Diretor do canal que reprisa novelas da emissora carioca fala sobre a escolha das tramas que irão ao ar

Guilherme Fontes e Glória Pires como Raquel (a gêmea do bem), que formavem o principal par romântico da trama
Divulgação/TV Globo
Guilherme Fontes e Glória Pires como Raquel (a gêmea do bem), que formavem o principal par romântico da trama
"Mulheres de Areia", que reestreia nesta segunda (12), já foi reprisada pela Globo no "Vale a Pena Ver de Novo" , entre novembro de 1996 e abril de 97. Com a nova reprise, ela entra para a seleta galeria de novelas que já tiveram mais de uma reexibição.

RELEMBRE OS PRINCIPAIS PERSONAGENS DE MULHERES DE AREIA

São apenas quatro produções que ganharam essa honra, até agora: "A Gata Comeu" (1985), reprisada em 1989 e 2001; "Roque Santeiro" (1985) , reprisada em 1991 e 2000; "A Viagem" (1994), reexibida em 1997 e 2006; e agora "Mulheres de Areia". Esse placar deixa de fora as reprises do Canal Viva, e contabiliza apenas as reprises dentro da Globo. O Viva, porém, se tornou hoje um dos principais produtos da emissora carioca - levando em conta o baixíssimo custo de produção (por ser um canal basicamente de reprises).

Lima Duarte e Regina Duarte em
Divulgação/Viva
Lima Duarte e Regina Duarte em "Roque Santeiro" (1985), no ar no Canal Viva

CANAL VIVA: "A decisão dos títulos é tomada sempre em conjunto com a TV Globo"

Apesar da reprise de "Mulheres de Areia" ser vista como uma consequência do sucesso do Canal Viva, esta não é uma opinião unânime. iG Gente entrevistou Fernando Schiavo , Gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios do Viva, para comentar a nova reexibição da novela. Confira a seguir.

iG Gente: A reprise de "Mulheres de Areia" na Globo pode significar um reflexo do sucesso das reprises no Viva?
Fernando Schiavo: A TV Globo reprisa telenovelas no "Vale a pena ver de novo" desde o final dos anos 70 e é a segunda vez que "Mulheres de Areia" é exibida no horário da tarde na emissora. Sendo assim, acreditamos que o sucesso do Viva não influenciou na decisão.

iG Gente: O Viva e a Globo possuem os mesmos critérios na hora de escolher as reprises que irão ao ar? No caso do Viva, quais são esses critérios?
Fernando Schiavo: A grade do canal Viva é montada de acordo com os desejos e o perfil de nosso público, e é composta por atrações que seguem os pilares do canal, como dramaturgia, humor, variedades e filmes dublados. Após mais de um ano no ar, diferentes faixas etárias acompanham a programação do Viva, porém o público-alvo do canal são as mulheres com mais de 35 anos.

iG Gente: Existe alguma comunicação entre os dois canais, no sentido de combinar as reprises para que não aconteçam reprises iguais ou de novelas semelhantes? Por exemplo, no Viva está passando "O Rei do Gado", e a Globo cogitou reprisar "Renascer". Como se dá essa questão?
Fernando Schiavo: A decisão dos títulos é tomada sempre em conjunto com a TV Globo.

iG Gente: O fato de Glória Pires ter estrelado "Vale Tudo", sucesso do Viva, pode ter influenciado a escolha da Globo por "Mulheres de Areia"?
Fernando Schiavo: Glória Pires é uma das maiores atrizes da dramaturgia brasileira e um ícone de competência como atriz. Além de ter estado no ar recentemente no Viva, também protagonizou a última novela das 21h na TV Globo, o que coloca a artista ainda mais em evidência. Suas atuações são marcantes em qualquer horário ou canal e merecem sempre destaque na televisão.

Odete Roitman depois de ser assassinada em
Reprodução/ Viva
Odete Roitman depois de ser assassinada em "Vale Tudo", reprisada recentemente pelo Viva

Onda nostálgica

"Mulheres de Areia" entra no ar em substituição à reprise de "O Clone" (2001) - um sucesso, levantando a audiência do horário, que vinha nocauteado pelo fracasso da reprise de "Sete Pecados" (2007). A reexibição de "Mulheres de Areia" deve levantar ainda mais o Ibope do "Vale a Pena Ver de Novo", considerando a atual onda de nostalgia pelas novelas do passado - uma onda que se reflete com o êxito do Viva, e até na atual produção da Globo, que produz o remake de "O Astro" - no ar às 23h, inspirado na novela de 1978 . E ainda devem vir mais novidades: "O Rebu" (1975) pode ser a próximo remake das 23h na Globo. Enquanto isso, ficamos com as imortais "Mulheres de Areia".

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.