Tamanho do texto

Programas são ótima opção de entretenimento para quem gosta de reality show e de gastronomia


Verdadeira febre mundial nos últimos anos, os reality shows culinários começaram sua invasão na TV aberta brasileira. Os dois atuais representantes do formato são o "MasterChef", que a Band exibe às terças-feiras, às 22h45, e o "Cozinha Sob Pressão", exibido pelo SBT aos sábados, às 18h. Elegemos alguns tópicos para comparar os dois programas. 

Carlos Bertolazzi, apresentador do 'Cozinha Sob Pressão'
Reprodução
Carlos Bertolazzi, apresentador do 'Cozinha Sob Pressão'

Apresentadores

- MasterChef - Conta com a apresentação da jornalista Ana Paula Padrão , mas é estrelado, de fato, pelos jurados: os chefs Henrique Fogaça , Erick Jacquin e Paola Carosella . São eles que passam as tarefas de cada edição e experimentam e criticam os pratos (salgados ou doces) feitos pelos participantes.

- Cozinha Sob Pressão - É apresentado e julgado por Carlos Bertolazzi , chef-proprietário do restaurante Zena Caffé, que, extremamente exigente, equivale aos chefs da atração exibida na Band. É ele quem passa as tarefas e prova o que os candidatos fazem, o que pode render momentos de fúria do apresentador.

Candidatos

- MasterChef - Em sua maioria são amadores, que têm uma profissão paralela, mas gostam de cozinhar. A inexperiência e o frescor são pontos positivos para o programa, mostrando a dificuldade dos candidatos em realizar as tarefas, expondo seus pontos fracos e também momentos de descontração. Também será possível acompanhar a formação de um cozinheiro amador em um verdadeiro chef de cozinha.

- Cozinha Sob Pressão - Tratam-se de profissionais de gastronomia que estão no programa para colocar sua experiência à prova. O que também acaba sendo um ponto positivo para o programa, já que sobram motivos para Bertolazzi descer a lenha nos pratos que não considerar bem feitos o suficiente. No começo, os candidatos são separados por equipes.

Infraestrutura

- MasterChef - As instalações são grandes e os candidatos têm bastante espaço para trabalhar.

- Cozinha Sob Pressão - O programa é realizado no espaço da cozinha de um restaurante, o que contribui para que haja, de fato, uma pressão incessante durante todo o processo da realização das tarefas.

Dinâmica do programa

- MasterChef - Os candidatos podem cozinhar apenas para os jurados, ou podem ter que executar receitas para convidados especiais, como já aconteceu com o chef Alex Atalla , que participou de uma das edições do programa.

- Cozinha Sob Pressão - A ideia é sempre desenvolver a receita do dia para um restaurante em funcionamento.

Intrigas

Tanto no "MasterChef" quanto no "Cozinha Sob Pressão", é um dos ingredientes que tornam os programas mais saborosos. Aliás, é um fator quase que determinante em todo o tipo de reality show. As picuinhas rolam entre os próprios candidatos, e também entre eles e os chefs.

Patrocinadores

- MasterChef - Tem como maior patrocinador a rede de supermercados Carrefour, o que facilita o uso de ingredientes para a realização das provas. Existe uma variedade maior de produtos, inclusive ingredientes frescos, como legumes e verduras.

- Cozinha Sob Pressão - Como são vários os patrocinadores, e muitos são produtos específicos, a missão de fazer os pratos pode acabar comprometida. Um exemplo foi quando eles tiveram de fazer um frango à milanesa, tendo de usar um produto pronto para empanar a ave.

Prêmios

- MasterChef - R$ 150 mil, um automóvel, a publicação de um livro com as receitas próprias do vencedor e uma bolsa de estudos na Le Cordon Bleu, em Paris.

- Cozinha Sob Pressão - R$ 100 mil reais em barras de ouro para o vencedor. Durante o programa, os vencedores das provas podem curtir uma folga, com direito a prêmios como degustação de cervejas, enquanto os perdedores enfrentam duras tarefas.

A conclusão é de que vale a pena, e muito, assistir aos dois programas!

    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.