Descubra quem são os maiores ricaços das novelas

A revista norte-americana “Forbes” publica anualmente sua lista com os 15 maiores milionários do mundo da ficção. Vale tudo, desde personagens de desenhos animados e filmes, a criaturas de quadrinhos e séries de TV. Em 2011, a lista foi encabeçada pelo imbatível Tio Patinhas , e inclui ainda gente como o garoto Riquinho , o bizarro Sr. Burns de “Os Simpsons”, e o magnata Gordon Gekko ( Michael Douglas ) de “Wall Street”. E ainda entraram no ranking os heróis Tony Stark (o Homem-de-Ferro ) e Bruce Wayne (o Batman ).

Mas e no mundo da ficção brasileira? Mais precisamente, no fabuloso universo das novelas, quem são os maiores milionários? iG Gente preparou a lista dos 10 maiores ricaços da ficção televisiva. Confira!

Bruno Mezenga
Reprodução
Bruno Mezenga
1. Bruno Mezenga
Interpretado por Antônio Fagundes em “O Rei do Gado” (96/97). Como o próprio nome da novela já diz, Bruno é “O Rei do Gado”, o maior criador de bois do Brasil. Fez fortuna às custas de seu próprio trabalho, e sustenta dois filhos mimados e uma esposa infiel que adoram sugar seu dinheiro.

2. Sinhozinho Malta
Interpretado por Lima Duarte em “Roque Santeiro” (85/86). Conhecido como o “Rei da Carne Verde”, é um fazendeiro milionário, que possui terras, lojas de comércio na cidadezinha de Asa Branca, contas no exterior e duas mansões – a sua, e a da Viúva Porcina ( Regina Duarte ), que ele sustenta. Para coroar, uma limusine com um chifre de boi no capô. Fez fortuna com seu trabalho, mas também explorando a fé e a religião do povo de Asa Branca.

Sinhozinho Malta e a Viúva Porcina
Divulgação
Sinhozinho Malta e a Viúva Porcina


3. Odete Roitman
A vilã de “Vale Tudo” (88/89), encarnada por Beatriz Segall , herdou um enorme patrimônio de seu marido, já falecido. O carro-chefe da fortuna é a companhia aérea TCA, que ela governa com mão de ferro. Odete possui apartamentos em Paris, Londres e Nova York – menos no Brasil, a “terra de tupiniquins” que ela detesta. Quando vem para cá, hospeda-se na casa da irmã Celina ( Nathália Timberg ). Mas, quando decide ter um local para se encontrar com seus “rapazes”, acaba adquirindo um apartamento no Rio de Janeiro.

Odete Roitman
Reprodução
Odete Roitman


4. Leal Cordeiro
O mega-empresário de “Tempos Modernos” (2010), interpretado por Antônio Fagundes , é um homem de origem humilde que trabalhou e construiu um império da tecnologia, coroado pelo incrível e gigantesco Edifício Titã, que ele ergueu em São Paulo.

Leal Cordeiro
TV Globo/Renato Rocha Miranda
Leal Cordeiro


5. Totó
O simplório italiano – papel de Tony Ramos em “Passione” (2010/11) – era apenas um pacato camponês do interior da Itália. Mas descobre-se filho da empresária Bete Gouveia ( Fernanda Montenegro ), dona da Metalúrgica Gouveia e de um império empresarial. Da noite para o dia, Totó vira o principal herdeiro de Bete, e milionário acionista das empresas da família.

Totó
TV Globo/Márcio de Souza
Totó

Filomena Ferreto, a Filó
Reprodução
Filomena Ferreto, a Filó

6. Filomena Ferreto

Magnata que comanda a família e o Frigorífico Ferreto, com ares de líder nazista. Filomena herdou os negócios do pai, e tomou as rédeas das empresas, já que as irmãs não se envolvem com o mundo financeiro. Possui mansões, centros comerciais e terras, além do frigorífico. Foi interpretada por Aracy Balabanian em “A Próxima Vítima” (95).

7. Marconi Ferraço
Esse é o nome de guerra do golpista Adalberto – encarnado por Dalton Vigh em “Duas Caras” (07/08). Origem de seu dinheiro: furto. Adalberto deu um fabuloso golpe em Maria Paula ( Marjorie Estiano ), roubou toda a fortuna que a moça herdaria dos pais – que acabavam de morrer –, fez uma cirurgia plástica no rosto, adotou nome falso e conduziu um império da construção civil, ao comprar uma construtora falida.

Marconi Ferraço
TV Globo
Marconi Ferraço

Omar Pasquim com Foguinho (Lázaro Ramos)
Reprodução
Omar Pasquim com Foguinho (Lázaro Ramos)

8. Omar Pasquim

Homem de origem pobre, que trabalhou a vida inteira para erguer um império, simbolizado pela loja de departamentos Luxus, que vende de tudo – de animais exóticos até aviões. À beira da morte, teme que sua fortuna seja herdada pelos sobrinhos parasitas e interesseiros. Foi interpretado por Francisco Cuoco em “Cobras e Lagartos” (06).

9. Maria do Carmo
A famosa “sucateira”. Desde criança, trabalhou ao lado do pai recolhendo lixo das ruas. Assim foi criando um império a partir do comércio de ferro-velho e sucata, culminando com uma rede de negócios e uma casa de shows dedicada à lambada, batizada de Sucata, sediada na cobertura do prédio da Caixa Econômica Federal, na Avenida Paulista, São Paulo. Era esse prédio que a Dona Armênia ( Aracy Balabanian ) queria ver "na chón!". Maria do Carmo foi inspirada na empresária Lílian Gonçalves , e encarnada por Regina Duarte em “Rainha da Sucata” (90).

Maria do Carmo
Reprodução
Maria do Carmo


10. Charlô e Otávio
Primos afastados, Charlô ( Fernanda Montenegro ) e Otávio ( Paulo Autran ) são os únicos herdeiros do Tio Enrico. Herdam a loja de departamentos Charlô’s, instalada no Shopping Eldorado, em São Paulo, e uma enorme mansão. Mas com um detalhe: são sócios, e nenhum dos dois pode vender ou negociar qualquer parte desse patrimônio. Estão, assim, presos um ao outro pelo resto da vida. Começa assim a “Guerra dos Sexos” (83/84).

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=gente%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1300093751204&_c_=MiGComponente_C

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.