Tamanho do texto

Ator reconhece que sofreu durante anos com dores para urinar por preconceito ao procedimento

Stênio Garcia como Laudelino
TV Globo/ Divulgação
Stênio Garcia como Laudelino

Stênio Garcia está se recuperando de uma cirurgia na próstata, realizada na última semana na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro. O ator, de 80 anos, ficou quatro dias internado e agora está de repouso em casa sob os cuidados atenciosos da mulher, a atriz Marilene Saade . O procedimento, chamado de RTU, trata-se de uma raspagem em volta da próstata para desobstruir o canal da uretra. ( Saiba mais sobre o assunto no iG Saúde )

Siga o iG Gente no Twitter e receba notícias dos famosos em tempo real

"Estou bem, mas preciso ficar em observação por mais algumas semanas", contou Stênio por telefone ao iG Gente , nesta segunda-feira (14). O ator estava em Nova York com a mulher fazendo um curso de interpretação, quando começou a sentir fortes dores para urinar. "Demorei muito tempo para me tratar por machismo. Estava na hora".

Stênio explica que sabe do aumento da próstata desde que tinha 39 anos, e admite que, por preconceito e machismo, ainda não havia se tratado. "Não é um bicho de sete cabeças. Já devia ter feito isso desde os 40 anos. Assim como a mulher vai ao ginecologista, o homem precisa se cuidar e ir ao urologista", diz. "O brasileiro é machista e burro. E a burrice vem com a falta de conhecimento", continua.

Você gostava da novela "A Vida da Gente"? Relembre os melhores momentos aqui!

A cirurgia ocorreu meses depois de Stênio dar vida a Laudelino na novela das seis "A Vida da Gente". O personagem sofria de um câncer na próstata, mas demora para se tratar por medo da impotência. "Gosto quando o personagem tem um papel social. E a novela me ajudou a acabar com meu próprio preconceito. Não tem nada a ver com ficar brocha", conta ele, que alerta: "É preciso cuidar da próstata como cuidamos de todos os outros órgãos. Pessoas acabam tendo câncer , o que não é o meu caso. Hoje, até homens mais jovens não se cuidam e acabam tomando viagra, o que não é meu caso".

Apesar de todo o cuidado com a saúde, na próxima sexta (18), Stênio já volta ao trabalho. Ele participará do worshop de "Salve Jorge", novela de Glória Perez , que substitui "Avenida Brasil".

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.