Personagem morre hoje em “O Astro”; vote no seu suspeito preferido

Salomão Hayalla (Daniel Filho), morto em
TV Globo
Salomão Hayalla (Daniel Filho), morto em "O Astro"


Mais de três décadas se passaram e nesta quinta-feira (4) a pergunta que parou o Brasil em 1978 ecoa de novo na TV brasileira: “Quem Matou Salomão Hayalla?” E com ela reincia o mistério que conduziu a trama de Janete Clair na primeira versão da novela “O Astro” , da TV Globo. No último capítulo, transmitido exatos 33 anos atrás em um 7 de julho, foi dada a resposta: o autor do crime foi Felipe Cerqueira ( Edwin Luisi ), o jovem amante de Clô ( Tereza Rachel ), mulher da vítima.

O ASSASSINO DE 1978

Edwin Luisi (o assassino), Ênio Santos (o pai dele) e Dionísio Azevedo (Salomão Hayalla) na versão original de
Reprodução
Edwin Luisi (o assassino), Ênio Santos (o pai dele) e Dionísio Azevedo (Salomão Hayalla) na versão original de "O Astro", exibida em 1978

Felipe era um playboy viciado em drogas. Além de ter um caso com Clô, também namorava homens – entre eles, seu amigo cabeleireiro, Henri ( José Luiz Rodi ). Felipe era filho de Cerqueira ( Ênio Santos ), investigador que acabou descobrindo a identidade do assassino.

A morte de Salomão, com Felipe ao fundo, na versão original de
YouTube
A morte de Salomão, com Felipe ao fundo, na versão original de "O Astro"
Na cena do crime – que pode ser conferida no YouTube –, Felipe e Henri invadem a mansão de Hayalla de madrugada, em busca de dinheiro. Salomão flagra a dupla, e acontece uma discussão. Felipe dá uma coronhada com o revólver na cabeça de Salomão, que cai morto.

O corpo é colocado no carro da vítima, e o veículo é empurrado num penhasco, para criar a ilusão de um acidente. A autora queria, com isso, fazer referência ao famoso Caso Cláudia, que chocou o Brasil: em 1977, a jovem Cláudia Lessin Rodrigues morreu durante uma noitada de drogas, em uma situação que nunca foi exatamente esclarecida, na companhia do playboy francês Michel Frank e de um amigo, o cabeleireiro Georges Kour . Eles jogaram o corpo nos rochedos do Chapéu dos Pescadores, Rio.

Na época de “O Astro” original, o público se decepcionou com a revelação do assassino, porque Felipe sempre fora o principal suspeito. Portanto, o mais provável é que, no remake da novela, o criminoso seja outro. Mas quem?

O ASSASSINO DE 2011

Salomão, momentos antes de ser assassinado
TV Globo
Salomão, momentos antes de ser assassinado

Como acontece tradicionalmente no mundo das novelas, nos capítulos que antecedem um grande crime muitos personagens são expostos como suspeitos em potencial. No remake de “O Astro” , no ar às 23h na Globo, não foi diferente.

No capítulo de terça-feira (02), Salomão ( Daniel Filho ) comprou briga com diversos personagens, que ficaram furiosos com o poderoso empresário. Primeiro o magnata humilhou o filho Márcio ( Thiago Fragoso ) e a nova namorada deste, Lili ( Alinne Moraes ), ao flagrá-los aos beijos. Salomão estava encantado por Lili, e se frustrou ao descobrir o romance dos jovens.

Depois, o milionário anunciou ao seu grupo empresarial que a partir daquele momento ele teria poderes totais na empresa. Com isso, despertou a insatisfação de seus irmãos Samir ( Marco Ricca ) e Amin ( Tato Gabus ), além de humilhar a funcionária Beatriz ( Guilhermina Guinle ). E, para completar, foi cruel com seu outro irmão, Youssef ( José Rubens Chachá ), mencionando o fato de Youssef e sua esposa Nádia ( Vera Zimermann ) não poderem ter filhos – ambos são estéreis. Ao saber da discussão, Nádia chorou arrasada e exigiu que o marido se vingue de Salomão.

Clô (Regina Duarte) é uma das suspeitas
TV Globo
Clô (Regina Duarte) é uma das suspeitas

Ainda, a esposa do ricaço, Clô ( Regina Duarte ), foi informada de que o marido estabeleceu que ela tem dois meses para abandonar a mansão da família. E o pilantra Neco ( Humberto Martins ) procurou Salomão para tentar vender informações sobre Lili, e terminou expulso do escritório aos pontapés pelos seguranças. Mais tarde, bêbado no bar, Neco jurou matar Salomão Hayalla, diante de várias testemunhas.

No capítulo de quarta-feira (03), o clima tenso continuou. Desta vez, Salomão rebaixou Samir, que de diretor geral passou a gerente da imobiliária da família. E atacou Amin, chamando-o de incompetente por não ter arrancado dinheiro da família da esposa, Jamile ( Carolina Kasting ). Esta também ficou furiosa, e declarou sentir “muita raiva” de Salomão.

Samir e Amin conversaram sobre o assunto, e Samir disse ao irmão que a saída é imitar o “Velho Testamento” – referindo-se ao episódio bíblico em que Caim mata o irmão Abel.

Samir (Marco Ricca) também integra a lista de suspeitos
TV Globo
Samir (Marco Ricca) também integra a lista de suspeitos

Para adicionar mais um nome à lista, Salomão ameaçou até a inofensiva Tia Magda ( Rosamaria Murtinho ), ameaçando que, se esta continuar sustentando Clô, ele vai expulsá-la da mansão também. Magda lançou um olhar fulminante para o empresário.

Por fim, para deixar em aberto a possibilidade de repetir o assassino original, Felipe ( Henri Castelli ) acaba de voltar de Paris. Sua viagem tinha sido uma imposição do próprio Salomão, que chantageou o pai do playboy, Cerqueira ( Celso Frateschi ).

A LISTA DE SUSPEITOS

Herculano e Amanda (Rodrigo Lombardi e Carolina Ferraz): suspeitos?
TV Globo
Herculano e Amanda (Rodrigo Lombardi e Carolina Ferraz): suspeitos?

Diante disso, apresentam-se os suspeitos: Clô, Neco, Nádia, Beatriz, Samir, Amin, Youssef, Jamile, Felipe, Magda. A dupla Márcio e Lili fica de fora – são os heróis românticos da trama, e não seriam capazes de matar o irascível magnata. O mesmo vale para o casal protagonista, Herculano ( Rodrigo Lombardi ) e Amanda ( Carolina Ferraz ).

A morte de Salomão acontecerá durante uma festa na casa da família, e grande parte dos personagens estará presente. Os autores podem ainda decidir surpreender e escolher um assassino inesperado, como Mello Assunção ( Reginaldo Faria ), Henri ( João Baldasserini ) ou o mordomo da mansão Hayalla, Inácio ( Paschoal da Conceição ) – já que a culpa sempre pode cair sobre o mordomo.

Na sua opinião, quem matou Salomão Hayalla no remake de “O Astro”?

[]

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.