Confira os escândalos, as brigas e as surras inesquecíveis das novelas

Quinzé (Malvino Salvador) e Wallace (Dudu Azevedo) se atracam na piscina de
Divulgação
Quinzé (Malvino Salvador) e Wallace (Dudu Azevedo) se atracam na piscina de "Fina Estampa"


A novela das 21h da Globo, "Fina Estampa" , está no ar há dois meses e já mostra uma de suas maiores vocações: exibir cenas de brigas, os chamados "barracos".

O personagem Quinzé ( Malvino Salvador ) já se envolveu em dois deles. Primeiro, com a ex-mulher, Teodora ( Carolina Dieckmann ). Depois, com o atual namorado dela, o lutador Wallace ( Dudu Azevedo ). E a grande barraqueira da trama, Tereza Cristina ( Christiane Torloni ), também promete se destacar no assunto. Ela armou um escândalo ao ver o ex-namorado de sua filha na festa de renovação de bodas da "perua", e empurrou o rapaz, Antenor ( Caio Castro ) - bêbado, ele caiu em cima do bolo da festa, aterrorizando os convidados.

LEIA TAMBÉM: FAMOSOS ARMAM BARRACOS DENTRO E FORA DA TV

Esses são apenas mais alguns exemplos de "barracos" das novelas. Um tipo de cena que os autores adoram escrever, os atores adoram interpretar, e - principalmente - o público adora ver. Confira o Top Ten dos maiores e melhores "barracos" das novelas.

Relembre as amantes das telenovelas

Relembre os amantes que marcaram as telenovelas

Júlia (Sônia Braga) e Yolanda (Joanna Fomm) em
YouTube
Júlia (Sônia Braga) e Yolanda (Joanna Fomm) em "Dancin' Days"

1. Júlia e Yolanda em "Dancin' Days" (1978)
Foi o pioneiro da TV. As irmãs Júlia Mattos ( Sônia Braga ) e Yolanda Pratini ( Joana Fomm ) se detestaram durante toda a novela, e no último capítulo partiram 'pros finalmentes', se atracando em um night club vazio. Após a briga digna de pugilistas, as duas fazem as pazes, ao som de "Amanhã", de Guilherme Arantes . Um grande sucesso, mas vale lembrar que a cena foi inspirada no filme "Momento de Decisão" (1977), onde Shirley McLaine e Anne Bancroft duelavam em uma sequência bastante parecida.

Raquel (Regina Duarte) rasga o vestido de Fátima (Glória Pires) em
YouTube
Raquel (Regina Duarte) rasga o vestido de Fátima (Glória Pires) em "Vale Tudo"

2. Raquel e Maria de Fátima em "Vale Tudo" (1988)
Uma cena clássica, cultuada desde sempre. Raquel ( Regina Duarte ) rasga o vestido de noiva da filha Maria de Fátima ( Glória Pires ), revoltada com a frieza e a insensibilidade da garota. As duas discutem, e Raquel arremata dando um tapa na cara de Fátima.

Leia também: As dez mães megeras da TV

Maria Clara (Malu Mader) espanca Laura (Cláudia Abreu) em
YouTube
Maria Clara (Malu Mader) espanca Laura (Cláudia Abreu) em "Celebridade"

3. Maria Clara e Laura em "Celebridade" (2003)
Maria Clara ( Malu Mader ) decide se vingar de Laura ( Cláudia Abreu ), que conseguira prejudicar a heroína. O ponto alto foi a entrega do Prêmio Pixinguinha, que Laura venceu após roubar uma ideia de Maria Clara. Na noite do evento, Maria Clara aborda Laura no banheiro da festa, e lhe dá uma violenta surra ali mesmo. Uma cena que elevou a audiência da novela. Detalhe: o autor Gilberto Braga criara uma cena quase idêntica 23 anos antes: em "Água Viva" (1980), Lígia ( Betty Faria ) dá uma surra em Selma ( Tamara Taxman ) no banheiro da casa de shows carioca Canecão.

Melissa (Christiane Torloni) ataca Yvonne (Letícia Sabatella) em
TV Globo
Melissa (Christiane Torloni) ataca Yvonne (Letícia Sabatella) em "Caminho das Índias"

4. Sílvia e Yvonne; Melissa e Yvonne em "Caminho das Índias" (2009)
Outro barraco em banheiro, desta vez no aeroporto. Sílvia ( Débora Bloch ) encontra a pérfida Yvonne ( Letícia Sabatella ) tentando fugir do país, e ataca a vilã em meio às outras frequentadoras do banheiro. Mas a polícia aparece e segura a desesperada Sílvia.
Na mesma novela, Melissa (Christiane Torloni) também ataca Yvonne, promovendo uma surra violenta, e com o requinte de usar um anel de brilhantes como "soco inglês". Ao final, Yvonne está nocauteada, e Melissa declara: "Eu sei ser fina, mas também sei ser chave de cadeia!"

Maria do Carmo (Susana Vieira) e Nazaré (Renata Sorrah) em
TV Globo
Maria do Carmo (Susana Vieira) e Nazaré (Renata Sorrah) em "Senhora do Destino"

5. Maria do Carmo e Nazaré em "Senhora do Destino" (2004)
A heroína Maria do Carmo ( Susana Vieira ) arma uma cilada para a tresloucada vilã Nazaré ( Renata Sorrah ), com a ajuda dos filhos. Trancadas em um armazém vazio, Maria do Carmo surra Nazaré, que acaba perdendo o duelo.

Eduarda (Gabriela Duarte) joga Laura (Vivianne Pasmanter) na piscina em
YouTube
Eduarda (Gabriela Duarte) joga Laura (Vivianne Pasmanter) na piscina em "Por Amor"

6. Eduarda e Laura em "Por Amor" (1997)
A insuportável mocinha Eduarda ( Gabriela Duarte ) resolve dar o troco na também insuportável vilã Laura ( Vivianne Pasmanter ). Laura está acidentada, presa em uma cadeira de rodas, após sofrer um desastre de carro. Detalhe: à beira da piscina. Eduarda aproveita a imobilidade da rival, e a ataca com um jornal dobrado. Para arrematar, derruba a vilã na piscina, quase matando-a afogada. Na mesma novela, Eduarda ataca também Flávia ( Maria Zilda ).

Silvia e Maria Paula brigam em
Divulgação/TV Globo
Silvia e Maria Paula brigam em "Duas Caras"

7. Maria Paula e Sílvia em "Duas Caras" (2007)
A mosca morta Maria Paula ( Marjorie Estiano ) finalmente acorda e vai à procura da terrível Sílvia ( Alinne Moraes ), que se aproximara do filho da mocinha. Maria Paula aplica uma surra na vilã, diante da mãe desta, Branca (Susana Vieira), que assiste impassível, dizendo: "Se a Maria Paula tá batendo, é porque a Sílvia mereceu!"

Júlia (Glória Pires) dá um flagra em
TV Globo
Júlia (Glória Pires) dá um flagra em "Belíssima"

8. Júlia e Érica em "Belíssima" (2005)
Júlia (Glória Pires) flagra seu marido André ( Marcello Antony ) na cama com sua (dela) própria filha, Érica( Letícia Birkheuer ). E dá uma surra nos dois, expulsando-os da mansão. Foi uma das primeiras reações da até então pacata Júlia.

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=gente%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1597305525754 &_c_=MiGComponente_C

9. Flora e Donatella em "A Favorita" (2008)
O embate das ex-cantoras sertanejas Flora ( Patrícia Pillar ) e Donatella ( Claudia Raia ) culminou com a cena em que Flora ataca Donatella em um galpão abandonado. A psicopata Flora acaba nocauteando Donatella.

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=gente%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1597307700253 &_c_=MiGComponente_C

10. "Insensato Coração" (2010)
São tantos os "barracos" desta novela que seria impossível listar. Vale lembrar os mais marcantes: Wanda ( Natália do Valle ) discute com Zuleika ( Bete Mendes ) e a esbofeteia em uma festa; Raul ( Antônio Fagundes ) esbofeteia Eunice ( Deborah Evelyn ) no hospital, logo no início da trama; e Marina ( Paola Oliveira ) ataca Úrsula ( Lavínia Vlassak ), em uma cena antológica. Úrsula diz que vai processar Marina, e esta rebate: "Então processa, processa!", e continua batendo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.