Um par de lhamas macho e algumas cabritinhas também se mudam para uma das casas mais vigiadas do Brasil

Nesta quarta edição de “A Fazenda”, que estreia na próxima terça-feira (19), o reality vai contar novos participante que estão longe de ser celebridades – por enquanto. Além do elenco formado por 15 artistas, composto por cantores, atores e etc., duas espécies de animais também prometem sacudir o dia-a-dia da fazenda: lhamas e cabras.

 Siga o iG Gente no Twitter e receba as notícias das celebridades em tempo real

Aparentemente dóceis e tranquilos, os bichinhos, assim como os participantes, também escondem algumas cartas na manga. Confira a ficha técnica dos dois animais e conheça melhor os novos companheiros dos roceiros.

LHAMA

Uma jovem lhama pasta entre seu rebanho nos campos  de Coqueza, na Bolívia.
Mike Theiss / National Geographic Image Sales
Uma jovem lhama pasta entre seu rebanho nos campos de Coqueza, na Bolívia.

NOME CIENTÍFICO: Lama glama
FILO: Chordata
PESO: Aproximadamente140 kg
ORDEM: ARTIODACTYLA
CLASSE: Mammalia
FAMÍLIA: Camelidae
ALTURA: 1,40 a 2,40 metros, contando com a cauda de 25 cm
ALIMENTAÇÃO: Capim e folhas do vegetal

Originária da Cordilheira dos Andes, as lhamas foram domesticadas há cerca de 4.000 anos pelos incas. De aparência curiosa, com pescoço longo, cabeça oval e pelagem lanosa, a lhama, que é aparentemente tranquila, poderá se tornar um ótimo meio de transportar cargas para os roceiros que souberem domesticá-la, já que ela pode suportar pesos de até 50 quilos.

Apesar de não ser um animal tipicamente da roça e viver em ambientes frios, a lhama é conhecida por se irritar facilmente. Tal temperamento a faz disparar cusparadas mal cheirosas para todos os lados, o que promete grandes cenas com os peões sendo alvejados pela gosma do animal. Portanto, vale a dica: evite irritá-la, e trate-a bem, dando atenção sempre que possível. 

CABRA

As cabras também são novas na parte dos animais
Antonio Chahestian/Record
As cabras também são novas na parte dos animais

Nome científico: Capra hircus                                                                                                                    Filo: Chordata
Peso: Cerca de 100 quilos.
Ordem: Artiodactyla
Classe: Mammalia
Família: Bovidae
Altura: Aproximandamente 80 cm
Alimentação: mato 

Se os novos peões acharem muito difícil cuidar da lhama e resolverem partir para o outro novo morador do curral, cuidado: a suposta doçura dos bichinhos de pele macia acaba por aí. Isso porque, se elas se sentirem intimidadas, podem ser bastante violentas com estranhos. Na hora de tirar o leite desse animal, por exemplo, é bom ficar bem atento para não tomar um belo de um coice.

Siga o iG Gente no Twitter e receba as notícias das celebridades em tempo real

Apesar das novas ‘ameaças’, os animais, a julgar pelass edições passadas, também cumprem muito bem o papel de amigos e confidentes. É só tratar os bichinhos direito.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.