Isabelle Drummond, Bruna Marquesine e Sérgio Malheiros cresceram diante das câmeras; relembre outros que atuam desde a infância

Taís Araújo e Sérgio Malheiros: reencontro em
TV Globo
Taís Araújo e Sérgio Malheiros: reencontro em "Cheias de Charme", oito anos depois de "Da Cor do Pecado"


A novela "Cheias de Charme" é a nova atração das 19h da Globo e estreia nesta segunda (16) trazendo algumas surpresas no elenco. Entre elas, a presença de Sérgio Malheiros . O ator de 19 anos volta à emissora após seis anos atuando na TV Record. E sua volta marca o reencontro com Taís Araújo .

Conheça as protagonistas de "Cheias de Charme"

Em 2004, aos 11 anos, Sérgio viveu Raí, filho de Preta (Taís Araújo) em "Da Cor do Pecado". Em "Cheias de Charme", ele será o grafiteiro Niltinho e contracenará novamente com a atriz.

Em
Reprodução
Em "Da Cor do Pecado", Taís e Sérgio viveram mãe e filho

A trajetória de Sérgio Malheiros já se tornou comum na TV: atores e atrizes que se iniciam na carreira ainda crianças, e crescem diante das câmeras. Ainda em "Cheias de Charme", Isabelle Drummond é outro exemplo desse filão.

Isabelle Drummond: Emília na infância, protagonista de
Reprodução/TV Globo
Isabelle Drummond: Emília na infância, protagonista de "Cheias de Charme" em 2012

Entre 2001 e 2006, dos 7 aos 12 anos, Isabelle viveu a boneca Emília na nova versão do "Sítio do Picapau Amarelo". Depois, foi buscando personagens adolescentes, e chega agora à sua primeira protagonista: a também doméstica Maria Aparecida.

Jonatas Faro aos 13 anos em
Reprodução/TV Globo
Jonatas Faro aos 13 anos em "Um Anjo Caiu do Céu" (2001), e em "Cheias de Charme"

"Cheias de Charme" tem ainda a presença de Jonatas Faro , mais um exemplo de ex-ator mirim. Ele estreou na Globo em 2001, aos 13 anos, em "Um Anjo Caiu do Céu". Após atuar em "Marisol" (2002, no SBT), Jonatas sumiu durante cinco anos. Retornou em 2007, em "Malhação". De lá para cá, consagrou-se na profissão. Mas vale lembrar que antes de estrear na Globo, ele esteve em um verdadeiro celeiro de atores mirins: "Chiquititas", do SBT.

Leia também: Jonatas Faro: "Ser vilão é mais divertido"

"Chiquititas" foi uma versão brasileira de uma novela originalmente argentina. Ficou no ar entre 1997 e 2001 e revelou diversos atores mirins, que hoje são profissionais adultos. Bruno Gagliasso , Débora Falabella e os irmãos Sthefany Brito e Kayky Brito são alguns deles. E a protagonista de "Chiquititas" era Fernanda Souza .

Fernanda Souza na fase
Reprodução/TV Globo
Fernanda Souza na fase "Chiquititas", e em "Aquele Beijo", seu mais recente trabalho

Com o sucesso de "Chiquititas", Fernanda foi para a Globo, onde estreou em 1999. Vieram inúmeras novelas, como "Alma Gêmea" (2005), onde ela viveu a caipira Mirna, seu maior sucesso. Hoje celebridade nacional, Fernanda acaba de atuar em "Aquele Beijo".

"Aquele Beijo" também contou com outra ex-atriz mirim: Bruna Marquesine . A garota chamou atenção na novela "Mulheres Apaixonadas" (2003), quando tinha 8 anos. Interpretando Salete, a menina sofredora que comoveu o público, Bruna marcou presença. Seguiram-se novelas, séries, seriados, participações. Aos 16 anos, acaba de interpretar Belezinha em "Aquele Beijo", sua primeira personagem mais adulta - com direito a certa aura sensual.

Bruna Marquesine como Salete em
Reprodução/TV Globo
Bruna Marquesine como Salete em "Mulheres Apaixonadas" (2003), e como a Belezinha de "Aquele Beijo"

A sensualidade também é uma marca de Deborah Secco . A atriz de 32 anos começou a carreira em 1990. Desempenhou diversos papéis mirins, depois migrou para o universo adolescente e finalmente desembarcou no mundo adulto. O divisor de águas foi a novela "Suave Veneno", de 1999. A partir dali, a imagem de sex symbol nunca mais abandonou Deborah.

Leia também: "Não sou uma mulher bonita", diz Deborah Secco


Deborah Secco aos 13 anos em
Divulgação/TV Globo
Deborah Secco aos 13 anos em "Contos de Verão", e atualmente aos 32, em "Louco por Elas"

Seguiram-se dois ensaios para a revista "Playboy", e inúmeras personagens sensuais - o auge aconteceu no cinema, onde Deborah viveu "Bruna Surfistinha" no filme de 2011.

Fernanda Rodrigues , dona de um rosto angelical, sempre esteve no extremo oposto. A menina loura de olhos azuis que estreou em "Vamp" (1991) aos 12 anos permanece encarnando garotas adultas bondosas, honestas e românticas - como a recente Jose, no remake de "O Astro" (2011).

Fernanda Rodrigues em
Divulgação/TV Globo
Fernanda Rodrigues em "Vamp" (1991) e em "O Astro" (2011), como Jose

As novelas "Vamp" e "Top Model" (1989), por sinal, exibiram elencos infantis abundantes. Mas poucos integrantes mirins dessas tramas conseguiram manter a carreira na fase adulta.

De "Top Model", ficaram Gabriela Duarte e Marcelo Faria . De "Vamp", além de Fernanda Rodrigues, continua na ativa André Gonçalves .

A passagem para a vida adulta é sempre difícil. E no caso dos atores mirins, a transição é ainda mais dramática - pois está em jogo continuar ou não com a carreira artística. Poucas são as crianças que conseguem crescer e se manter sob os holofotes. No universo da TV brasileira, os exemplos mais bem sucedidos continuam sendo Selton Mello e Gloria Pires .

Selton Mello em 1984, como filho de Antônio Fagundes e Débora Duarte em
Reprodução / TV Globo
Selton Mello em 1984, como filho de Antônio Fagundes e Débora Duarte em "Corpo a Corpo", e na fase atual

Selton Mello estreou na TV em 1980, aos oito anos. Passou toda a década de 1980 em frente às câmeras. Hoje está também atrás delas - tornou-se diretor de cinema, além de continuar atuando.

Gloria Pires, nascida em 1963, estreou aos cinco anos, na novela "A Pequena Orfã" (1968), da TV Excelsior. Ainda criança, esteve em várias produções, até se consagrar em "Dancin' Days" (1978). Vieram grandes sucessos como Maria de Fátima em "Vale Tudo" (1988), as gêmeas Ruth e Raquel em "Mulheres de Areia" (1993) e Júlia em "Belíssima" (2005). Aos 48 anos, continua sendo uma das principais atrizes da TV Globo . Uma carreira que já contabiliza quase 45 anos, e que deve seguir por muito tempo.

Glória Pires como Marisa em
Reprodução / TV Globo
Glória Pires como Marisa em "Dancin' Days" (1978) e na pele de Ruth em "Mulheres de Areia" (1993)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.