Personagens ousadas, atrevidas e sensuais marcaram a TV em 2011

Ellen Roche como Valéria em
TV Globo
Ellen Roche como Valéria em "O Astro": uma das periguetes de 2011


Elas são ousadas, atrevidas, sensuais. Apelam a variados truques e se utilizam do poder de sedução para atingir seus objetivos. Mas essa consuta não é só estratégia, já que elas adoram o esporte da conquista. No universo das novelas, o ano foi marcado pelo sucesso do estilo "periguete".

Nas novelas das 21h, na inédita faixa das 23h e até mesmo no horário das 18h, mulheres que fazem o gênero "periguete" roubaram a cena. Nas reprises, a volta de "Mulheres de Areia" (1993), que reestreou no "Vale a Pena Ver de Novo", trouxe uma "periguete" do passado: Raquel ( Glória Pires ), a gêmea má.

Confira a seguir o Top Five das "periguetes" do ano. Em comum, elas têm um visual semelhante: cabelos compridos e aloirados, brincos, pulseiras e balangandãs, vestidos justos e saltos altos.

Natalie (Deborah Secco) em "Insensato Coração"

Natalie (Deborah Secco), a periguete de
TV Globo
Natalie (Deborah Secco), a periguete de "Insensato Coração"


Muito se comentou sobre a semelhança entre Natalie e outros personagens de Deborah: a manicure Darlene de "Celebridade" (2003) e a protagonista do filme "Bruna Surfistinha" (2011). Mas o fato é que Natalie acabou tendo vida própria, e foi um dos destaques de "Insensato Coração".

Natalie (Deborah Secco) se casando com Cortez (Herson Capri)
TV Globo
Natalie (Deborah Secco) se casando com Cortez (Herson Capri)

Natalie começou a novela como uma ex-BBB louca para recuperar a fama. Se tornou amante do corrupto Cortez ( Herson Capri ), e conseguiu até separar o vilão da esposa, que terminou morta pelo marido. Sempre assessorada pelo amigo gay Rony ( Leonardo Miggiorin ), Natalie driblou diversas crises e chegou ao fim da novela em grande estilo: posou nua e foi eleita deputada federal, com recorde de votos no Brasil.

Beatriz (Guilhermina Guinle) em "O Astro"

Beatriz (Guilhermina Guinle), a periguete de plantão de
TV Globo
Beatriz (Guilhermina Guinle), a periguete de plantão de "O Astro"

Na faixa das 23h, inaugurada com o remake de "O Astro", o clima sensual dominava a história. Muitas mulheres destilavam charme, e uma delas era a assessora jurídica da família Hayalla, Beatriz.

Beatriz (Guilhermina Guinle) na cama com o Dr. Shang
TV Globo
Beatriz (Guilhermina Guinle) na cama com o Dr. Shang


Depois de ter um caso com o maligno Samir ( Marco Ricca ) - que mais tarde a obrigou a se entregar a um empresário chinês para facilitar a assinatura de um contrato - e de tentar seduzir Herculano Quintanilha ( Rodrigo Lombardi ), Beatriz cultivou um romance selvagem com o bandido Neco ( Humberto Martins ), que morre no final. Profissionalmente, Beatriz teve um final feliz: foi promovida no grupo Hayalla.

Valéria (Ellen Roche) em "O Astro"

Valéria (Ellen Roche), a assistente de palco mais sensual da ficção, em
TV Globo
Valéria (Ellen Roche), a assistente de palco mais sensual da ficção, em "O Astro"

A voluptuosa assistente de palco de Herculano não teve a mesma sorte. Após se envolver com Samir, o "tigrão", Valéria passou a jogar perigosamente com o vilão.

Valéria em ação ao lado de Herculano (Rodrigo Lombardi)
TV Globo
Valéria em ação ao lado de Herculano (Rodrigo Lombardi)


Lançou uma chantagem milionária, e terminou assassinada por Samir. Não sem antes protagonizar com Samir cenas tórridas de nudez, sexo e até pitadas de sadomasoquismo, que deram o que falar.

Cris (Regiane Alves) em "A Vida da Gente"

Cris (Regiane Alves), a alpinista social de
TV Globo
Cris (Regiane Alves), a alpinista social de "A Vida da Gente"

A alpinista social começou como personal trainer de Jonas ( Paulo Betti ), então casado com Eva ( Ana Beatriz Nogueira ). Conseguiu separar o casal e "garfou" o ricaço, com quem se casou.

Cris e sua fiel conselheira, Vivi (Malu Valle), em
TV Globo
Cris e sua fiel conselheira, Vivi (Malu Valle), em "A Vida da Gente"


Não satisfeita, e sempre aconselhada pela escudeira Vivi ( Malu Valle ), Cris conseguiu até ter um filho com Jonas - usando para isso o irmão dele, já que Jonas não podia mais ter filhos. Mas a fútil Cris nem dá atenção para o filho - o garoto foi apenas uma "precaução" para que ela garanta um futuro financeiramente confortável.

Teodora (Carolina Dieckmann) em "Fina Estampa"

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=gente%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1597403582736 &_c_=MiGComponente_C

No ar na novela das 21h, Teodora é a grande "periguete" do momento. Interesseira e ardilosa, Teodora abandonou Quinzé ( Malvino Salvador ) e o filho pequeno do casal para fugir com o lutador Wallace Mu ( Dudu Azevedo ). Na volta ao Rio, e com a decadência física de Wallace, ela passa a perturbar a vida de Quinzé e a família de Griselda ( Lília Cabral ).

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=gente%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1597403585458 &_c_=MiGComponente_C

Depois de sequestrar o próprio filho e de tentar arrancar dinheiro de Griselda, Teodora foi abandonada por Wallace. Decidiu então reconquistar Quinzé. Mas talvez Teodora ainda consiga se regenerar: ela recusou uma oferta milionária de Griselda para abrir mão dos direitos sobre o filho, pois se encantou novamente com o rebento. Resta saber se suas ambíguas intenções vão mesmo se modificar no final da trama. Até lá, Teodora continua sendo a "periguete" da vez. A seguir cenas dos próximos capítulos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.