Entenda como a produção escolhe 15 nomes em uma lista de 60 possíveis confinados

Quando “A Fazenda 4” for ao ar, a partir do dia 19 de julho, 15 participantes estarão confinados na sede da atração, em Itu, no interior de São Paulo. Mas o processo de seleção dos participantes começa muito antes. Em janeiro, Rodrigo Carelli , diretor-geral do reality show, se reúne com sua equipe e, juntos listam os nomes de 60 possíveis participantes. Britto Jr. , apresentador do programa, prefere não interferir nesta fase. “Faço questão de não participar da seleção para ter isenção total. Mas tenho acesso aos nomes assim que eles são escolhidos. Uns 45 dias antes de o programa começar, eu já tinha tudo nas mãos”, conta Britto.

Esse “tudo” inclui um dossiê da vida de cada um dos participantes. Mas antes de o material chegar na mão do apresentador, existe um estudo de cada nome, após a primeira peneira. “A partir daí, entramos em contato com eles e perguntamos se têm interesse, mas avisamos que isso não é um convite”, explica Carelli.

Siga o iG Gente no Twitter e receba as notícias das celebridades em tempo real

É nesta etapa que um dos três diretores do programa se junta à diretora de casting para visitar cada um dos concorrentes em suas casas. “Eles vão até cada pessoa para saber mais da vida do participante. A gente conta sobre o programa e vemos a reação deles. Já aconteceu de a pessoa dizer ‘então, não quero não’. E já aconteceu o inverso também”, conta Rodrigo.

Rodrigo Carelli e Britto Jr. preparados para mais uma edição de
Antonio Chahestian/Record
Rodrigo Carelli e Britto Jr. preparados para mais uma edição de "A Fazenda"

Depois da primeira visita há uma nova seletiva. E, em cima dos nomes que ficaram, eles tentam ver qual participante combina com quem. “Temos muito trabalho para montar um quebra-cabeça. Se um desiste, temos que reestruturar. Remontamos de acordo com as negociações”. Com os selecionados confirmados, há toda uma preparação antes de se assinar o contrato. Uma conversa com psicólogos e uma bateria de exames médicos fazem parte do processo. “Já aconteceu, uma vez só, de o candidato ser eliminado nesta fase”, revelou Carelli.

Liberados desta etapa, eles seguem para a fase de workshop. “É quando têm uma consulta mais aprofundada para falar de medicamentos e nutrição. Há também um encontro com os figurinistas, não só parar tirar as medidas, mas para falar dos gostos pessoais e o que eles precisam separar para fazer a mala definitiva”, define o diretor. Uma aula para explicar todas as regras e funcionamento do programa e uma ajuda personalizada na hora de fazer as malas – o produtor vai até a casa do participante – também fazem parte do pré-confinamento.

Exclusivo: Os 14 participantes de "A Fazenda 4"

Depois disso, o grupo já está pronto para gravar as vinhetas, os depoimentos e posar para as fotos, já dando pinta de fazendeiros. Com as malas prontas, os 15 participantes já estão prontos para seguir para “A Fazenda”. Mas antes disso, um dia de muito suspense confinados em um hotel. Um momento de reflexão e preparação para encarar os três meses de reality show. Preparados?

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.