Tamanho do texto

Autor está de volta ao horário que o ajudou a consolidar a boa fama de campeão de audiência. O iG Gente explica porquê

“Êta Mundo Bom!” marca o retorno de Walcyr Carrasco à faixa das 18h da Globo. Será a quarta novela do autor no horário. As outras foram "O Cravo e a Rosa" , "Chocolate com Pimenta" e "Alma Gêmea" . A trama que estreou cravando 26 pontos de audiência, em São Paulo, e 29, no Rio de Janeiro, promete manter em alta o apreço do público pelo autor.

Walcyr Carrasco está de volta à faixa das 18h com a novela
Divulgação
Walcyr Carrasco está de volta à faixa das 18h com a novela "Êta Mundo Bom!"

A estreia promissora e o bom retrospecto de Walcyr Carrasco (alguém pensou em “Verdades Secretas” ?) motivou o iG Gente a listar dez razões para comemorar o retorno de Walcy Carrasco ao horário.

1 - Campeão de bilheteria

Walcyr Carrasco é o autor mais bem sucedido do portfólio da Globo no momento. Único a escrever duas tramas para a badalada faixa das 23h e o último a ter uma novela na faixa das 21h que fez sucesso de audiência do início ao fim. Carrasco é, também, um campeão das 18h.

Walcyr Carrasco
Roberto Filho/AgNews
Walcyr Carrasco

“Alma Gêmea” (2005) ainda é o maior sucesso recente do horário. A média de audiência dos capítulos finais foi de 39 pontos, o que fez com que a novela batesse a bem cotada trama das 21h, “Belíssima” . O último capítulo é o segundo mais assistido do horário, só perdendo para a icônica “Mulheres de Areia” .

Outro aspecto a se observar é que Carrasco volta ao horário em um momento de crescimento. É a única faixa da Globo com essa tendência no momento.

2 - Estreia consagradora

O autor estreou na Globo no horário das 18h com a bem sucedida “O Cravo e a Rosa” . A novela começou em junho de 2000 com 30 pontos de audiência e se despediu com 43 pontos em março de 2001. Uma estreia consagradora para Carrasco que logo seria escalado para assistir Benedito Ruy Barbosa na novela “Esperança”, na faixa das 20h.

Cena de
Reprodução
Cena de "O Cravo e a Rosa": estreia consagradora de Carrasco na faixa das 18h

3 - Tramas de época

Nenhum horário da Globo é tão receptivo a tramas de época quanto o das 18h e Walcyr Carrasco sabe bem disso. Todas as três novelas que assinou para o horário foram produções de época e “Êta Mundo Bom!” segue a mesma linha. A última novela a ocupar o horário, “Além do Tempo” , composta por duas fases, registrou os melhores índices de audiência em sua primeira parte, quando era uma produção de época.

4 - Homenagens e releituras

Carrasco começou na Globo com uma releitura de Shakespeare em “O Cravo e a Rosa”, uma proposta ousada para um projeto tão longo como uma novela. Agora, em “Êta Mundo Bom”, ele se inspira no conto “Cândido, ou o Otimismo”, do filósofo iluminista Voltaire e escreveu o personagem principal da trama como uma homenagem ao ícone do cinema brasileiro  Mazzaropi .

5 - Atores de confiança

Todo autor gosta de contar com um punhado de atores de confiança em suas novelas e Walcyr Carrasco não foge à regra. Mas seu time, sem grandes astros e com a adição de Camila Queiroz – uma das revelações de “Verdades Secretas” – é dos mais bem entrosados e conta com gente como Ary Fontoura , Priscila Fantin , Flávia Alessandra , Guilhermina Guinle , Elizabeth Savalla , entre outros.

6 - Retorno de Marco Nanini

“Etâ Mundo Bom” tem, ainda, o mérito de trazer Marco Nanini de volta às novelas 16 anos depois de “Andando nas Nuvens” . O ator, um dos maiores patrimônios da cultura e dramaturgia brasileiras, esteve mais envolvido com cinema e teatro na última década. Além, é claro, da série “A Grande Família” .

7 - O sertanejo de raiz ganha destaque

Em um momento pop das variações do Sertanejo, “Êta Mundo Bom” chega para resgatar o sertanejo de raiz, gênero que tem tudo para ser redescoberto por antigos fãs e apreciados por toda uma nova geração.

O ator Marco Nanini está de volta às novelas com
Divulgação/TV Globo
O ator Marco Nanini está de volta às novelas com "Êta Mundo bom!"

8 - Trilha sonora caipira

Desde “Paraíso” (2009) que uma trilha sonora de novela global não era 100% caipira, outro resgate proporcionado por “Êta Mundo Bom”. Nomes como Gusttavo Lima , Paula Fernandes , Daniel , Victor e Leo , César Minotti e Fabiano e Chitãozinho e Xororó compõem o time de estrelas sertanejas reunido para a trilha da novela.

9 - Débora Nascimento ganha seu primeiro protagonismo

Débora Nascimento, que depois de “Avenida Brasil” só fez bombar, finalmente ganha sua primeira protagonista. Ela, que já roubou cenas e foi responsável pelo crescimento de suas personagens em tramas como “Flor do Caribe” e “Alto Astral” , vai ter a chance de mostrar todo o seu talento em “Êta Mundo Bom!”.

10 - Fórmula atestada

Walcyr Carrasco retorna ao horário sabendo que em time que está ganhando não se mexe. Por isso, além de uma platinada Flávia Alessandra (visual ostentado pela atriz em “Alma Gêmea”), espere tortas na cara, guerras de comidas e pessoas jogadas no chiqueiro na nova novela das seis.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.