O ator, que faz um personagem gay na novela “Morde & Assopra”, fala ao iG sobre filhos, trabalho e sua fama de Don Juan

André Gonçalves como Áureo de
Alex Carvalho/TV Globo
André Gonçalves como Áureo de "Morde & Assopra"

Há duas semanas no ar com a novela “ Morde & Assopra ”, André Gonçalves está dando um banho de interpretação com o divertido Áureo, um gay bastante afetado. O ator conversou com o iG Gente e falou como busca o tom para o papel de homossexual. E esta não é a primeira vez que ele aceita esse tipo de desafio.

Siga o iG Gente no Twitter e receba as notícias das celebridades em tempo real

Há 16 anos, André interpretou outro homossexual, o Sandrinho na novela “A Próxima Vítima”. Para ele, é difícil compará-los, pois são outros tempos e conotações diferentes. Na época, André chegou a apanhar na rua por causa do preconceito.

Em 2011, a história é outra. Acaba de ser aprovada pelo Supremo Tribunal Federal a lei que permite a união estável entre casais homossexuais. Causa que ele apoia e sente orgulho de representar por meio de seu trabalho.

Pai de Manuela , de 12 anos, (do relacionamento com Tereza Seiblitz ), Pedro Arthur , 10 anos, (com Myriam Rios ) e Valentina , 9 anos (com a jornalista Cynthia Benini ), André namora a atriz Letícia Sabatella desde a novela “Caminho das Índias”, de 2009. “Estou muito feliz com a Letícia”, afirma ele. Confira o bate-papo em que o ator fala sobre a trama de Walcyr Carrasco , filhos e sua fama de conquistador.

André Gonçalves e Lui Mendes: namorados na novela
Divulgação
André Gonçalves e Lui Mendes: namorados na novela "A Próxima Vítima", de 1995
“Morde & Assopra”
“É uma alegria, é muito bom fazer este papel. O personagem tem uma questão relacionada à verdade nas coisas que ele diz. Recebo muitos elogios na rua e no trabalho. É uma novela para divertir, tem essa força. A ideia deste personagem é dar vida a ele como ser humano, com o caráter dele. Isso é legal. O personagem também tem uma ambiguidade que é interessante.”

Veja o que vai acontecer nos próximos capítulos de Morde & Assopra

Laboratório
“Tive reuniões com a direção da novela para compor o personagem, mas encontrá-lo é um processo interno. A novela é um livro aberto: tudo pode mudar e tudo pode acontecer. Em duas semanas, o Áureo entrará numa fase nova, aguardem!”

Áureo x Sandrinho

“O Áureo e o Sandrinho são figuras muito diferentes. O Sandro veio de São Paulo. O Áureo foi para São Paulo, estudou moda. O Sandro é outra figura, estudou Direito, é de origem italiana e brasileira. São universos distintos e conotações diferentes. O impacto entre os dois começa pela diferença física. Costumo falar que houve um avanço entre os dois, que veio depois de 10 anos”.

União estável de homossexuais
“Sou muito sensível à causa, fico inconformado com as barbáries contra os seres humanos ainda. Isso não pode acontecer. Então me sinto honrado de representar esta causa com o meu personagem. Estou apoiando muito a aprovação da lei (união estável entre homossexuais). Para mostrar esse cara com estrutura e caráter. É uma vida nova se abrindo para todo mundo. Tem que acabar este tipo de ataque às pessoas.”

André Gonçalves e os filhos Pedro Arthur, Valentina e Manuela
AgNews
André Gonçalves e os filhos Pedro Arthur, Valentina e Manuela

Filhos
“As crianças de hoje nascem mais adiantadas, são muito inteligentes. Os meus filhos são sensíveis em relação ao meu trabalho. Na Páscoa, os três estavam em casa e eu fiz uma cena do Áureo, foi divertido. Eles respeitam muito o meu trabalho. A minha filha mais velha (Manuela) já fez mais peça do que eu! (risos) Eles são muito ligados à arte, à música, fazem jazz, balé... E mais do que tudo, eles respeitam o próximo, eles têm esse entendimento.”

Fama de Don Juan
“Não sou uma pessoa que observa esse tipo de coisa. Acho que faz parte do meu trabalho, a sociedade vibra em torno da sedução. Mas o meu trabalho é muito trabalho, tenho saído pouco para sentir isso. Estou muito feliz com a Letícia e mais sossegado.”

André Gonçalves e Letícia Sabatella: juntos desde 2009
AgNews
André Gonçalves e Letícia Sabatella: juntos desde 2009

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.