Confira trajetória da dupla de "A Grande Família", eleita pelos internautas de iG Gente como a mais significativa da TV brasileira

A enquete de iG Gente perguntava: qual o melhor casal da TV atual? Entre tantas opções consideradas fortes, como as sensuais duplas Herculano e Amanda ( Rodrigo Lombardi e Carolina Ferraz ), Lili e Márcio ( Alinne Moraes e Thiago Fragoso ), ambas de "O Astro" , ou ainda os jovens Jesuíno e Açucena ( Cauã Reymond e Bianca Bin ) de "Cordel Encantado" , o resultado foi surpreendente.

Na opinião dos internautas que votaram, o casal vencedor foi... Lineu e Nenê de "A Grande Família" - interpretados por Marco Nanini e Marieta Severo . Um azarão, pois a dupla já está no ar há mais de dez anos, sempre encarnada pelos veteranos atores. Lineu e Nenê venceram com 42% dos votos, desbancando ainda o antológico casal Porcina ( Regina Duarte ) e Sinhozinho Malta ( Lima Duarte ), no ar no Canal Viva, com a reprise de "Roque Santeiro" (1985) .

Dez anos no ar

Lineu e Nenê em 2001, no primeiro ano de
Reprodução
Lineu e Nenê em 2001, no primeiro ano de "A Grande Família"

"A Grande Família" estreou na Globo em março de 2001. Já são dez anos de peripécias semanais - é a série mais longa da história da emissora -, com um elenco fixo que sofreu pouquíssimas alterações. Marco Nanini e Marieta Severo estão desde o início, interpretando os líderes da divertida e atrapalhada família.

Marieta tinha 54 anos quando a série estreou. Hoje, prestes a completar 65 anos - em novembro -, a atriz continua com a mesma imagem da Nenê de dez anos atrás. Quase como se o tempo não tivesse passado dentro da história. O último papel de Marieta na TV, antes da série, foi a Alma da novela "Laços de Família" (2000). Para criar o visual da Dona Nenê, Marieta mudou o penteado: pela primeira vez enrolou os cabelos, fugindo do penteado liso que sempre a caracterizou.

No Natal de 2002, pose do elenco: Marco Nanini, Marieta Severo, Lúcio Mauro Filho, Rogério Cardoso, Pedro Cardoso, Guta Stresser e Marcos Oliveira
Reprodução
No Natal de 2002, pose do elenco: Marco Nanini, Marieta Severo, Lúcio Mauro Filho, Rogério Cardoso, Pedro Cardoso, Guta Stresser e Marcos Oliveira

Marco Nanini, por sua vez, é um pouco mais jovem do que a colega de cena. O ator completou 53 anos logo após a estreia da série, e hoje está com 63. Sua silhueta variou um pouco ao longo da década, e as tonalidades do cabelo também, mas o visual de Lineu continua basicamente o mesmo. Antes da sitcom, Nanini havia protagonizado a novela "Andando nas Nuvens" (1999).

Desde que assumiram os papéis de Lineu e Nenê, os dois atores deixaram as novelas de lado, mas continuam atuando em cinema e teatro.

Repercussão

Lineu e Nenê na temporada 2007 de
TV Globo
Lineu e Nenê na temporada 2007 de "A Grande Família"

Nanini e Marieta conversaram com iG Gente . Os atores mostraram-se radiantes com o resultado da enquete. "Esse resultado é super bem vindo. 'A Grande Família' é um trabalho que fazemos com muito carinho", comentou Nanini. "Eu e a Marieta temos a sorte de ter esse casamento artístico. Estou muito feliz com mais esse carinho do público".

O casamento artístico citado pelo ator já rendeu inclusive outras parcerias de sucesso, e no teatro. Os dois atores dividiram o palco nas montagens de "Quem Tem Medo de Virginia Wolf?" (2000) e "Os Solitários" (2002).

"É super emocionante dez anos depois, o público ainda gostar tanto e acreditar nesse casal", refletiu Marieta. "A química permanece entre mim e o Nanini, por isso conseguimos criar a mágica para fazer esse casal existir".

Nanini e Marieta em 2008, nos bastidores das gravações
TV Globo
Nanini e Marieta em 2008, nos bastidores das gravações

Audiência

"A Grande Família" segue como uma das cinco maiores audiências da Rede Globo. Semanalmente, com raras exceções, a série surge no quinto lugar, atrás da novela das 21h, do "Jornal Nacional", da novela das 19h e do "SP TV". Sempre com audiência na casa dos 25 pontos. Em algumas ocasiões, a série é ultrapassada pela novela das 18h.

Na temporada 2009, Lineu e Nenê posam para a posteridade
TV Globo
Na temporada 2009, Lineu e Nenê posam para a posteridade

Os originais

"A Grande Família" é na verdade uma atualização da série exibida pela Globo entre 1972 e 1975. Na época, Lineu e Nenê foram vividos pelos atores Jorge Dória e Eloísa Mafalda . Atualmente, ambos estão afastados da TV, por problemas de saúde.

Em 2010, a dupla já bem próxima do visual atual
TV Globo
Em 2010, a dupla já bem próxima do visual atual


Personagens queridos

Além do talento de Nanini e Marieta - que estão no time dos mais respeitados do Brasil -, uma das causas do sucesso de Lineu e Nenê está também no carisma dos personagens. Eles representam a tradicional família de classe média brasileira, com todas as suas cômicas e simpáticas posturas.

Leia também: Os Pais das Novelas

A criação dos filhos, os sempre atrapalhados Tuco ( Lúcio Mauro Filho ) e Bebel ( Guta Stresser ), é mostrada de forma bem humorada. Lineu e Nenê tentam ser rígidos com os filhos, ameaçam punições, mas no final acabam "passando a mão" na cabeça dos rebentos, eternos pós adolescentes. Uma atitude comum com a qual o público certamente se identifica.

Nenê e Lineu, versão 2011
TV Globo
Nenê e Lineu, versão 2011

E até a fidelidade do casal é vista de forma leve. Em diversos episódios, Lineu e Nenê foram tentados a cometer adultério. Mas, caindo ou não em tentação, o desfecho é sempre o mesmo: os dois preferem manter o eterno casamento, cultivando os tradicionais valores da família brasileira.

Por tudo isso, Lineu e Nenê acabam cativando todas as faixas etárias: os mais velhos, que se identificam com esse casal; os mais novos, que reconhecem neles os seus próprios pais e mães. Pode-se apostar que Lineu e Nenê continuarão por muito tempo no ar - e quando saírem, deixarão saudades.

Lineu e Nenê com os filhos Tuco e Bebel, em 2010
TV Globo
Lineu e Nenê com os filhos Tuco e Bebel, em 2010


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.