Descubra os atores que mais repetiram papéis na TV. O que você acha disso?

O tipo físico ajuda, ter acertado no papel um vez, também. O fato é que tem ator que já representou tantos delegados nas novelas que acaba infalivelmente sendo escalado outras vezes para o papel de... delegado! O mesmo acontece com atores que se encaixam nos papeis de advogado, assaltante, peão, mocinho, vilão. Alguns tipos são recorrentes nas tramas da TV, e frequentemente atores e atrizes são escalados para repetir os papéis.

Veja também: As "Periguetes" das novelas

Confira a seguir o ranking do iG dos atores que se encontraram em um personagem.

Os galãs de Thiago Lacerda em
TV Globo
Os galãs de Thiago Lacerda em "Eterna Magia", "Viver a Vida" e "A Vida da Gente"

Thiago Lacerda - 10 galãs românticos
Desde sua estreia na TV, o ator já encarnou 10 galãs românticos. Embora com detalhes que os diferem entre si, no geral são todos bem parecidos. Galãs de época - "Hilda Furacão" (1998), "Terra Nostra" (1999) e "Aquarela do Brasil" (2000) -, a cavalo - "A Casa das Sete Mulheres" (2003) e "Eterna Magia" (2007) -, urbanos - "Páginas da Vida" (2006), "Viver a Vida" (2009) e a atual "A Vida da Gente". E ainda: "O Beijo do Vampiro" (2002) e "Pecado Capital" (1998).

Os autoritários Max e Sinhozinho Malta, ambos interpretados por Lima Duarte, craque em fazer coronéis
TV Globo
Os autoritários Max e Sinhozinho Malta, ambos interpretados por Lima Duarte, craque em fazer coronéis

Lima Duarte - 6 coronéis
Com o Sinhozinho Malta de "Roque Santeiro" (1985), Lima se especializou em encarnar coronéis autoritários - ou similares de outras patentes. Além de Malta, vieram Murilo Pontes em "Pedra Sobre Pedra" (1991), Major Bentes em "Fera Ferida" (1993), Coronel Hildázio em "O Fim do Mundo" (1996), a volta de Murilo em "A Indomada" (1997) e finalmente Max em "Araguaia" (2010).

Cássia Kiss: bruxa em
TV Globo
Cássia Kiss: bruxa em "Eterna Magia", beata em "Paraíso", e a mais nova malvada: Melissa, de "Amor Eterno Amor"

Cássia Kiss - 6 vilãs implacáveis
A atriz é craque em interpretar vilãs detestáveis. No estilo beata - "Paraíso" (2009) -, executiva - "Quem é Você" (1996) e "Por Amor" (1997) -, ou mesmo bruxa literal - "Eterna Magia" (2007). Sem contar a Adma de "Porto dos Milagres" (2001). Agora, ela será mais uma maquiavélica: Melissa em "Amor Eterno Amor", que estreia na próxima segunda (5).

Christiane Torloni e algumas de suas peruas:
TV Globo
Christiane Torloni e algumas de suas peruas: "Caminho das Índias", "Beleza Pura" e a atual Tereza Cristina, de "Fina Estampa"

Christiane Torloni - 6 peruas
Há alguns anos a atriz vem se especializando em fazer mulheres peruas, sofisticadas, com tendência a fazer drama, armar barracos e até praticar maldades: Laila em "Um Anjo Caiu do Céu" (2001), Haydeé em "América" (2005), Sônia em "Beleza Pura" (2008), Melissa em "Caminho das Índias" (2009), Rebeca em "Tititi" (2010) e a atual Teresa Cristina de "Fina Estampa".

Veja também: As poderosas peruas de Christiane Torloni

As loiras alteradas de Susana Vieira: Branca em
TV Globo / Divulgação
As loiras alteradas de Susana Vieira: Branca em "Por Amor", outra Branca em "Duas Caras", e a Lara Romero de "Cinquentinha" e "Lara com Z"

Susana Vieira - 6 peruas escandalosas
Além de Torloni, Susana também virou especialista em viver peruas. Mas as exemplares de Susana costumam ser mais autoritárias e esnobes que as de Christiane - se é que isso é possível. Susana foi Rubra Rosa em "Fera Ferida" (1993), Branca em "Por Amor" (1997), novamente Branca em "Duas Caras" (2007), a escandalosa atriz Lara Romero em "Cinquentinha" (2009) e em "Lara com Z" (2011). E ainda viveu Suzette, rival de "Chiquinha Gonzaga" (1999). Quase todas eram louras, escandalosas e exuberantes, com toques delirantes.

Veja também: Susana Vieira anda de ônibus no Rio

José Mayer e seus galanteadores em
TV Globo
José Mayer e seus galanteadores em "Mulheres Apaixonadas", "Páginas da Vida" e "Viver a Vida"

José Mayer - 5 machões conquistadores
Foram cinco sedutores que costumam se envolver com várias mulheres na mesma novela. Todos em tramas de Manoel Carlos: "História de Amor" (1995), "Laços de Família" (2000), "Mulheres Apaixonadas" (2003), "Páginas da Vida" (2006) e "Viver a Vida" (2009).

Beatriz Segall em
Canal Viva e TV Globo
Beatriz Segall em "Vale Tudo" e "Lara com Z": mulheres arrogantes, com penteado parecido

Beatriz Segall - 5 mulheres chiques e esnobes
A Odete Roitman de "Vale Tudo" (1988) originou uma série de personagens que a atriz desempenhou. Todas ricas, sofisticadas, um tanto esnobes. Elas estiveram em "De Corpo e Alma" (1992), "Anjo Mau" (1997), "Bicho do Mato" (2006) e "Lara com Z" (2011).

Os fazendeiros de Fagundes: com Patrícia França em
Reprodução e TV Globo
Os fazendeiros de Fagundes: com Patrícia França em "Renascer", e em "O Rei do Gado" e "Terra Nostra"

Antônio Fagundes - 3 fazendeiros
O veterano ator já entrou na pele de 3 diferentes fazendeiros. Mas todos governavam com bastante rigidez suas terras e suas famílias: José Inocêncio em "Renascer" (1993), Bruno Mezenga em "O Rei do Gado" (1996) e Gumercindo em "Terra Nostra" (1999).

Outros campeões do ranking:
Deborah Evelyn - 4 esposas chatas e neuróticas
Elizabeth Savalla - 4 mulheres ricas, cômicas e malvadas
Reginaldo Faria - 4 coronéis / fazendeiros
Ary Fontoura - 3 prefeitos
Daniel Dantas - 3 maridos panacas e 3 delegados de polícia
Deborah Secco - 3 periguetes
Herson Capri - 3 empresários vilões
Marcos Palmeira - 3 peões / boiadeiros
Ilva Niño - 3 empregadas domésticas

Leia também: Ana Maria Braga grava participação em "Louco por Elas"

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.