Depois de amargar má audiência em horários alternativos, o apresentador comemora o resgate do público com programa mais leve

O apresentador Ratinho
André Giorgi
O apresentador Ratinho
No ar desde 1997, Carlos Roberto Massa , o Ratinh o , está finalmente fazendo o que gosta. De volta ao horário nobre do SBT, de segunda a sexta-feira às 21h30, e com um programa de notícias mais leve e descontraído, o apresentador conquista diariamente cada vez mais pontos na audiência e preocupa emissoras concorrentes como a Rede Record.

Só nessa segunda-feira (4), o “Programa do Ratinho” teve seu melhor desempenho entre as segundas-feiras desde a estreia no horário nobre, no começo deste ano. Na média, o programa costuma atingir seis pontos na audiência. Mas, nas últimas semanas, e principalmente às quartas-feiras, a atração tem batido até 14 pontos, contra 10 da Record e 33 da Globo.

A principal rival do programa é a novela da Record “Ribeirão do Tempo”, que disputa com o SBT a vice-liderança do horário nobre, atrás apenas da Rede Globo. Em entrevista ao iG Gente , Ratinho garante que a boa fase é fruto de uma estratégia do SBT para abocanhar telespectadores de outras emissoras. “Estamos pegando fatias de quem não gosta de novela, ou não assiste futebol, buscando novos públicos", constata. "O dia de maior audiência do programa é quarta-feira, exatamente porque quem não gosta de futebol acaba mudando de canal. E está funcionando, está dando muito certo.”

Confira a entrevista:

Lola Melnick participa do Programa do Ratinho e dança tango com o apresentador
Carol Soares/SBT
Lola Melnick participa do Programa do Ratinho e dança tango com o apresentador


iG: Houve uma mudança no conteúdo exibido no programa?
Ratinho: Acho que o programa acabou com a baixaria excessiva. Agora está mais alegre, mas “pra cima”. Tem mais cantor, mais alegria. O público hoje senta no sofá e não quer ver tragédia. Ele quer sentar na frente da TV para relaxar, e agora ele pode relaxar com o nosso programa.

iG: Era alvo de muitas críticas?
Ratinho: Havia uma época em que muita gente fazia campanha contra o programa, como a Marta Suplicy , alguns deputados... Todo mundo falava da baixaria na televisão, principalmente do meu programa, mas não fala da baixaria em novelas da Globo. Quando os “caras” estão transando nove horas da noite na novela é dentro do contexto, mas no meu programa era baixaria. A crítica caía matando. Quando você vê todos os jornais estão contra você, todos os blogs estão contra você, evidentemente faz você parar pra pensar.

iG: Você se envolvia com esse universo de crimes e tragédias?
Ratinho: Eu tinha um vínculo com esse tipo de jornalismo mais policial. Mas, mesmo quando falava de tragédias e casos policias, já era mais engraçado, derrubava computador, esse tipo de coisa... Já misturava um pouco de humor naquela coisa toda, e não para ser divertido, mas porque gostava mesmo daquela bagunça. E aí eu pensei: 'já que gosto tanto daquele outro lado, por que não fazer só aquilo'? Esse programa aqui com certeza é mais gostoso de fazer. Você não vai para casa com nenhuma preocupação.

Sobre a relação com Silvio Santos: "É ótima! Ele não me vê e eu também não o vejo"

iG: Levava mesmo o peso do programa para casa?
Ratinho: Por mais que eu não quisesse, sempre levava um pouco de tensão pra casa, ficava pesado, sabe? Esse é o programa que eu sempre sonhei em fazer na televisão. Gosto mais da alegria do que do drama, sempre gostei mais. Tanto que quando trabalhava com circo eu era palhaço.

iG: Quais os projetos para este ano?
Ratinho: A ideia é ir melhorando o programa dentro dessa linha de conduta. Dar alegria, trazer coisas boas. Nesse formato é possível abrir espaço para criar. Agora não dependemos de tragédia para fazer o programa acontecer.

iG: Como é sua relação com o Silvio Santos?
Ratinho: Ótima! Ele não me vê e eu também não o vejo. Mas não tem casa melhor para trabalhar, não quero sair daqui. Só saio se me mandarem embora. Se isso acontecer, vou fazer o mesmo programa em outra emissora, mas vou fazer contrariado.


O apresentador comemora ótima fase no SBT
André Giorgi
O apresentador comemora ótima fase no SBT

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.