iG revela quem mora na casa em que Lilia Cabral grava cenas de “Fina Estampa”

Elenco reunido para gravação de
AgNews
Elenco reunido para gravação de "Fina Estampa" na casa localizada na Barrinha
José Gabriel de Souza, de 63 anos, aposentado, mora com a filha, Gabriela, de 13 anos, na casa de dois andares que, todo dia, milhões de brasileiros veem pela televisão. É ele quem mora no endereço onde Lilia Cabral grava cenas de “Fina Estampa”, novela da TV Globo .

Morador da Barrinha há 22 anos, José tem uma vista deslumbrante da varanda de sua casa. Bem em frente está o quebra-mar, onde desembocam os rios do bairro na praia da Barra da Tijuca. Do lado esquerdo, ao fundo, é possível ver a Pedra da Gávea. 

Leia também: Barra da Tijuca com cara de zona sul vira cenário de novela

“A novela está ajudando muito a gente. Fiquei feliz com a escolha. A Lilia é uma simpatia. O Malvino (Salvador) também. Só tem gente bacana”, conta o proprietário. “Antes eu não via tanto novela, agora não faço outra coisa”, continua.

José Gabriel de Souza e a filha, Gabriela
George Magaraia
José Gabriel de Souza e a filha, Gabriela
José não fala por quanto aluga a residência para a novela. Mas os vizinhos dizem que a emissora lhe paga R$ 10 mil por semana. Isso sem contar as melhorias cenográficas que foram feitas no local – como um muro de um metro de altura e a fachada de madeira, na frente da estrutura de tijolos.

“Vieram aqui e fotografaram várias casas. Mas não sei por que escolheram a dele para ser cenário fixo da novela. Eu dava a minha pela metade do que estão oferecendo a ele”, disse um vizinho.

Vendendo o peixe

Não é como chaveiro e “faz-tudo” que o aposentado ganha a vida, como faz a personagem de Lilia Cabral na trama de Aguinaldo Silva. O primeiro andar da casa só é usado como depósito. Em dias de sol e praia, José arma várias mesas e cadeiras em frente, na areia, para servir peixe frito aos frequentadores do quebra-mar. Ele e a filha moram no segundo andar, composto por um quarto, sala e banheiro. A cozinha fica à parte da casa, no canto esquerdo.

No dia que a reportagem do iG esteve no lugar, havia uma outra gravação acontecendo ali, da mesma novela, a cinquenta metros da casa do Pereirão. Vários anônimos e curiosos se aglomeravam próximos à areia para ver a cena de Julio Rocha.

O dono da casa do Pereirão não estava muito interessado na cena. Queria mesmo era ajudar a filha a ingressar na carreira de atriz. “É o sonho dela. Se puder colocar na matéria, quem sabe não chamam para um teste”, pedia ele, já almejando outros motivos para continuar vendo a novela.

Lília Cabral de roupão durante gravação, nesta semana
AgNews
Lília Cabral de roupão durante gravação, nesta semana

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.