"Bananas", "panacas", "babacas"; relembre os personagens dominados ou enganados pelas esposas na TV

René Velmont (Dalton Vigh), o atual representante dos maridos
TV Globo
René Velmont (Dalton Vigh), o atual representante dos maridos "bananas", em "Fina Estampa"


A atual novela das 21h da Globo, "Fina Estampa" , tem como foco central o duelo entre Griselda ( Lília Cabral ) e Tereza Cristina ( Christiane Torloni ). No meio das duas, existe um personagem importante, mas que não tem a mesma potência das mulheres: René ( Dalton Vigh ).

Leia também: Retrospectiva 2011: o ano das periguetes nas novelas

René é mais um representante de um tipo bastante comum na vida real, e mais ainda nas novelas: o "marido banana", que adota uma postura pacata, muitas vezes submissa, e que acaba sendo dominado ou mesmo enganado pela esposa.

Uma das raras ocasiões em que René enfrentou Tereza (Christiane Torloni)
TV Globo
Uma das raras ocasiões em que René enfrentou Tereza (Christiane Torloni)

No caso de René, ele vive colocando panos quentes nos atritos entre Griselda e Tereza. E mesmo depois de iniciar um romance com Griselda, ainda teme a reação da mulher.

Enquanto a novela das 21h conta com René, a novela das 19h traz o divertido Bob Falcão ( Sandro Christopher ). Em "Aquele Beijo" , ele tenta fazer sucesso com shows onde interpreta covers de Elvis Presley . O ingênuo cantor vive sendo trapaceado pela esposa ( Elizângela ), que costuma se agarrar com o vizinho Felizardo ( Diogo Vilela ).

Bob Falcão (Sandro Christopher) com a filha Belezinha (Bruna Marquezine) em
TV Globo
Bob Falcão (Sandro Christopher) com a filha Belezinha (Bruna Marquezine) em "Aquele Beijo"

Os "chifrudos"

Maridos traídos pelas esposas, aliás, sempre foram frequentes nas novelas. Em "Caminho das Índias" (2009), Norminha ( Dira Paes ) era a periguete do bairro e gostava de provocar os homens da vizinhança, exibindo-se em roupas justas e insinuantes. Enquanto isso, o marido Abel ( Anderson Müller ) nada percebia.

Leia também: Relembre os amantes que marcaram as telenovelas

Relembre as amantes das telenovelas

Norminha (Dira Paes) e Abel (Anderson Müller) em
TV Globo
Norminha (Dira Paes) e Abel (Anderson Müller) em "Caminho das Índias"

Na recente "Insensato Coração" (2011), o marido abnegado era Júlio ( Marcelo Valle ). Apesar de todas as trapaças e dissimulações da esposa. Eunice ( Deborah Evelyn ), ele sempre perdoava a mulher e lhe dava uma nova chance. Na reta final, depois de Eunice praticar novos golpes e ainda manter um caso com o marginal Ismael ( Juliano Cazarré ), Júlio finalmente acordou.

Eunice (Deborah Evelyn) e Júlio (Marcelo Valle) em
TV Globo
Eunice (Deborah Evelyn) e Júlio (Marcelo Valle) em "Insensato Coração"

Problemas psicológicos

Muitas vezes, os maridos bananas da ficção são sufocados pela personalidade forte de suas esposas, ao mesmo tempo que se deparam com problemas de saúde - causados por questões psicológicas. Orestes ( Paulo José ), de "Por Amor" (1997), era um alcoólatra que vivia uma relação conflituosa com a esposa, Lídia ( Regina Braga ). Lídia era intolerante e não conseguia perdoar as fraquezas do marido.

Em "Laços de Família" (2000), também do autor Manoel Carlos , uma situação parecida aconteceu, mas desta vez de forma bem humorada. Viriato ( Zé Victor Castiel ) começa a sofrer de impotência sexual e fica desesperado ao não conseguir agradar à mulher Ivete ( Soraya Ravenle ). A exuberante Ivete passa então a criar fantasias sexuais para ajudar o marido.

Dorival (Ary França) e Pink (Cristina Mutarelli) em
TV Globo
Dorival (Ary França) e Pink (Cristina Mutarelli) em "Morde e Assopra"

Também sob viés cômico, "Morde e Assopra" mostrou um casal divertido. Dorival ( Ary França ) fazia as vontades da mulher, Pink ( Cristina Mutarelli ). A explosiva perua conseguia tudo através do marido - e chegou a obrigá-lo a se internar junto com ela em um spa, já que a mulher desejava emagrecer.

Esposas ambiciosas

Outro tipo de marido submisso é o que sofre as investidas da esposa ambiciosa. Em "O Astro", um dos irmãos Hayalla era assim: Youssef ( José Rubens Chachá ) era desprezado pelos irmãos, que o consideravam um frouxo e incompetente para os negócios. No ambiente doméstico, Youssef era comandado pela esposa Nádia ( Vera Zimmermann ), que manipulava o marido com o objetivo de que ele se tornasse o presidente do grupo Hayalla.

O paspalho Youssef (José Rubens Chachá), de
TV Globo
O paspalho Youssef (José Rubens Chachá), de "O Astro"


Em "Passione" (2010), o protagonista Totó ( Tony Ramos ) era o "panaca" da vez. O italiano simplório se casou com Clara ( Mariana Ximenes ), que só queria roubar a fortuna do marido. Mesmo depois de descobrir as intenções da moça, Totó perdoou e continuou apaixonado por Clara. Somente na etapa final da trama, Totó concluiu que Clara não tinha conserto - ele precisou sofrer uma tentativa de homicídio praticada por ela para perceber o óbvio.

Clara (Mariana Ximenes) e Totó (Tony Ramos) em
TV Globo
Clara (Mariana Ximenes) e Totó (Tony Ramos) em "Passione"

Especialistas em maridos bananas

Alguns atores acabam se especializando em interpretar tais maridos. Daniel Dantas encarnou esse estilo em "O Dono do Mundo" (1991) e "Anjo Mau" (1997) - em ambas, casado com Maria Padilha . Nos dois casos, a esposa era uma perua fútil e problemática - em "O Dono do Mundo", ela era também ambiciosa e perversa -, e o marido, um tipo pacato e iludido.

Dona Pombinha (Eloísa Mafalda) comanda Florindo Abelha (Ary Fontoura) em
Divulgação/Canal Viva
Dona Pombinha (Eloísa Mafalda) comanda Florindo Abelha (Ary Fontoura) em "Roque Santeiro"

Ary Fontoura também é especialista no assunto. Em "Dancin' Days" (1978), que acaba de ser lançada em DVD , viveu Ubirajara, um sujeito apaixonado por Júlia Mattos ( Sônia Braga ). Ao ficar noivo dela, passa a ser explorado financeiramente pela protagonista. Em "Guerra dos Sexos" (1983), o ator encarnou Dinorah, marido molóide da italiana dominadora Nieta ( Yara Amaral ). E em "Roque Santeiro" (1985), no ar em reprise no Canal Viva , Ary vive o prefeito Florindo Abelha, sempre pressionado pela esposa, a beata Dona Pombinha ( Eloísa Mafalda ).

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=gente%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1597413219571 &_c_=MiGComponente_C

Marcos Caruso também contabiliza alguns personagens do gênero. Em "Viver a Vida" (2006), ele era Alex, marido da monstruosa Marta (Lília Cabral). Apesar de iniciar a trama dominado pela esposa, ao longo da história Alex se modifica e passa a enfrentar a megera. Já em "As Três Irmãs" (2008), o ator viveu Alcides, casado com a vilã Violeta ( Vera Holtz ). Também nessa trama, o marido se rebela e começa a duelar contra as atrocidades cometidas pela mulher. É a revolta dos maridos "bananas" das novelas. Resta saber se os atuais Bob Falcão e René Velmont também darão o grito de independência.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.