como a direção retratou a condição dos portadores revoltou espectadores da novela: "Se não sabiam tocar no assunto, então nem mencionassem"

A novela "A Regra do Jogo" tem proporcionado grandes viradas ao telespectador. Além de Dante ( Marco Pigossi ) ter descoberto que seu pai, Romero ( Alexandre Nero ) é um bandido, chegou a vez de Tóia ( Vanessa Giácomo ) descobrir as atividades escusas do marido. No entanto, um fato não passou despercebido pelos telespectadores:  a esclerose múltipla, doença incurável de Romero, sumiu da trama das 21h.

Na novela das 21h, Romero sofre de Esclerose Múltipla
Reprodução/ Globo
Na novela das 21h, Romero sofre de Esclerose Múltipla

Com mais de 130 capítulos exibidos, a trama já entrou em sua fase derradeira. Porém, há diversos episódios que Romero não sofre nenhum tipo de sintoma relacionado à doença. No início da novela, Romero teve diversas crises e desmaios.
A forma como a novela está retratando a doença autoimune, que não possui cura, gerou criticas do público. "O autor de 'A Regra do Jogo' esqueceu que Romero 'tem' esclerose múltipla ou é impressão minha?", escreveu uma internauta na rede social Twitter.

A portadora de esclerose múltipla Kennia Ravaiol postou um vídeo no canal Youtube posicionando-se em relação à forma como a novela tem tratado do assunto. "Eu tenho medo de virar chacota. As pessoas não sabem a fadiga estrema que nós sentimos, os dias que nós passamos em hospitais. A novela está dizendo que se você tem esclerose, ou você vira uma samabaia e morre, ou você continua sua vida como está."

No folhetim, o personagem de Alexandre Nero já passou por diversas situções estressantes como perseguições, brigas e sequestros, além de protagonizar cenas de sexo com frequência. Algo pouco provável de acontecer com um portador da doença, como frisa Kennia. "Ele não se cansa nunca?", questiona ela.

Kennia também deixou um recado para a direção e o autor da novela, J oão Emanuel Carneiro : "Se preparem mais, se não sabiam tocar no assunto então nem mencionassem. Mas já que tocaram, vão atrás, conversem com as pessoas".

A novela "Amor à Vida" também retratou diversas doenças e recebeu criticas. Relembre:


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.