Antes das cenas de Dagmar em "Fina Estampa", outros banhos chamaram a atenção na TV e se tornaram inesquecíveis

Dagmar (Cris Vianna) toma banho de mangueira em
Reprodução
Dagmar (Cris Vianna) toma banho de mangueira em "Fina Estampa"


"Fina Estampa" acaba de estrear na Globo e já tem uma polêmica no currículo: a personagem Dagmar dos Anjos ( Cris Vianna ), que gosta de tomar banhos de mangueira no quintal de sua casa . Detalhe: sempre nua. Até agora, ninguém sabe exatamente porque a personagem da novela das 21h cultiva essa prática.

Enquanto o mistério não se revela, vale a pena relembrar outros personagens de novelas e minisséries que gostavam de provocar - ou chocar - a audiência com inesperados banhos, com direito - claro - a cenas de nudez de seus intérpretes.

Leia também: os pelados das novelas

COM MANGUEIRA...

Dagmar não é a primeira fã de banhos de mangueira ao ar livre. Em "Guerra dos Sexos" (1983), Vânia ( Maria Zilda ) e Ulisses ( José Mayer ) sentiam forte atração um pelo outro. Para se aliviarem, ligavam a mangueira e tomavam banho, de roupa e tudo, em pleno quintal da modesta casa do rapaz, chocando os conservadores vizinhos.

Maitê Proença como
YouTube
Maitê Proença como "Dona Beija", e seus banhos de cachoeira
NA CACHOEIRA...

A mais famosa banhista de cachoeiras foi "Dona Beija". Maitê Proença encarnou a mítica personagem na novela de 1986 da TV Manchete. A Cortesã do Araxá, além de ter cavalgado nua pelas madrugadas, também adorava tomar banhos de cachoeira, nua.

Úrsula ( Andréa Beltrão ), de "Pedra Sobre Pedra" (1992), também aderiu às cachoeiras naturais, e tirava a roupa para se banhar em plena natureza.

NO RIO...

No setor de rios, lagoas e riachos, o recorde pertence a "Pantanal" (1990). Praticamente todo o elenco da novela da TV Manchete se despiu para mergulhar nos exuberantes rios da região: Cristiana Oliveira, Marcos Winter, Andréia Richa, Luciene Adami , Carolina Ferraz , Ingra Liberato, Marcos Palmeira ...

Em "Xica da Silva" (1996), da mesma emissora, novos riachos receberam mulheres nuas. Entre elas, a personagem título, interpretada por Taís Araújo , e ainda Adriane Galisteu .

Taís Araújo nas cenas de rio de
Reprodução
Taís Araújo nas cenas de rio de "Xica da Silva"

NA PISCINA...

Dos rios para as piscinas. Em "Boca do Lixo" (minissérie de 1990), Sílvia Pfeiffer era Cláudia Toledo, ex-atriz de pornochanchadas. Rejeitada pelo marido, ela tira a roupa durante a madrugada e mergulha na piscina, no jardim da mansão do casal. Uma sequência marcante no trabalho de estreia de Sílvia como atriz.

Cristiana Oliveira e Andréia Richa em cena de
YouTube
Cristiana Oliveira e Andréia Richa em cena de "Pantanal"

NA BANHEIRA...

Existem também as mulheres sofisticadas, que preferem mergulhar em banheiras particulares. Bruna Lombardi, na minissérie "Avenida Paulista" (1982), exibia-se em uma banheira de espuma, diante do olhar de Antônio Fagundes .

E o departamento de minisséries é o preferido dos banhos de banheira. Em "Labirinto" (1998), Malu Mader encarnava a prostituta de luxo Paula Lee, que também tomava banhos de banheira com muita espuma, às vezes para provocar seus clientes.

Adriane Galisteu e Victor Wagner em
Reprodução
Adriane Galisteu e Victor Wagner em "Xica da Silva"
Mylla Christie foi Silene, a filha da personagem título de "Engraçadinha" (1995). A atrevida garota tomava banho não exatamente de banheira, mas de "tina" - aquelas rústicas precursoras das banheiras.

NO CHUVEIRO...

Mais modernos, Capitu ( Giovanna Antonelli ) e Fred ( Luigi Baricelli ) optaram pelo chuveiro, e quando tomavam uma ducha em "Laços de Família" (2000), foram surpreendidos pelos pais da moça ( Walderez de Barros e Leonardo Villar ). O choque foi grande, já que, como se não bastasse, os pais haviam acabado de descobrir que Capitu era uma garota de programa.



HOMENS NO BANHO...

Homens também gostam de se desnudar nos banhos televisivos. Rodrigo Hilbert foi Ronildo em "Duas Caras" (2007). Um sujeito ligado ao mundo do crime, que desafiava algumas convenções. Como na ocasião em que mergulhou nu na piscina da mansão onde fazia um "bico". Bárbara ( Betty Faria ) repreendeu o ato do rapaz.

Voltando às "tinas", Leonardo Miggiorin tomou banho em uma delas em "Presença de Anita" (2001). Um banho que foi praticamente dado à força pela protagonista da história ( Mel Lisboa ), que vivia provocando o pobre garoto.

Mais recentemente, em "O Astro" , Rodrigo Lombardi tomou um banho de mangueira no presídio, no primeiro capítulo da novela. A sequência foi uma das responsáveis pela polêmica envolvendo cenas de nudez na novela das 23h. Mas, com ou sem polêmica, a nudez nas novelas - e os banhos escandalosos - prometem continuar por muito tempo. Resta conferir a atual Dagmar de "Fina Estampa" para descobrir até onde irá seu despudor.

Rodrigo Lombardi e a nudez de
Reprodução/Youtube
Rodrigo Lombardi e a nudez de "O Astro"

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.