Confira o Top Ten das "outras", que se envolveram com homens casados na ficção da TV

Não são apenas os homens que costumam ter casos com mulheres casadas. O contrário também acontece, e o mundo das novelas nunca deixou de lado esse tema. Neste Dia do Amante, vale a pena lembrar essas mulheres, que não tiveram medo de receber o temido rótulo de "a outra".

Amin (Tato Gabus) se irrita com sua amante Sílvia (Bel Kutner) em
Reprodução
Amin (Tato Gabus) se irrita com sua amante Sílvia (Bel Kutner) em "O Astro"

1 - Sílvia (Bel Kutner) em "O Astro" (2011)

No ar na novela das 23h, Sílvia é uma transtornada funcionária do grupo Hayalla, que não desiste de ter um caso com Amin ( Tato Gabus ). Mesmo depois que o caso foi descoberto pela mulher dele, Jamile ( Carolina Kasting ), Sílvia insiste e já tentou até o suicídio para chamar a atenção de Amin.

A Viúva Porcina (Regina Duarte), em
Divulgação/Viva
A Viúva Porcina (Regina Duarte), em "Roque Santeiro"

2 - Porcina (Regina Duarte) em "Roque Santeiro" (1985)

Também no ar, em reprise pelo Canal Viva, a Viúva Porcina, amante de Sinhozinho Malta ( Lima Duarte ) desde que ele era casado. Com a morte da esposa do boiadeiro, Porcina pôde assumir seu romance. Mas no fundo, continua vivendo uma vida de amante.

Dora (Giovanna Antonelli) encara Marcos (José Mayer) em
TV Globo
Dora (Giovanna Antonelli) encara Marcos (José Mayer) em "Viver a Vida"

3 - Dora (Giovanna Antonelli) em "Viver a Vida" (2009)

Dora se entregou em um romance com Marcos ( José Mayer ), casado com a protagonista Helena ( Taís Araújo ). Esta acabou descobrindo o caso dos dois. Detalhe: Dora era babá do filho de Helena. A heroína deu uma surra na rival e também bateu no marido.

Sílvia (Débora Bloch) nem desconfiava que Yvone (Letícia Sabatella) era amante de seu marido
TV Globo
Sílvia (Débora Bloch) nem desconfiava que Yvone (Letícia Sabatella) era amante de seu marido

4 - Yvone (Letícia Sabatella) em "Caminho das Índias" (2009)

Com requintes de psicopata, Yvone passou a novela inteira tendo um caso com Raul ( Alexandre Borges ), sem que isso abalasse sua amizade com a mulher dele, Sílvia ( Débora Bloch ). Somente na fase final, Sílvia descobriu tudo - e também deu uma surra na "outra".

Lurdinha (Cléo Pires) conseguiu fisgar Glauco (Edson Celulari), em
TV Globo
Lurdinha (Cléo Pires) conseguiu fisgar Glauco (Edson Celulari), em "América"

5 - Lurdinha (Cléo Pires) em "América" (2005)

A ninfeta seduziu o casado Glauco ( Edson Celulari ), e conseguiu separá-lo da esposa, Haydée ( Christiane Torloni ). O final foi feliz: Glauco e Lurdinha se casaram.

Maria Clara (Malu Mader) era amante de Fernando (Marcos Palmeira) em
TV Globo
Maria Clara (Malu Mader) era amante de Fernando (Marcos Palmeira) em "Celebridade"

6 - Maria Clara (Malu Mader) em "Celebridade" (2003)

A protagonista se envolveu com Fernando ( Marcos Palmeira ), sem saber que ele era casado. Mesmo após a descoberta, continuou ao lado dele. Com a separação entre Fernando e Beatriz ( Deborah Evelyn ), Maria Clara pôde, enfim, ficar de vez com o amado.

Glória (Betty Faria) se envolveu com o Major Dornelles (José de Abreu): ele era casado
Divulgação/Viva
Glória (Betty Faria) se envolveu com o Major Dornelles (José de Abreu): ele era casado

7 - Glória (Betty Faria) em "Anos Dourados" (1986)

Também de Gilberto Braga, a minissérie tinha alguma semelhança com a história de Maria Clara. Aqui, a desquitada Glória ( Betty Faria ) se apaixona pelo Major Dornelles ( José de Abreu ), ignorando o fato dele ser casado. Ela descobre, mas continua se encontrando com o amante. Ao final, ele se separa da mulher, Beatriz ( Nívea Maria ), e vai viver com Glória.

Ana (Susana Vieira), amante de Marcelo (José Wilker) em
Reprodução
Ana (Susana Vieira), amante de Marcelo (José Wilker) em "A Próxima Vítima"

8 - Ana (Susana Vieira) em "A Próxima Vítima" (1995)

A simplória dona de uma pizzaria tinha uma família com Marcelo ( José Wilker ) - incluindo três filhos. Mas Marcelo era casado oficialmente com Francesca ( Tereza Rachel ), com quem vivia, e visitava Ana e os filhos esporadicamente. Ao final, Marcelo assumiu sua família e foi viver com Ana e a prole.

9 - Carol (Luíza Tomé) em "Tieta" (1989)

Carol era sustentada pelo comerciante casado Modesto Pires ( Armando Bógus ), o que lhe valia o apelido de "teúda e manteúda" na cidadezinha de Mangue Seco. Mas ela se cansou do amante controlador, e terminou a novela ao lado de Osnar ( José Mayer ).

10 - Amantes de Cassiano Gabus Mendes

O grande novelista Cassiano Gabus Mendes adorava criar amantes inesquecíveis. E elas sempre tinham apelidos insólitos. Em "Elas por Elas" (1982), Sandra Bréa era Wanda, amante de um homem casado. Ele morre, e a viúva contrata o detetive Mário Fofoca ( Luiz Gustavo ), irmão de Wanda, para descobrir a identidade da "outra". A única pista: o morto costumava chamar sua amante pelo apelido de "Patinha".

Em "Brega & Chique" (1987), o milionário Herbert ( Jorge Dória ) tinha duas esposas e duas famílias diferentes. Não satisfeito, tinha ainda uma amante: Zilda ( Nívea Maria ), apelidada de "Alfa 3".

Diante dessa galeria marcante, vale a pena esperar pelas próximas "outras" que continuarão surgindo no universo das telenovelas. Quem será a próxima?

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.