Andrea Beltrão e Fernanda Torres, finalmente juntas, estreiam hoje série na Globo. Confira a trajetória da dupla no humor

Andrea Beltrão e Fernanda Torres em
TV Globo
Andrea Beltrão e Fernanda Torres em "Tapas & Beijos", que estreia nesta terça-feira (05/04)


Estreia nesta terça-feira (05), na nova grade de programação da TV Globo, "Tapas & Beijos", um humorístico semanal escrito por Cláudio Paiva , com direção de Maurício Farias . Liderando o elenco estão duas comediantes tarimbadas da emissora: Andrea Beltrão e Fernanda Torres .

As duas atrizes podem ser consideradas mestras da comédia moderna televisiva. Se nos primórdios da TV essa vaga era ocupada por atrizes que vinham do teatro -- especialmente do teatro de revista -- ou do cinema -- com as chanchadas da Atlântida --, principalmente Sônia Mamede, Zezé Macedo, Renata Fronzi e Berta Loran , atualmente Andrea e Fernanda representam o estilo moderno de humor na TV.

Uma escola da qual também fazem parte atrizes contemporâneas da dupla, como Claudia Raia , Débora Bloch, Denise Fraga e Marisa Orth - todas com passagem pelo lendário humorístico "TV Pirata" (1988/90), também da Globo.

Mas Andrea e Fernanda, apesar de muitos acreditarem no contrário, nunca atuaram na "TV Pirata". O caminho de cada uma delas pelo humor na TV foi outro, até se encontrarem em "Tapas & Beijos", pela primeira vez juntas.

A Anti-Gata

Andrea como Zelda Scott em
Reprodução/Youtube
Andrea como Zelda Scott em "Armação Ilimitada" (85/88)
Andrea Beltrão surgiu na TV em 1984, na novela "Corpo a Corpo" (1984/85), como a ingênua Ângela, namorada de Rafael ( Lauro Corona ). Um papel melodramático que foi atropelado por Zelda Scott, que a atriz encarnou logo a seguir, no clássico seriado "Armação Ilimitada" (85/88).

O programa revolucionou a TV com sua mistura de seriado de aventuras e humor ágil, inspirado em histórias em quadrinhos e desenhos animados, gerando futuros humorísticos como o próprio "TV Pirata" e o "Casseta & Planeta" (1992/2010). Sob a direção de Guel Arraes , Andrea marcou época como a ousada jornalista Zelda, que namorava ao mesmo tempo os surfistas Juba ( Kadu Moliterno ) e Lula ( André diBiase ).

Com seu visual despojado -- cabelos curtos e óculos de grau --, Zelda foi logo apelidada de "a anti-gata" da TV, por fugir do padrão "mulherão" que vigorava na época, celebrado por modelos como Luíza Brunet e Magda Cotrofe .

Com o fim da "Armação", Andrea enveredou pelas novelas, mas já nos anos 90 passou a fazer humor novamente. A atriz atuou em alguns episódios de "A Comédia da Vida Privada" (1995/98), também um programa "herdeiro" da "Armação", e depois protagonizou o quadro "Garota TPM", no humorístico "Zorra Total" - em 1999, no início do programa. Depois, o quadro migrou para o "Fantástico".

Interpretando Leda no seriado de humor
TV Globo / Gianne Carvalho
Interpretando Leda no seriado de humor "Os Aspones" (2004)
Ela também participou do irreverente seriado "Os Aspones" (2004), interpretando Leda, no programa escrito por Alexandre Machado e Fernanda Young . E vale lembrar também a Radical Chic, personagem dos quadrinhos de Miguel Paiva , que Andrea encarnou no programa jovem de mesmo nome, "Radical Chic" (1993), apresentado por Maria Paula na Globo.

Mas a grande personagem de humor de Andrea foi a Marilda, de "A Grande Família" (2001/2011). A melhor amiga de Nenê ( Marieta Severo ) entrou no seriado em 2002, e permaneceu no ar até 2009. Marilda era cabeleireira e vivia envolvida em agruras amorosas com homens complicados.

Agora, com "Tapas & Beijos", a própria Andrea admitiu a semelhança entre Marilda e Sueli, personagem do novo programa. Sueli trabalha em uma loja de vestidos de noiva, mas ironicamente não tem sorte com os homens. Ela vive às voltas com o ex-marido, que sumiu durante dois anos e agora retorna, prestes a se casar com outra mulher, e pedindo de volta o enxoval que ficou com Sueli.

Marilda, a cabeleireira desastrada no amor de
TV Globo/Thiago Prado Neris
Marilda, a cabeleireira desastrada no amor de "A Grande Família"


A Surpresa do Humor

Fernanda Torres e Thales Pan Chacon em
Reprodução
Fernanda Torres e Thales Pan Chacon em "Eu Sei Que Vou Te Amar" (1985), de Arnaldo Jabor
A história de Fernanda Torres no humor é outra. Nascida já sob o peso da responsabilidade de ser filha da maior atriz do Brasil -- Fernanda Montenegro --, Fernandinha começou a carreira ainda na adolescência, primando por papéis dramáticos na TV, no cinema e no teatro. Seu talento visceral lhe rendeu até a Palma de Ouro de Melhor Atriz no Festival de Cannes em 1986, por "Eu Sei Que Vou Te Amar", aos 20 anos.

Foi somente na década de 90 que a atriz foi descoberta pelo humor. Assim como Andrea Beltrão, Fernanda atuou em alguns episódios da "Comédia da Vida Privada". E, surpresa: revelou-se uma comediante nata, que brilhou em vários programas da série.

Vani (Fernanda Torres) e Rui (Luiz Fernando Guimarães) no clássico
TV Globo
Vani (Fernanda Torres) e Rui (Luiz Fernando Guimarães) no clássico "Os Normais" (2001/03)


O caminho natural foi estrelar o humorístico "Os Normais" (2001/03), onde interpretava a hilária Vani, eterna noiva de Rui ( Luiz Fernando Guimarães ). Consolidou-se então uma personalidade pública de Fernanda, sempre divertida e histriônica em entrevistas, comerciais de TV e atuações -- a mais recente delas no episódio "A Invejosa de Ipanema", da série "As Cariocas" (2010).

Em "Tapas & Beijos", ela vive Fátima, que trabalha ao lado de Sueli na loja Djalma Noivas, em Copacabana. Assim como Sueli lembra Marilda, Fátima tem semelhanças com a inesquecível Vani. "Sueli e Fátima são aquelas mulheres que optaram por ser independentes, mas não se resolveram emocionalmente", comentou Fernanda durante o lançamento do seriado.

"Tapas & Beijos"

Hoje veteranas atrizes e comediantes, Andrea e Fernanda posam durante a coletiva de apresentação do seriado
TV Globo/Márcio Nunes
Hoje veteranas atrizes e comediantes, Andrea e Fernanda posam durante a coletiva de apresentação do seriado


Na estreia do programa, Sueli se depara com a volta do tal ex-marido -- Jurandir ( Érico Brás ) --, enquanto Fátima decide se vingar do namorado Armane ( Vladimir Brichta ), após flagrá-lo com uma outra mulher. Fátima aceita então um pedido de casamento de Chalita ( Flávio Migliaccio ), embora o pedido tenha sido feito a Sueli.

Amigas e rivais, cúmplices e sabotadoras, Sueli e Fátima vão comandar as tramas de "Tapas & Beijos", que promete seguir a linha de humor moderno da Globo, ao contrário do "Zorra Total" -- que continua apostando, também com sucesso, no humor tradicional, apoiado em bordões e gags, em um esquema que vem desde a época do rádio.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.