Otaviano Costa e Nathalia Dill são os exemplos mais recentes de uma longa tradição na teledramaturgia brasileira. Confira!

Garantia de muitos impasses e grandes confusões, o recurso da troca de sexo é muito utilizado na televisão brasileira. Atualmente, duas novelas da Globo têm personagens que, por qualquer motivo, assumiram uma identidade diferente: "Morde & Assopra" e "Cordel Encantado". O iG Gente preparou uma seleção desses e outros exemplos de "travestis" da TV. Relembre com a gente!

Siga o iG Gente no Twitter e receba as notícias das celebridades em tempo real

Em " Morde & Assopra ", Élcio ( Otaviano Costa ) chegou em Preciosa após ficar um tempo longe da cidade. Ele procurou Augusta ( Cissa Guimarães ) e a ex-mulher sugeriu uma transformação para que ele conseguisse se esconder da polícia. O malandro aceita e sofre ao passar por uma sessão de depilação no spa para se transformar em Elaine.

Morde & Assopra
Rafael França/João Miguel Júnior/TV Globo
Morde & Assopra

Já na novela " Cordel Encantado ", a razão para a troca é o amor da personagem pelo herói da novela. Apaixonada por Jesuíno ( Cauã Reymond ), Dora ( Nathalia Dill ) se ofereceu para acompanhar o sertanejo no grupo que pretende encarar Timóteo ( Bruno Gagliasso ) e lutar contra as injustiças do sertão. O noivo de Açucena ( Bianca Bin ) recusou a presença dela, e então a filha do prefeito de Brogodó conseguiu entrar no bando ao se apresentar caracterizada como Fubá.

Cordel Encantado
Marcio Nunes/TV Globo
Cordel Encantado

Relembre outros casos semelhantes na história da dramaturgia brasileira

Grande Sertão: Veredas (1985)
TV Globo/Divulgação
Grande Sertão: Veredas (1985)
"Grande Sertão: Veredas" (1985, Globo): Baseada na obra de Guimarães Rosa, a minissérie conta a história dos amigos Riobaldo ( Tony Ramos ) e Reinaldo ( Bruna Lombardi ). Eles participam de um exército que anda pelo sertão guerreando e lutando pela terra. O primeiro é apelidado de Taturana e o segundo fica conhecido como Diadorim. Mesmo em um ambiente tão violento, Riobaldo mostra carinho pelo companheiro. Depois de tantos combates, Diadorim é assassinado e Riobaldo descobre que ele, na verdade, é Maria Deodorina, uma mulher que resolveu entrar para o bando pois se achava valente demais para viver à margem de uma sociedade no qual apenas os homens eram valorizados.

Mulheres Apaixonadas (2003)
TV Globo/Divulgação
Mulheres Apaixonadas (2003)
"Mulheres Apaixonadas" (2003, Globo): As estudantes Clara ( Alinne Moraes ) e Rafaela ( Paula Picarelli ) se conheceram no colégio e começaram a namorar. A mãe de Clara reprovou a relação e proibiu a filha de ver a sua amada, mas elas continuaram se encontrando. A expectativa pelo beijo gay era grande durante a exibição da novela, mas ele aconteceu de forma bastante pudica: apenas um selinho, nos capítulos finais, durante uma peça de teatro, na qual Rafaela fazia o papel de Romeu e Clara, o de Julieta.

Chocolate com Pimenta (2003)
TV Globo / Gianne Carvalho
Chocolate com Pimenta (2003)
"Chocolate com Pimenta" (2003, Globo): Filho adotivo de Jezebel ( Elizabeth Savalla ), Bernardo ( Kayky Brito ) nasceu menino, mas foi criado como menina graças a um acordo entre a patroa e sua empregada, Cândida ( Yeda Dantas ), que não tinha condições de cuidar do menino, batizado de Bernadete. Por não saber que era diferente das outras meninas, Bernardo sofreu muito até descobrir  a verdade.

Bang Bang (2005)
João Miguel Júnior/TV Globo
Bang Bang (2005)

"Bang Bang" (2005, Globo): O clima de faroeste invadiu a novela de Carlos Lombardi. Os bandidos comparsas Billy The Kid e Jesse James resolveram usar perucas, maquiagens e roupas femininas para viver as irmãs Henaide ( Evandro Mesquita ) e Denaide ( Kadu Moliterno ). Juntos, criaram muita confusão e conseguiram driblar a polícia.

Beleza Pura (2008)
João Miguel Júnior/TV Globo
Beleza Pura (2008)

"Beleza Pura" (2008, Globo): Casado com Helena ( Monica Martelli ) e pai de Hugo ( David Lucas ), o farmacêutico Mateus ( Rodrigo Veronese ) trabalhava em seu laboratório caseiro para procurar uma fórmula que o deixasse famoso. Ele sofreu um acidente de helicóptero e ficou desaparecido. Logo depois, Helena recebe uma carta com uma oportunidade de emprego para o marido. Desesperada, ela pede ajuda do maquiador Betão ( Rodrigo Lopéz ) para se transformar em um homem e ocupar a vaga. Mateus reaparece e acaba se vestindo de mulher, assumindo o papel de Tânia.

Caras e Bocas (2009)
TV Globo/Divulgação
Caras e Bocas (2009)

"Caras e Bocas" (2009, Globo): Os baianos Fabiano ( Fábio Lago ) e Ivonete ( Suzana Pires ) deixaram a terra natal para tentar a vida em São Paulo. Ele trabalhava em um bar e vê sua vida mudar com a chegada de Adenor ( Otaviano Costa ), suposto irmão de Ivonete. Ao longo da novela, Fabiano usou uma série de disfarces para espionar a mulher, e apronta muitas confusões para tentar entender a suspeita relação da mulher com seu "irmãozinho".

Ribeirão do Tempo (2010)
Divulgação/Record
Ribeirão do Tempo (2010)
" Ribeirão do Tempo " (2010/2011, Record): O detetive Joca ( Caio Junqueira ) se vestiu de empregada doméstica para fugir da polícia. Acusado de ter assassinado o presidente da República, ele procurou abrigo na casa de sua amada Arminda ( Bianca Rinaldi ).

Acompanhe tudo sobre sua novela favorita no iG Gente

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.