Atriz aceitou encarnar a personagem, que foi vivida pela primeira vez por sua mãe, Lilian Lemmertz, em 1981

Julia Lemmertz aceitou o convite para viver a nona e última Helena na próxima novela de Manoel Carlos
TV Globo
Julia Lemmertz aceitou o convite para viver a nona e última Helena na próxima novela de Manoel Carlos


Julia Lemmertz será a próxima Helena de Manoel Carlos . A atriz aceitou oficialmente o convite feito pelo autor durante o "Domingão do Faustão" do último domingo (18).

De acordo com o novelista, sua próxima trama será também a última de sua carreira - e consequentemente, a última saga de "Helena", protagonista feminina comum nas novelas do autor. Mas ele já havia feito a mesma previsão em 2006, e não cumpriu - "Páginas da Vida" foi ao ar naquele ano, e depois o autor ainda escreveu "Viver a Vida" (2009).

A nova novela de Manoel Carlos deve ir ao ar somente em 2013. Anteriormente, Manoel Carlos havia dito que Lília Cabral seria sua última Helena. Se Julia Lemmertz, que estará com 50 anos na época, de fato encarnar a personagem, estará fechando um ciclo iniciado por sua mãe - Lilian Lemmertz foi a primeira Helena de Manoel Carlos, em "Baila Comigo" (1981).

Relembre a seguir as oito Helenas que marcaram as novelas do autor

Lilian Lemmertz foi a primeira Helena, em
Reprodução
Lilian Lemmertz foi a primeira Helena, em "Baila Comigo" (1981, ao lado de Raul Cortez)

Lilian Lemmertz em "Baila Comigo" (1981)
Lilian (1937-1986) tinha 44 anos quando viveu Helena, mãe dos gêmeos Quinzinho e João Vitor ( Tony Ramos ). O pai dos rapazes era Quim ( Raul Cortez ), homem casado, com quem Helena tivera um caso. Após o parto, ele parte para Portugal com a esposa e o filho João Vitor. Helena fica com Quinzinho e se casa com o médico Plínio ( Fernando Torres ). Anos depois, a verdade virá à tona e os gêmeos vão se encontrar.

Maitê Proença estrelou
Reprodução
Maitê Proença estrelou "Felicidade" em 1991

Maitê Proença em "Felicidade" (1991)
Lídia Brondi foi sondada para ser Helena, mas o papel ficou com Maitê Proença , que estava com 33 anos quando estrelou esta singela novela das 18h. Seu drama: ela tinha uma filha com seu grande amor, Álvaro (Tony Ramos), mas ele se casa com a desequilibrada e mimada Débora ( Vivianne Pasmanter ).

José Mayer e Regina Duarte em
Reprodução
José Mayer e Regina Duarte em "História de Amor" (1995)

Regina Duarte em "História de Amor" (1995)
Novamente às 18h. Aos 48 anos, Regina viveu Helena, às voltas com a complicada filha Joyce ( Carla Marins ). Helena também disputava o amor do médico Carlos ( José Mayer ) com as vilãs Paula ( Carolina Ferraz ) e Sheila (Lília Cabral). Inicialmente, Joyce e Helena disputariam o amor de Carlos.

Regina Duarte e Gabriela Duarte: mãe e filha em
Reprodução
Regina Duarte e Gabriela Duarte: mãe e filha em "Por Amor" (1997)

Regina Duarte em "Por Amor" (1997)
Desta vez às 20h, Regina, aos 50 anos, voltava a ser Helena. Helena dava à luz um filho, no mesmo dia em que sua filha, Eduarda ( Gabriela Duarte ) também dava à luz. Mas o filho de Eduarda nasceu morto. Helena então pratica seu "crime": troca os bebês na maternidade. A verdade será descoberta e Helena, condenada por todos.

Edu (Reynaldo Gianecchini) e Helena (Vera Fischer) em
TV Globo
Edu (Reynaldo Gianecchini) e Helena (Vera Fischer) em "Laços de Família" (2000)

Vera Fischer em "Laços de Família" (2000)
O autor retomava aqui o tema que não pôde desenvolver às 18h em "História de Amor": mãe e filha apaixonadas pelo mesmo homem. Aos 48 anos, Vera foi Helena, que namora Edu ( Reynaldo Gianecchini ), mas abre mão dele, porque sua filha Camila ( Carolina Dieckmann ) está apaixonada pelo rapaz. E mais: quando Camila descobre ter leucemia, Helena decide engravidar de Pedro (José Mayer), pai de Camila, para gerar um bebê doador de medula que salve a vida de Camila.

Christiane Torloni foi Helena em
TV Globo
Christiane Torloni foi Helena em "Mulheres Apaixonadas"

Christiane Torloni em "Mulheres Apaixonadas" (2003)
A atriz tinha 46 anos quando foi esta Helena, diretora de um colégio, casada com o músico adúltero Téo (Tony Ramos). Helena se envolve então com César (José Mayer), um antigo amor, e tem de lidar com os problemas de suas irmãs, Heloísa ( Giulia Gam ) e Hilda ( Maria Padilha ).

Em
TV Globo
Em "Páginas da Vida", Helena adota uma menina com Síndrome de Down (interpretada por Joana Mocarzel)

Regina Duarte em "Páginas da Vida" (2006)
Aos 59 anos, Regina encarnou sua terceira Helena. A personagem adota uma menina portadora da Síndrome de Down, e luta na justiça pela guarda da criança, quando o pai biológico tenta recuperar a posse da filha.

Taís Araújo viveu a mais recente Helena, em
TV Globo
Taís Araújo viveu a mais recente Helena, em "Viver a Vida" (2009)

Taís Araújo em "Viver a Vida" (2009)
Taís Araújo foi a primeira Helena negra, além de ser a atriz mais jovem a viver a personagem: 31 anos. Aqui, Helena era uma modelo famosa, que se sente culpada pelo acidente que deixou Luciana ( Alinne Moraes ) paraplégica. Além disso, ela se casa com Marcos (José Mayer), mas é traída por ele. Vale lembrar que a mais recente Helena teve também pouca repercussão junto ao público. Resta esperar a performance de Julia Lemmertz em 2013.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.