Tamanho do texto

O apresentador da premiação se equivocou na hora de anunciar a vencedora e acabou dando o título para a Miss Colômbia, que na verdade, ficou em segundo lugar

Pia Alonzo Wurtzbach , candidata das Filipinas, foi eleita a Miss Universo 2015 na noite deste domingo (20), em Las Vegas, nos Estados Unidos. No momento da coroação, o apresentador Steve Harvey cometeu um erro e nomeou Ariadna Gutierrez , Miss Colômbia, como a campeã do concurso.

Miss universo 2015 Filipinas - Pia Alonzo Wurtzbach
Reprodução/Facebook Pia Wurtzbach
Miss universo 2015 Filipinas - Pia Alonzo Wurtzbach

Durante todo a noite, colombiana e filipina dividiram os holofotes com a norte-americana Olivia Jordan , que terminou em terceiro lugar. 

Depois de comentários controversos de Donald Trump , ex-dono do concurso, sobre imigrantes mexicanos nos Estados Unidos, o concurso Miss Universo foi vendido para o grupo WME/IMG, responsável por grandes eventos de esporte e moda como o New York Fashion Week.

A nova organização mudou o formato e adicionou a possibilidade de o público dar nota às candidatas durante os desfiles de traje de banho e gala, o que favoreceu a filipina durante todo o concurso.

Ariadna Gutierrez foi coroada após um erro do apresentador do Miss Universo
Reprodução/Facebook/Missosology
Ariadna Gutierrez foi coroada após um erro do apresentador do Miss Universo

As Misses Colômbia e Filipinas eram consideradas favoritas desde as provas preliminares que aconteceram na quarta-feira (16), quando foram selecionadas as 15 semi-finalistas.

Depóis do anúncio de Gutierrez como vencedora, a Miss Universo 2014, Paulina Vega - também colombiana e prima da candidata de 2015 - entregou o buquê, a faixa e a coroa para sua conterrânea. 

Enquanto a latina comemorava, Harvey anunciou que na verdade o título era da Miss Filipinas. Sendo assim, a coroa foi retirada de Gutierrez e colocada em Wurtzbach, porém a transmissão foi interrompida antes que Pia pudesse ter seu momento de celebração - foi bastante constrangedor.

A brasileira Marthina Brandt , bem cotada nas preliminares, ficou no Top 15.

Assista ao momento da coroação

"Foi um erro meu"

Steve Harvey é um grande nome nos Estados Unidos, conhecido por apresentar o progarama "Family Feud" desde 2010. Ao se corrigir ao vivo, assumiu responsabilidade pelo erro, pedindo para que outros não fossem culpados.

Steve Harvey corrigiu ao vivo o erro que cometeu ao coroar a candidata errada como Miss Universo 2015
Reprodução/Facebook/Missosology
Steve Harvey corrigiu ao vivo o erro que cometeu ao coroar a candidata errada como Miss Universo 2015

"Gente, atenção, preciso corrigir isso. Isso é exatamente o que está no cartão. Eu assumo a responsabilidade por isso, foi um erro meu. Está no cartão... Um erro horrível, mas eu posso mostrar. Foi meu erro. Ainda é uma ótima noite, por favor não descontem nas meninas. Sentimos muito.", disse Harvey antes de fazer a correção e anunciar a candidata das Filipinas como a verdadeira vencedora.

Nas redes, outras Misses elogiaram a postura de Harvey em se desculpar e corrigir o erro ao vivo. "Pobre Steve Harvey! Mas pelo menos ele fez o certo e se retificou", escreveu Olivia Culpo , Miss Universo 2012, em seu Twitter. Gabriela Isler , vencedora em 2013, mandou seu apoio à colombiana dizendo: "Meu Deus, errar é humano... Ari, força! Colombia é uma ganhadora! Ela é uma Miss Universo no coração de todos!".

Mais tarde, Harvey também se desculpou em uma rede social: "Eu gostaria de pedir desculpas de coração para a Miss Colombia e a Miss Filipinas pelo meu grande erro. Eu me sinto péssimo. Gostaria também de pedir desculpas aos espectadores que eu desapontei. Mais uma vez, foi realmente um erro."

Protesto

Depois do evento, a torcida colombiana se reuniu na porta do The AXIS, em Las Vegas, onde aconteceu o concurso, e gritava um coro de "fraude" em protesto ao resultado.

Como o anúncio não foi corrigido por jurados ou organização na hora em que foi feito errado, muitos falam em manipulação, já que Harvey saiu do palco e poderia ter trocado o cartão que exibiu mais tarde com o resultado das Filipinas. 

Ainda se cogita nas redes sobre a colombiana abrir um processo contra a organização do concurso.