Astros da bola na TV e no cinema

Rodrigo Santoro e Cauã Reymond interpretam jogadores de futebol em novos trabalhos; relembre os atores que já viveram craques

Lufe Steffen especial para o iG |

Divulgação
Rodrigo Santoro vive Heleno de Freitas, lendário craque do Botafogo, no filme "Heleno", que estreia em 30 de março


O futebol, a eterna paixão nacional, está mais em moda do que nunca na ficção.

No cinema, Rodrigo Santoro vive Heleno de Freitas , lendário craque do Botafogo nos anos 1940, no filme "Heleno", que estreia em 30 de março. Na TV, a próxima novela das 21h da Globo, "Avenida Brasil", traz um núcleo sobre futebol, com destaque para Cauã Reymond na pele de um jovem talento dos campos.

Heleno foi um dos primeiros jogadores do País a cultivar a imagem de gênio rebelde e problemático - com direito a peripécias sexuais e atritos com drogas. O craque morreu em 1959, aos 39 anos de idade.

TV Globo
Cauã Reymond e Bruno Gissoni em treino para a novela "Avenida Brasil"

Os novos projetos mostram o jogador de futebol como uma figura mítica e idealizada, próxima de um herói nacional. Mas nem sempre os jogadores foram vistos desta forma. Um dos primeiros a alterar a imagem do craque, transformando-o em símbolo sexual em uma produção de cinema foi o diretor Djalma Limongi Batista , no filme "Asa Branca, um Sonho Brasileiro" (1981).

Ali, Edson Celulari - em início de carreira - viveu o jovem talento Asa Branca, um rapaz caipira que vem para a cidade grande tentar a sorte nos times. Em sua biografia "Livre Pensador", Djalma analisa o tema. "Em torno de 1958, quando o Brasil foi campeão da Copa, o jogador era visto quase como um chucro anônimo, um gladiador nas arenas, cuja função era divertir o público", afirma o cineasta.

"Aos poucos, os jogadores foram se impondo como pessoas ativas e influentes na sociedade, verdadeiros ídolos", continua Djalma. "Na década de 1970, ocorre a mudança final, para uma fase mais liberal, em que o craque é também alguém desejado sexualmente e que dita moda fora dos campos".

Reprodução
Nos bastidores de "Heleno", Rodrigo Santoro aguardando para filmar

De fato, a moda é hoje uma das maiores influências dos astros da bola. Tanto, que Cauã Reymond decidiu colocar brinco na orelha para viver Jorginho, o jovem jogador de "Avenida Brasil". Na trama, Jorginho e seu amigo Iran ( Bruno Gissoni ) serão jogadores do Divino Futebol Clube.

Murilo Benício será o veterano craque Tufão, artilheiro do Flamengo, e Thiago Martins também viverá um jogador de futebol. Parte do elenco da novela esteve em campo no domingo (11), visitando um clássico carioca: Flamengo x Fluminense.

Leia também: Thiago Martins: "A favela do Vidigal é meu porto seguro"

Confira na galeria a seguir os atores que já encarnaram astros do futebol nas novelas e nos filmes

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG