Relembre as matriarcas generosas e poderosas das novelas, que se sacrificam pelos filhos e dão lições de vida

Na véspera do Dia das Mães, vale a pena relembrar as maiores representantes da categoria no mundo da teledramaturgia. Valorosas, virtuosas, às vezes controladoras e dominadoras, mas sempre dispostas a lutar contra tudo e todos para defender a sua prole. No fundo, elas fazem tudo por amor aos filhos. Confira.

1. Helena em "Laços de Família" (2000)

Vera Fischer foi a Helena desta novela, que fez tudo por sua filha Camila ( Carolina Dieckmann ). Abriu mão do namoro com Edu ( Reynaldo Gianecchini ) para que Camila ficasse com ele. Depois, quando a filha teve leucemia, Helena fez sexo com o primo Pedro ( José Mayer ), para engravidar e gerar uma criança que pudesse doar uma medula compatível a Camila, salvando assim a vida da - insuportável - garota.

Camila (Carolina Dieckmann) e Helena (Vera Fischer) em
TV Globo
Camila (Carolina Dieckmann) e Helena (Vera Fischer) em "Laços de Família"

Helena (Regina Duarte) e Eduarda (Gabriela Duarte) em
Reprodução
Helena (Regina Duarte) e Eduarda (Gabriela Duarte) em "Por Amor"
2. Helena em "Por Amor" (1997)


Outra Helena, desta vez na pele de Regina Duarte . Esta foi capaz de trocar bebês na maternidade. Helena teve um filho no mesmo dia em que sua filha Eduarda ( Gabriela Duarte ) deu à luz um filho morto. Para não decepcionar sua sempre deprimida filha, Helena trocou os bebês, fingindo que o seu próprio filho é que havia morrido - enganando até mesmo o marido Atílio ( Antônio Fagundes ), tudo... por amor.





3. Helena em "Páginas da Vida" (2006)

Mais uma Helena. Novamente Regina Duarte , no papel de uma médica que decide adotar os gêmeos Francisco ( Gabriel Kaufmann ) e Clara ( Joana Mocarzel ), filhos cuja mãe morrera no parto. Apesar dos filhos serem adotivos, Helena os defende - principalmente Clara, portadora da Síndrome de Down - contra os ataques da perversa avó das crianças, Marta ( Lília Cabral ).

Helena (Regina Duarte) e Clara (Joana Mocarzel) em
TV Globo / William Andrade
Helena (Regina Duarte) e Clara (Joana Mocarzel) em "Páginas da Vida"





4. Raquel em "Vale Tudo" (1988)

Para encerrar a trilogia de super-mães de Regina Duarte , temos Raquel Acioly. Ela foi prejudicada e enganada diversas vezes pela filha Maria da Fátima ( Glória Pires ), mas mesmo assim, foi capaz de perdoá-la e acolhê-la em sua casa na reta final. E mais: chegou a afirmar que havia matado Odete Roitman ( Beatriz Segall ), só para livrar Fátima - principal suspeita do crime - da cadeia.
Fátima (Glória Pires) e Raquel (Regina Duarte) em
Reprodução
Fátima (Glória Pires) e Raquel (Regina Duarte) em "Vale Tudo"



5. Bruna em "Ti-ti-ti" (2010)

Interpretada por Giulia Gam , a conservadora Bruna perdeu o filho Osmar ( Gustavo Leão ) em um acidente de carro. Apesar de rígida e religiosa, Bruna se modificou e acabou aceitando na família a presença de Julinho ( André Arteche ), namorado de seu filho falecido. Julinho tornou-se um novo filho para ela.

Bruna (Giulia Gam) e Julinho (André Arteche) em
TV Globo/Renato Rocha Miranda
Bruna (Giulia Gam) e Julinho (André Arteche) em "Ti-ti-ti"


6. Maria Do Carmo em "Senhora do Destino" (2004)

Mãe de quatro filhos homens, a personagem de Susana Vieira lutou para recuperar a única filha mulher, Isabel ( Carolina Dieckmann ), sequestrada ainda bebê. Do Carmo enfrentou a vilã Nazareth ( Renata Sorrah ) e a frieza inicial da própria Isabel, para atingir seu objetivo.


Maria Do Carmo (Susana Vieira) em
TV Globo/João Miguel Júnior
Maria Do Carmo (Susana Vieira) em "Senhora do Destino"

Edilásia Sardinha (Rosi Campos) em
TV Globo/Renato Rocha Miranda
Edilásia Sardinha (Rosi Campos) em "Da Cor do Pecado"
7. Edilásia Sardinha em "Da Cor do Pecado"
(2004)

A matriarca do clã Sardinha comandava os filhos marmanjos com mão de ferro, obrigando-os a tomar a famosa poção que dava força invencível aos rapazes - lutadores profissionais. Uma super-mãe no estilo dos desenhos animados e histórias em quadrinhos, em grande atuação de Rosi Campos .









Dona Armênia (Aracy Balabanian) em
Reprodução
Dona Armênia (Aracy Balabanian) em "Rainha da Sucata"
8. Dona Armênia em "Rainha da Sucata" (1990) e "Deus nos Acuda" (1992)

Em duas novelas, Aracy Balabanian encarnou a inesquecível personagem, que controlava os filhos, Gerson ( Gerson Brenner ), Geraldo ( Marcello Novaes ) e Gino ( Jandir Ferrari ). Dominadora mas amorosa, castradora mas carente, Dona Armênia manipulava a vida dos três, que tinham por ela devoção canina.








_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=gente%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1300153393725&_c_=MiGComponente_C 9. e 10. Clara e Ana em "Barriga de Aluguel" (1990)

Ana ( Cássia Kiss ) não podia ter filhos, e alugou a barriga de Clara ( Cláudia Abreu ). Mas a moça decidiu ficar com a criança que gerou, e ambas passam a disputar o bebê na justiça. Cada uma tinha seu ponto de vista, e ambas se sentiam mães legítimas do menino. Ao final, a novela deixou em aberto: qual delas merecia ficar com o filho?

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.