As mudanças visuais (e radicais) que acompanharam as viradas nos roteiros

Norma (Glória Pires) em
TV Globo/João Miguel Júnior
Norma (Glória Pires) em "Insensato Coração"
A atual novela das nove, " Insensato Coração ", está começando a cativar a audiência, depois de um período inicial de marasmo. Reviravoltas estão para acontecer, e uma das mais esperadas é a transformação visual de Norma ( Glória Pires ).

A personagem, que está cumprindo pena na prisão, sairá do cárcere em breve, direto para um casamento de conveniência com Teodoro ( Tarcísio Meira ). Uma vez esposa do milionário, Norma surgirá como uma mulher sofisticada, elegante,  chique - e pronta para a vingança.

Já surgem hipóteses sobre o novo visual de Norma. Uma das possibilidades é que a personagem apareça com o clássico corte de cabelo estilo chanel. Caso isso aconteça, não será a primeira vez que Glória Pires adere ao visual para "transformar" uma personagem.

A mudança já aconteceu em "Vale Tudo" (88/89, atualmente em reprise no Canal Viva). A vilã Maria de Fátima começava a novela com os cabelos compridos, batendo quase na cintura. Após vender a casa da família e deixar a mãe, Raquel ( Regina Duarte ), no meio da rua, Fátima foge para o Rio e adota o corte chanel e roupas sofisticadas e modernas.

Fátima (Glória Pires) e seu corte chanel em
Reprodução
Fátima (Glória Pires) e seu corte chanel em "Vale Tudo"
Na metade da novela, Fátima se casa com o ricaço Afonso (Cássio Gabus Mendes), filho da esnobe Odete Roitman (Beatriz Segall) , e se muda para Paris. Um ano se passa e na volta ela surge com novo penteado, estilo francês, com as pontas viradas para cima. No decorrer da trama, Fátima tem ainda mais dois penteados: liso e reto na altura do ombro, e por fim o famoso corte Cleópatra, com franja curta, que Fátima copiou da rival Solange ( Lídia Brondi ) - que lançou moda no Brasil.

Em "Belíssima", outra personagem de Glória se modificou. A tímida e reprimida Júlia começou a trama de forma discreta, sem se preocupar muito com o visual. Ao se casar com André ( Marcello Antony ) e viajar para Paris, ela retorna com os cabelos aloirados, e vestindo roupas mais coloridas e femininas.

Qual será então o novo visual da ex-presidiária Norma em "Insensato Coração"?



As duas fases de Júlia (Glória Pires) em
TV Globo
As duas fases de Júlia (Glória Pires) em "Belíssima"



Ex-presidiárias e ex-caipiras

Falando em ex-presidiária, a mais famosa representante do gênero nas novelas foi Júlia Matos ( Sônia Braga ), a heroína de "Dancin' Days" (78/79), libertada após 11 anos de cadeia. Com uma imagem humilde, os cabelos presos e maltratados, pálida e sem maquiagem, Júlia era constantemente humilhada pela irmã, a socialite Yolanda Pratini ( Joana Fomm ). Mas, ao ficar noiva de Ubirajara ( Ary Fontoura ), Júlia dá uma virada: viaja para a Europa e reaparece como uma mulher moderna, sofisticada, antenada com as tendências - e se transforma em uma espécie de rainha das discotecas. Ficou famoso também seu penteado com os cabelos molhados, presos num coque, com o detalhe do "pega rapaz".

Ary Fontoura, no papel de um milionário, mudou a vida também de Ana Francisca ( Mariana Ximenes ) em "Chocolate com Pimenta" (03/04). Com suas roupas caipiras, óculos de grau e penteado antiquado, Ana é a chacota do colégio e da cidade inteira. Humilhada por todos, vai embora da região.

Ana Francisca (Mariana Ximenes) em
TV Globo
Ana Francisca (Mariana Ximenes) em "Chocolate com Pimenta": humilde e simplória, sofisticada e fina


Ana casa-se com Ludovico (Ary) e vai para Buenos Aires. Sete anos depois, viúva, retorna à cidade totalmente modificada: recebeu aulas de etiqueta, e apresenta-se com vestidos finos, peles e joias, para espanto de seus antigos inimigos.

Adeptos do Bisturi

As transformações nas novelas não se restringem às personagens femininas. Os homens também apelam para essa estratégia - muitas vezes por motivos escusos. Em "Brega & Chique" (87/88), para escapar da falência, o milionário Herbert Alvaray ( Jorge Dória ) simula a própria morte, se submete a uma cirurgia plástica no rosto e volta na pele de Cláudio Serra ( Raul Cortez ). O personagem mudou tanto que um novo ator teve de assumir o papel.


Adalberto e Marconi (Dalton Vigh) em
TV Globo/Renato Rocha Miranda
Adalberto e Marconi (Dalton Vigh) em "Duas Caras"


Em "Duas Caras" (07/08) o ator permaneceu o mesmo, mas a mudança se deu porque Dalton Vigh , na pele de Adalberto, dava um golpe na ingênua Maria Paula ( Marjorie Estiano ) e roubava a sua fortuna. Para não ser reconhecido, o personagem passa por diversas cirurgias no rosto e adota o nome de Marconi Ferraço, trocando de identidade.

A cirurgia plástica também foi o recurso utilizado por Francisca Moura Imperial ( Eva Wilma ) em "Transas & Caretas" (84). A milionária, no início com look bastante envelhecido, entrou no bisturi, rejuvenescendo vinte anos - e podendo assim controlar a vida dos filhos.

Sutilezas do Tempo

Murilo Benício em
TV Globo
Murilo Benício em "Ti-ti-ti": adereços espanhóis transformavam Ariclenes em Victor Valentim


Algumas transformações são mais sutis, bastando um traje típico. O picareta Ariclenes ( Murilo Benício ) no remake "Ti-ti-ti" (10/11), apenas colocava uma fantasia de toureiro, ou adereços latinos, e transformava-se assim no costureiro espanhol Victor Valentim.

As mudanças que se deram em "O Clone" (01/02) foram mais sutis. Um pulo de 20 anos acontece na trama, mas o tempo quase não passa para os protagonistas Jade ( Giovanna Antonelli ) e Lucas ( Murilo Benício ). Nem mesmo para a mulher de Lucas, Maysa ( Daniela Escobar ), a modificação se restringe a um corte de cabelo. Coisas da tecnologia. Para conferir, basta assistir à novela, atualmente em reprise no "Vale a Pena Ver de Novo", da Globo.

O tempo não foi cruel com Jade (Giovanna Antonelli) em
TV Globo/João Miguel Júnior
O tempo não foi cruel com Jade (Giovanna Antonelli) em "O Clone"

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.