Conheça os personagens da trama que estreia nesta segunda-feira (11) na Globo

Escrita por Thelma Guedes e Duca Rachid , "Cordel Encantado" mostra o romance entre dois jovens de mundos bem diferentes: das lendas heróicas do sertão nordestino e da realeza europeia. Apresentada na forma da literatura popular de cordel, a história também é recheada de muita emoção e aventura, com direito a uma caça a um tesouro perdido.

A nova trama global estreia nesta segunda-feira (11), com direção de núcleo de Ricardo Waddington , direção-geral de Amora Mautner e direção de Gustavo Fernandez , Natália Grimberg e Thiago Teitelroit .

Confira a seguir os personagens principais da novela.

Bianca Bin será a cabocla Açucena Bezerra, a verdadeira princesa Aurora Catarina Ávila de Seráfia
Tv Globo
Bianca Bin será a cabocla Açucena Bezerra, a verdadeira princesa Aurora Catarina Ávila de Seráfia
Açucena Bezerra / princesa Aurora Catarina Ávila de Seráfia ( Bianca Bin

Açucena é uma cabocla brejeira criada por lavradores no Nordeste do Brasil, sem saber que é a tão procurada princesa Aurora Catarina Ávila de Seráfia, do mítico reino de Seráfia do Norte. Criada no sertão por Euzébio ( Enrique Diaz ) e Virtuosa ( Ana Cecília Costa ), é filha do rei Augusto ( Carmo Dalla Vecchia ) e da falecida rainha Cristina ( Alinne Moraes ), reis de Seráfia do Norte. É irmã de criação de Cícero ( Miguel Rômulo ), um dos amigos de Jesuíno ( Cauã Reymond ), por quem é apaixonada. Timóteo ( Bruno Gagliasso ), que também cobiça a cabocla, fará de tudo para não perdê-la. Sem saber, desde criança, já é prometida ao príncipe Felipe ( Jayme Matarazzo ), do reino da Seráfia do Sul.


Cauã Reymond será Jesuíno Araújo
Tv Globo
Cauã Reymond será Jesuíno Araújo
Jesuíno Araújo ( Cauã Reymond )

Filho do capitão Herculano ( Domingos Montagner ), o mais temido dos cangaceiros,
e de Benvinda ( Claudia Ohana ), mora na fazenda do coronel Januário ( Reginaldo Faria ). Deixado na fazenda pelo pai quando pequeno, não sabe sobre o destino que lhe é reservado: ingressar no cangaço para uma vida de violência, dor e sofrimento. Noivo de Açucena ( Bianca Bin ), tem como seu grande inimigo Timóteo Cabral ( Bruno Gagliasso ), filho de Januário, que tentará separar o casal. Dora ( Nathalia Dill ), acompanhante do príncipe Felipe ( Jayme Matarazzo ), prometido a Açucena, se apaixonará por ele.

Bruno Gagliasso será Timóteo Cabral
Tv Globo
Bruno Gagliasso será Timóteo Cabral
Timóteo Cabral ( Bruno Gagliasso )

Cruel e autoritário, assume a fazenda do pai, o coronel Januário Cabral ( Reginaldo Faria ), que morre. Filho de Angélica ( Beth Berardo ), também falecida, tem uma irmã, Antônia ( Luiza Valdetaro ). Ameaça a vida dos pobres sertanejos da região. Seu grande alvo é Açucena ( Bianca Bin ), que não se rende às suas investidas. Fará de tudo para prejudicar Jesuíno ( Cauã Reymond ) e impedi-lo de ficar com a noiva.

Nathalia Dill será Dora
Tv Globo
Nathalia Dill será Dora
Dora ( Nathalia Dill )

É filha do prefeito de Brogodó, Patácio Peixoto ( Marcos Caruso ), e de dona Ternurinha ( Zezé Polessa ). É acompanhante do príncipe Felipe ( Jayme Matarazzo ), prometido a Açucena ( Bianca Bin ), noiva de Jesuíno ( Cauã Reymond ), por quem se apaixonará.

Luiza Valdetaro será Antônia
Tv Globo
Luiza Valdetaro será Antônia
Antônia ( Luiza Valdetaro )

Recatada, é a filha mais nova do coronel Januário ( Reginaldo Faria ) e de Angélica ( Beth Berardo ), ambos falecidos. É irmã de Timóteo Cabral ( Bruno Gagliasso ). Tem uma legião de admiradores. É casada com o delegado Batoré ( Osmar Prado ) mas é apaixonada pelo Infante Dom Inácio ( Maurício Destri ), irmão mais novo de Felipe ( Jayme Matarazzo ), prometido a Açucena ( Bianca Bin ), que é assediada por seu irmão. Cícero Bezerra ( Miguel Rômulo ), irmão de Açucena, também é apaixonado por ela desde criança.

Reginaldo Faria será o Coronel Januário Cabral
Tv Globo
Reginaldo Faria será o Coronel Januário Cabral
Coronel Januário Cabral ( Reginaldo Faria )

Participação especial, é o dono da fazenda Morro Branco e o maior latifundiário da região. Fará de Jesuíno ( Cauã Reymond ) seu braço direito depois que a família do cangaceiro Herculano ( Domingos Montagner ) passar a morar na fazenda. Ao morrer, deixará seu legado para o filho Timóteo ( Bruno Gagliasso ).

Claudia Ohana será Siá Benvinda
Tv Globo
Claudia Ohana será Siá Benvinda
Siá Benvinda ( Claudia Ohana )

Casou-se com Herculano ( Domingos Montagner ), o mais temido cangaceiro, pensando ser um herói. Tiveram Jesuíno ( Cauã Reymond ), que não sabe sobre o paradeiro do pai, a pedido da mãe, que o protege para não se tornar um cangaceiro. Mora com o filho na fazenda do coronel Januário ( Reginaldo Faria ) e de Angélica ( Beth Berard o ), ambos falecidos.

Domingos Montagner é Herculano
Divulgação/TV Globo
Domingos Montagner é Herculano
Herculano ( Domingos Montagner )

O cangaceiro mais famoso do sertão de Brogodó é um verdadeiro mito. Temido e respeitado, nunca desistiu da idéia de resgatar o filho Jesuíno ( Cauã Reymond ) e introduzi-lo no cangaço. Não se conforma com a rejeição do filho, mas logo se verá lutando ao lado de Jesuíno a favor dos desfavorecidos da região.

Carmo Dalla Vecchia é o Rei Augusto
Tv Globo
Carmo Dalla Vecchia é o Rei Augusto

Rei Augusto ( Carmo Dalla Vecchia )

Rei de Seráfia do Norte, foi casado com a rainha Cristina ( Alinne Moraes ), falecida, com quem teve a princesa Aurora Catarina Ávila de Seráfia ( Bianca Bin ), desaparecida do reino e conhecida como Açucena. Antes do rei de Seráfia do Sul, Teobaldo ( Thiago Lacerda ), morrer, fez um pacto com ele de que seus primogênitos Aurora ( Bianca Bin ) e Felipe ( Jayme Matarazzo ) se casem, unificando e trazendo paz aos dois reinos.

É irmão de Petrus ( Felipe Camargo ). Cesária ( Lucy Ramos ), melhor cozinheira da cidade, tem uma queda por ele.

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=gente%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1300034221857&_c_=MiGComponente_C Rainha Cristina ( Alinne Moraes )

Participação especial, a linda e educada plebéia Cristina encantou Augusto ( Carmo Dalla Vecchia ) e tornou-se rainha de Seráfia Norte, para ódio de Úrsula ( Debora Bloch ), noiva de Augusto na época. Com a única filha, a princesa Aurora ( Bianca Bin ), Cristina será vítima da vingança da duquesa, que nunca se conformou por ter sido trocada.

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=gente%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1300034224972&_c_=MiGComponente_C Rei Teobaldo ( Thiago Lacerda )

Participação especial, é o rei de Seráfia do Sul, marido de Helena ( Mariana Lima ) e pai de Felipe ( Jayme Matarazzo ) e Inácio ( Maurício Destri ) . Morre em uma batalha contra Seráfia do Norte mas, antes, firma um acordo de paz com o rei Augusto ( Carmo Dalla Vecchia ). Pelo acerto, seu filho Felipe ( Jayme Matarazzo ) deve se casar com a princesa Aurora ( Bianca Bin ).

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=gente%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1300034233342&_c_=MiGComponente_C Duquesa Úrsula ( Debora Bloch )

É a grande vilã de Seráfia do Norte. Amante de Nicolau ( Luiz Fernando Guimarães ), se livra do marido Petrus ( Felipe Camargo ), irmão mais novo do rei Augusto ( Carmo Dalla Vecchia ), por quem é apaixonada, e dá um fim na rainha Cristina ( Alinne Moraes ) e em sua filha, a princesa Aurora ( Bianca Bin ), que está viva e passa a se chamar Açucena. Quer ocupar o posto de rainha. Seu grande objetivo é casar a filha Carlota ( Luana Martau ) com o príncipe Felipe ( Jayme Matarazzo ), prometido para a princesa.

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=gente%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1300034234271&_c_=MiGComponente_C Nicolau Brugüel ( Luiz Fernando Guimarães )

Grande comparsa e amante de Úrsula ( Debora Bloch ), o mordomo da corte de Seráfia do Norte é louco por dinheiro e poder. O vilão ajuda a duquesa em seus planos de se tornar rainha em troca de um título na realeza, mas é capaz de passar a perna nela também.

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=gente%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1300034235115&_c_=MiGComponente_C

Duque Petrus ( Felipe Camargo )

Irmão mais novo do rei Augusto, é casado com Úrsula ( Debora Bloch ) e pai de Lady Carlota ( Luana Marta u). Apaixonado pela mulher, descobre que seu casamento foi um erro quando Úrsula o prende numa máscara de ferro para conseguir se tornar rainha.

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=gente%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1300034323661&_c_=MiGComponente_C

Zenóbio Alfredo ( Guilherme Fontes )

É botânico e estudioso das ciências naturais, descobre que a princesa Aurora ( Bianca Bin ) continua viva. Depois de uma expedição da família real, fica no Brasil e se casa com Florinda ( Emanuelle Araújo ), com quem tem três filhos que querem ser cientistas como o pai: Dulcina ( Bárbara Maia ), Zig ( Caio Manhente ) e Rosa ( Isabelle Drumond ), que trabalha como secretária da prefeitura. Será a pedra no sapato de Úrsula ( Debora Bloch ) e Nicolau ( Luiz Fernando Guimarães ) que, ao contrário de Zenóbio, não querem que a princesa seja encontrada.


_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=gente%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1300034266088&_c_=MiGComponente_C

Florinda ( Emanuelle Araújo )

A linda e graciosa morena é casada com Zenóbio ( Guilherme Fontes ), com quem forma um dos casais mais apaixonados de Brogodó. Com os pés no chão, é ela quem administra a venda que sustenta a família e que, de noite, oferece um animado forró. É irmã mais velha da professora Teínha ( Patrícia Werneck ), que mora com ela. É invejada pelas mulheres da cidade por ser amada pelo marido, ter seu próprio negócio e frequentar a corte de Seráfia, quando esta chega à cidade.

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=gente%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1300034266830&_c_=MiGComponente_C Patácio Peixoto ( Marcos Caruso )

É o prefeito de Brogodó e aliado político do coronel Januário ( Reginaldo Faria ) e de Timóteo ( Bruno Gagliasso ). Casado com dona Ternurinha ( Zezé Polessa ), é pai de Fausto ( Renato Góes ) e Dora ( Nathalia Dill ). Tem problemas com a filha, que critica suas decisões administrativas, e com a mulher, fútil e vaidosa, e o filho, um rapaz influenciável que não tem capacidade para ser seu sucessor na política.

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=gente%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1300034267494&_c_=MiGComponente_C

Dona Ternurinha ( Zezé Polessa )

A esposa do prefeito Patácio ( Marcos Caruso ) é deslumbrada com o posto de primeira-dama da cidade e anfitriã da corte de Seráfia, a quem tenta imitar nos gestos e vestuário. Será explorada por Úrsula ( Debora Bloch ) e Nicolau ( Luiz Fernando Guimarães ). Não se conformará com a falta de modos da filha Dora e tentará de todas as maneiras casar o filho Fausto ( Renato Góes ), seu verdadeiro xodó, com Lady Carlota ( Luana Martau ) para entrar para a nobreza.

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=gente%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1300034286213&_c_=MiGComponente_C Delegado Batoré ( Osmar Prado )

O delegado se chama Altino, mas ganhou o apelido de Batoré por ser baixinho e gordo. Bastante medroso, vive para servir aos interesses de Januário Cabral ( Reginaldo Faria ) e de seu filho Timóteo ( Bruno Gagliasso ). Solteirão, sonha se casar com Antonia ( Luiza Valdetaro ), de quem está noivo. Vive com sua irmã Neusa ( Heloísa Perissé ).

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=gente%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1300034286417&_c_=MiGComponente_C

Neusa ( Heloísa Perissé )

Para não ficar sozinha, a mulher do turco Farid, barbeiro itinerante que vive viajando, mora com o irmão Batoré ( Osmar Prado ), a quem controla completamente. Desconfia que Filó ( Flávia Rubim ), a empregada solteirona da casa, arrasta suas asinhas para o irmão e não tira os olhos dela. Considera-se muito amiga de Ternurinha ( Zezé Polessa ), mas as duas vivem disputando para ver quem é mais rica e bem relacionada. Só se juntam para falar mal de Florinda ( Emanuelle Araújo ), a linda esposa de Zenóbio ( Guilherme Fontes ), a quem invejam.

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=gente%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1300034286639&_c_=MiGComponente_C

Penélope ( Paula Burlamaqui )

É uma das primeiras jornalistas e fotógrafas brasileiras. Sofisticada, vive na capital onde conheceu Farid ( Mohamed Harfouch ), com quem se casou sem pensar duas vezes. Só descobrirá a infidelidade do marido quando for a Brogodó cobrir a história da princesa perdida no sertão. Lá, conhecerá Herculano e passará a acompanhar o bando, documentando a vida no cangaço em filme, como se fosse uma “Benjamin Abraão Botto” -- fotógrafo que retratou a vida do bando de Lampião -- de saias.

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=gente%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1300034286841&_c_=MiGComponente_C Quiquiqui ( Marcello Novaes )

O irmão de Setembrino ( Glicério Rosário ) só não gagueja enquanto está cantando e tocando zabumba com o famoso trio de forró que anima as noites brogodenses. Quando não está tocando, vende santos na porta da igreja. Foi criado com o irmão pelo padre Joaquim ( Genézio de Barros ) e frequenta o curso de alfabetização da professora Teínha ( Patrícia Werneck ), por quem se apaixona. É motivo de gozação por sua gagueira, sendo defendido apenas pelo irmão.

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=gente%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1300034308600&_c_=MiGComponente_C

Rosa ( Isabelle Drumond )

A filha mais velha de Zenóbio ( Guilherme Fontes ) e Florinda ( Emanuelle Araújo ), trabalha como secretária na prefeitura e sonha em ser cientista como o pai.

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=gente%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1300034512642&_c_=MiGComponente_C Amália ( Débora Duarte )

Mulher de Damião ( Tony Tornado ), a sertaneja trabalha duro na fazenda e é acusada pelo marido de tê-lo traído, por ter um filho branco, o Galego ( Renan Ribeiro ).

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=gente%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1300034309221&_c_=MiGComponente_C

Miguézim ( Matheus Nachtergaele )

O fundador da comunidade de Vila da Cruz é uma espécie de profeta e usa uma túnica puída e cajado. Conforta o povo sofrido da região, que vai ao cruzeiro erguido por ele para ouvi-lo. Sonhará com a chegada de um rei que livrará o povo do sertão da opressão dos senhores de terra e verá em Dom Inácio ( Maurício Destri ) seu sucessor, emprestando-lhe as palavras, o cajado e uma pesada missão.

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=gente%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1300034322222&_c_=MiGComponente_C Zóio-Furado ( Tuca Andrada )

Intimidante e feio com seu tapa-olho, ele é informante e mensageiro de Herculano ( Domingos Montagner ).

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=gente%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1300034322450&_c_=MiGComponente_C Bel, Belarmino ( João Miguel )

Cangaceiro do bando de Herculano, só tem o respeito dos demais companheiros porque, apesar de vaidoso, é muito valente e corajoso quando está lutando. Vai se apaixonar por Penélope ( Paula Burlamaqui ), quando a jornalista passar um tempo no cangaço.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.