Malu Mader estrela a novela, que reestreia nesta segunda (19) no Canal Viva, no lugar de "Vamp"

Malu Mader e Taumaturgo Ferreira estrelam
Divulgação/Canal Viva
Malu Mader e Taumaturgo Ferreira estrelam "Top Model", que volta ao ar nesta segunda (19) no Canal Viva


A novela "Vamp" chegou ao fim nessa semana , no horário das 15h30 no Canal Viva. E para substituí-la, entra em cena "Top Model". Uma cronologia às avessas: "Top Model" foi produzida pela Globo entre 1989 e 1990, e inaugurou uma série de novelas "jovens" do horário das 19h - "Vamp" foi uma delas, exibida entre 1991 e 1992.

"Top Model" foi a estreia de Antonio Calmon como autor de novelas. O cineasta amazonense dirigiu pérolas do cinema nacional nos anos 1970, como "Gente Fina é Outra Coisa" (1977). Na década de 80, com o estouro de bilheteria de seus filmes "Menino do Rio" (1981) e "Garota Dourada" (1984), que já falavam sobre o universo jovem de praia, surf e rock nacional, Calmon foi para a TV, onde escreveu a lendária série "Armação Ilimitada" (1985/88).

Leia também:"Armação Ilimitada": De volta aos anos 1980

Com o fim da "Armação", Calmon virou novelista. Auxiliado por Walter Negrão , escreveu "Top Model", que trazia seus temas preferidos: praias cariocas ensolaradas, surf e esportes radicais, personagens adolescentes, ecos do movimento hippie, toques esotéricos. Tais ingredientes voltariam depois em outras novelas do autor, como a própria "Vamp", "Olho no Olho" (1993), "Corpo Dourado" (1998) e "As Três Irmãs" (2008).

Veja também: Canal Viva: "A decisão dos títulos é tomada em conjunto com a Globo"

Mundo da moda

Mas a espinha dorsal de "Top Model", na verdade, era outra, como o título deixava claro: a história de Duda ( Malu Mader ), uma garota que assina um contrato milionário para se tornar uma super modelo - numa época pré Gisele Bündchen , e quando as top models mundiais eram Cindy Crawford, Linda Evangelista e Naomi Campbell .

Malu Mader vivia Duda, aspirante a top model da confecção Covery
Divulgação/Canal Viva
Malu Mader vivia Duda, aspirante a top model da confecção Covery

Duda é assediada pelo poderoso vilão Alex Kundera ( Cecil Thiré ), dono da confecção Covery, que quer a moça como garota propaganda. Mas para vencer na carreira, ela terá que abandonar um grande amor: o grafiteiro Lucas ( Taumaturgo Ferreira ), ligado ao universo marginal.

No outro lado da história está o irmão de Alex, Gaspar ( Nuno Leal Maia ). Surfista quarentão, vive em uma casa à beira da praia com seus cinco filhos: Elvis Presley ( Marcelo Faria ), Olívia ( Gabriela Duarte ), Ringo Starr ( Henrique Faria ), Jane Fonda ( Carol Machado ) e John Lennon ( Igor Lage ), além do cachorro Maradona.

Cada filho tem uma mãe diferente, e todas elas abandonaram Gaspar. Ao longo da novela, elas aparecem em participações especiais: Susana Vieira faz a mãe de Elvis; Regina Duarte é a mãe de Olívia; e a cantora Rita Lee encarna Belatrix, a extraterrestre mãe de Ringo e Jane - é antológica a sequência em que Belatrix parte em uma nave espacial, ao som de "My Sweet Lord", do ex-Beatle George Harrison.

Gaspar e seus cinco filhos: Olívia, Jane Fonda, John Lennon, Elvis Presley e Ringo Starr
Divulgação/Canal Viva
Gaspar e seus cinco filhos: Olívia, Jane Fonda, John Lennon, Elvis Presley e Ringo Starr

Também gravitando ao redor de Gaspar, vivem os personagens Saldanha ( Evandro Mesquita ) - também surfista, que tem uma barraca de sucos naturais na praia - e Naná ( Zezé Polessa ) - uma espécie de governanta da casa, eternamente apaixonada por Gaspar.

Leia também: "Mulheres de Areia": A volta das gêmeas Ruth e Raquel

Sucesso juvenil

O sucesso de "Top Model" atingiu em cheio o público jovem da época. Embalados pela canção "Hey Jude" - versão nacional de Kiko Zambianchi para o hit original dos Beatles -, os personagens adolescentes acabaram roubando a cena. Marcelo Faria e Gabriela Duarte, filhos de astros famosos da TV na vida real, foram lançados ali e continuam em ação até hoje.

No núcleo jovem, havia ainda a presença de Rodrigo Pena como Alex Jr., o atormentado filho de Alex Kundera, e Jonas Torres - o Bacana da "Armação Ilimitada" - como Artur, um menino que tem um tumor no cérebro e é obrigado a fazer uma cirurgia. Jonas Torres raspou os cabelos para viver essa fase do personagem, dez anos antes de Carolina Dieckmann fazer o mesmo em "Laços de Família" (2000).

Yara Côrtes, Adriana Esteves - em sua estreia na Globo -, Marcelo Faria e Nuno Leal Maia
Divulgação/Canal Viva
Yara Côrtes, Adriana Esteves - em sua estreia na Globo -, Marcelo Faria e Nuno Leal Maia

Na trilha sonora, muitas canções marcaram época, como "Oceano", de Djavan , e até o clássico da década de 1970 "Stairway to Heaven", da banda Led Zeppelin , tema de Gaspar. Na abertura da novela, diversas modelos desfilam em passarelas suspensas no ar, no estilo high tech consagrado por Hans Donner .

Destaques do elenco

Entre tantos destaques no elenco, além da estrela Malu Mader - que já era uma das atrizes mais consagradas da Globo na época, e fazia seu sétimo trabalho na emissora -, havia a presença de três jovens iniciantes que marcariam presença nas novelas do futuro. Adriana Esteves , Gabriela Duarte e Flávia Alessandra foram escaladas para a novela após vencerem o concurso de interpretação "Top Model", promovido pelo "Domingão do Faustão".

Destaque também para Drica de Moraes , que roubou a cena como a hilária empregada doméstica Cida, seu primeiro papel na Globo. Zezé Polessa fez um trabalho memorável como Naná, em papel recusado por Andréa Beltrão . Vera Holtz havia acabado de atuar em "Que Rei Sou Eu?" (1989), sua primeira novela na Globo, e voltou em "Top Model", como a engraçada e perversa Irma. E o ator Miguel Magno , falecido em 2009, viveu o gay Marvin, que acaba conquistando o amor de uma colega de trabalho.

Cecil Thiré viveu Alex, empresário que contrata Duda (Malu Mader), e tenta seduzir a modelo
Divulgação/Canal Viva
Cecil Thiré viveu Alex, empresário que contrata Duda (Malu Mader), e tenta seduzir a modelo

Por tudo isso, "Top Model" continua sendo uma novela lembrada por toda uma geração, que marcou época, lançou modas e tendências, e foi uma das coqueluches do verão brasileiro de 1990. Tão marcante, que voltou ao ar menos de um ano depois de terminar - a novela acabou em maio de 1990, e em janeiro de 1991 estava de volta no "Vale a Pena Ver de Novo". Agora, ganha sua segunda reprise, de segunda a sexta, no Canal Viva, às 15h30, a partir desta segunda (19).

Veja também: "Vale a Pena Ver de Novo": a história de uma tradição da TV


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.