Diego Bresani diz que fotos de Juliano Cazarré foram inspiradas na obra de artista nova-iorquino e que não vai tirá-las de seu blog

Fotos do ator Juliano Cazarré divulgadas na internet têm causado polêmica. Feitas pelo brasiliense Diego Bresani , as imagens mostram o Ismael da novela “ Insensato Coração ” com o órgão genital à mostra . Rapidamente, com a velocidade que a internet proporciona, as fotos foram parar em sites pornôs. Uma delas mostra Juliano Cazarré vestido, segurando um guarda-chuva e um regador, mas com o pênis fora da calça.

Foto de Juliano Cazarré feita por Diego Bresani
Diego Bresani
Foto de Juliano Cazarré feita por Diego Bresani
A reportagem do iG entrou em contato com o fotógrafo para entender o contexto do ensaio publicado no blog de Bresani. Formado em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília e com curso no International Center of Photography, em Nova York, Bresani esclareceu que as imagens foram inspiradas na obra do fotógrafo norte-americano Robert Mapplethorpe .

“Eu e o Juliano sempre tivemos uma relação tranquila com o corpo. Nunca tivemos problemas com isso”, disse Bresani, ao iG .

A seguir, leia os esclarecimentos dados por Bresani:

iG: Você e o Juliano se conhecem há quanto tempo?
Diego Bresani: Somos amigos desde a infância e fizemos o mesmo curso de artes cênicas. Lá conhecemos uma figura central para a gente que é o Hugo Rodas. Esse diretor de teatro trabalha bastante com a questão da sexualidade e da sensualidade. Ele segue uma linha semelhante à do José Celso Martinez (diretor e autor teatral), de quem é muito amigo, por sinal. Ele deu uma influenciada boa em mim e no Juliano. Costumamos dizer que nossa escola é ‘hugorodiana’.

iG: Como surgiu a ideia de fazer o ensaio fotográfico?
Diego Bresani: Eu e o Juliano sempre tivemos uma relação tranquila com o corpo. Nunca tivemos problemas com isso. Quando o Juliano me ligou para eu fotografá-lo, me disse que queria um material fotográfico como ator. Mas também fizemos uma foto inspirada em imagem do fotógrafo nova-iorquino Robert Mapplethorpe, em que um homem usa um terno com o pênis para fora. Essa foto é muito conhecida.

iG: Tem alguma mensagem contida nas fotos?
Diego Bresani: Eu e o Juliano conversamos e concluímos que tem valor. Qual é a coisa mais estúpida que você pode fazer com o pênis para fora? É algo meio palhaço, a nossa formação teatral lida com isso e nos sentimos à vontade para fazer.

iG: Por que em uma das fotos do ensaio foram usados um guarda-chuva e um regador?
Diego Bresani: Pedi para o Juliano trazer objetos interessantes, que ele gostasse. Ele levou o guarda-chuva da mãe e um regador que tinha na casa dele. São objetos que fazem sentido para a pessoa que está sendo fotografada e de alguma forma ela é registrada ao lado deles.

Diego Bresani
"As fotos estão no meu blog para quem quiser ver", diz Bresani
iG: Essa repercussão em torno das fotos te assustou?
Diego Bresani: Quando a história estourou, começaram a me ligar, mas disse que só ia falar após conversar com o Juliano. Dei uma ligada para ele, mas não conseguimos nos falar porque estava tendo gravação da novela. Enquanto esperava o retorno, comecei a ver as fotos em vários lugares. Eu achei isso estranho porque estavam tirando as imagens do contexto para colocar em sites pornôs.

iG: Algo mais te incomodou?
Diego Bresani: As pessoas me ligavam e perguntavam coisas absurdas. Se o pênis era de verdade ou se eu tinha usado photoshop. Como se isso tivesse alguma relevância.

iG: Você pensou em tirar as imagens do seu blog?
Diego Bresani: Conversei com o Juliano, mas ele disse para não fazer isso senão a gente ia tirá-las do único lugar onde elas fazem sentido. Teve uma coisa que me incomodou muito. Escreveram que as fotos tinham vazado na internet e não foi isso o que aconteceu. Elas não vazaram. Estão no meu blog para quem quiser ver.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.