Relembre os enlaces mais divertidos, improváveis e inesquecíveis da televisão - teve até noiva de preto e noivo em cima de moto

Jacqueline (Claudia Raia) e Thales (Armando Babaioff) se casam em Saquarema em
TV Globo / Alex Carvalho
Jacqueline (Claudia Raia) e Thales (Armando Babaioff) se casam em Saquarema em "Ti-ti-ti"


Na véspera do casamento real entre o Príncipe William e Kate Middleton , que acontecerá nesta sexta-feira (29), o mundo não fala em outra coisa. Casamento sempre foi um acontecimento marcante, e envolvendo a realeza ganha ainda mais evidência.

Maya (Juliana Paes) e Raj (Rodrigo Lombardi): união faraônica em
Tv Globo - Renato Rocha Miranda
Maya (Juliana Paes) e Raj (Rodrigo Lombardi): união faraônica em "Caminho das Índias"
No mundo das novelas, os enlaces também costumam render grandes cenas - românticas, exageradas, polêmicas, divertidas, bizarras e inesquecíveis.

Uma delas aconteceu no recente remake de  "Ti-ti-ti". A esfuziante Jacqueline ( Claudia Raia ) disse "sim" ao surfista Thales ( Armando Babaioff ), em um luau numa praia de Saquarema (RJ). As cenas exibidas foram dignas de cartão-postal, mas o casamento era apenas um arranjo - Thales precisava do compromisso para poder recuperar sua herança.

Casamentos em praias são recorrentes em novelas. Em "Top Model" (1989), Tininha ( Adriana Esteves ), grávida, se casou com Elvis Presley ( Marcelo Faria ) em plena areia.

Quem também subiu ao altar com um bebê na barriga foi Jéssica ( Gabriela Duarte ), casando-se com Berilo ( Bruno Gagliasso ) em "Passione" (2010), com direito a contrações e trabalho de parto ao término da cerimônia.

Berilo (Bruno Gagliasso) e a gravidíssima Jéssica (Gabriela Duarte) em
TV Globo/Bob Paulino
Berilo (Bruno Gagliasso) e a gravidíssima Jéssica (Gabriela Duarte) em "Passione"


Barrigões até que são comuns, mas o que dizer de motocicletas em plena cerimônia de casamento? No episódio "Pais e Filhos" (1995) da série "A Comédia da Vida Privada", o personagem Varum ( Enrique Diaz ) chegava à igreja de moto e subia ao altar com capacete e tudo para se casar com a personagem de Patrícia Perrone.

Outro motivo de espanto costuma ser o traje das noivas. Apesar do tradicional branco dominar, houve quem escolhesse outras cores. A extravagante Fedora Abdalla ( Cristina Pereira ), de "Sassaricando" (1987), casou-se trajando um vestido vermelho-sangue.

Fernanda (Christiane Torloni) se casou de preto, com Caio (José Mayer) em
Reprodução/Youtube
Fernanda (Christiane Torloni) se casou de preto, com Caio (José Mayer) em "Selva de Pedra"
A enlouquecida Fernanda de "Selva de Pedra" - Dina Sfat na versão de 1972, Christiane Torloni no remake de 1986 - optou por um pretinho. Amargurada por ter sido abandonada no altar por seu grande amor, Cristiano, ela aceita se casar com Caio - mas vai à igreja de luto, como uma viúva.

Por falar em viúvas, há quem caminhe pela nave sozinha - por ser órfã ou rejeitada pelos familiares. A vilã Maria de Fátima ( Glória Pires ) de "Vale Tudo" (1989 e atualmente no ar no Canal Viva) entrou sozinha - seu pai havia morrido, e a mãe, Raquel ( Regina Duarte ), não queria ver a filha nem "pintada de ouro", quanto mais vestida de noiva.

Enquanto umas querem casar, outras preferem fugir. Em "Perigosas Peruas" (92), Cidinha ( Vera Fischer ) chega ao altar, mas desiste de se casar com Paulinho Pamonha ( Tato Gabus ). Em "Quatro por Quatro" (1994, que acaba de ser reprisada pelo Canal Viva), Babalu ( Letícia Spiller ) também abre mão do noivo, Ralado ( Marcelo Faria ), diante do altar montado à beira de uma piscina.

Fátima (Glória Pires) entra na igreja em
Reprodução/Youtube
Fátima (Glória Pires) entra na igreja em "Vale Tudo"
Outras noivas ficam indecisas, mas acabam dizendo o esperado "sim". Em "Senhora do Destino" (2004), a heroína Maria do Carmo ( Susana Vieira ), diante do padre e dos convidados, hesitou em trocar votos com o bicheiro Giovani Improta ( José Wilker ). E chegou a consultar seu ex-amor, Dirceu ( José Mayer ), na frente de todos, para saber o que ele achava. Venceu o sim.

E se Maria do Carmo estava em dúvida se aceitava se casar com um homem, a francesa Ingrid ( Andréa Beltrão ) de "Rainha da Sucata" (90), nem pestanejou, e terminou a novela se casando com três: os irmãos Gerson ( Gerson Brenner ), Geraldinho ( Marcello Novaes ) e Gino ( Jandir Ferrari ), os famosos "filhinhas" da Dona Armênia ( Aracy Balabanian ).

Mas é o romantismo e a imponência que dominam na maioria dos casamentos, sejam eles reais ou fictícios. Em "Caminho das Índias" (2009), a união de Maya ( Juliana Paes ) e Raj ( Rodrigo Lombardi ) foi repleta de luxo e exuberância. A cidade cenográfica do Projac virou uma réplica perfeita da Índia - onde os casamentos são eventos faraônicos e chegam a durar até sete dias.

Maria do Carmo (Susana Vieira) e Giovani (José Wilker) em
TV Globo / João Miguel Júnior
Maria do Carmo (Susana Vieira) e Giovani (José Wilker) em "Senhora do Destino": casa ou não casa?


Em "Alma Gêmea" (2006), o romantismo foi maior ainda, mas sem luxo, sem convidados, sem nada - apenas a natureza. Serena ( Priscilla Fantin ) e Rafael ( Eduardo Moscovis ) se casam à beira de um rio, tendo como testemunhas o sol, a água, a terra, as estrelas e o céu.

Serena (Priscilla Fantin) e Rafael (Eduardo Moscovis) em
TV Globo/Kiko Cabral
Serena (Priscilla Fantin) e Rafael (Eduardo Moscovis) em "Alma Gêmea"


Em matéria de emoção, "Viver a Vida" (2009) foi ainda mais longe. Pela primeira vez em uma novela, uma cadeirante se casou. Luciana ( Alinne Moraes ) foi ao altar em sua cadeira de rodas, conduzida pelo pai, Marcos ( José Mayer ), para se casar com Miguel ( Mateus Solano ).

Em meio a tanto romantismo, vale lembrar um casamento inusitado. Ao final de "O Dono do Mundo" (1991), o vilão Felipe Barreto ( Antônio Fagundes ), depois de praticar diversas maldades - como seduzir Márcia ( Malu Mader ), que era virgem, na noite de núpcias dela -, havia se regenerado e se tornado um homem íntegro. Mas na última cena, Felipe revela que continua o mesmo. Ao se casar com uma jovem de 18 anos, o personagem volta-se para a câmera e diz, sorridente: "E é virgem!"

Marcos (José Mayer) leva a filha Luciana (Alinne Moraes) para o altar, ao encontro de Miguel (Mateus Solano) em
TV Globo/Thiago Prado Néri
Marcos (José Mayer) leva a filha Luciana (Alinne Moraes) para o altar, ao encontro de Miguel (Mateus Solano) em "Viver a Vida"

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.