Segundo a apresentadora, a emissora usou as imagens dos Jogos Pan Americanos sem autorização e pode ser processada

Ana Paula Padrão na bancada do Jornal da Record
Reprodução
Ana Paula Padrão na bancada do Jornal da Record
Após boicotar os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara , que começaram na última sexta-feira (14), a Rede Globo exibiu algumas imagens da competição durante o "Fantástico" e o "Jornal Nacional" no último fim de semana. A atitude foi criticada por Ana Paula Padrão durante o Jornal da Record exibido nessa segunda-feira (17). A emissora paulista possui exclusividade nos direitos de transmissão do evento.

Siga o iG Gente no Twitter e receba as notícias das celebridades em tempo real

"Os direitos de imagem da Record são desrespeitados no Pan. Uma emissora concorrente chegou a exibir cenas dos Jogos sem autorização e pode agora ser processada pelo Comitê Organizador", disse ela durante o programa. Em seguida, a Record mostrou uma reportagem em que avalia a atitude da Globo como ilegal.

Confira o quadro de medalhas atualizado e as últimas notícias do Pan 2011

Segundo a Rede Globo, as imagens foram cedidas pela agência APTN (Associated Press Television News), em um procedimento considerado normal nestes casos. A Record afirma que enviou um comunicado às emissoras brasileiras para usarem alguns minutos com cenas dos Jogos. No entanto, a Globo não está entre os sete canais que assinaram o contrato, por isso houve a polêmica.

Caso a Globo quisesse usar as imagens da Record, precisaria apenas dar crédito à emissora concorrente ("Imagens cedidas pela Rede Record"), como fazem as outras televisões.

Confira o comunicado da Globo sobre o uso das imagens:

"A TV Globo usou alguns segundos de imagens da APTN, de quem é cliente. No script das imagens, não havia embargo para o território brasileiro. A APTN, em resposta aos nossos questionamentos de hoje (segunda) cedo, esclareceu que o representante deles na OTI “finalmente respondeu esta tarde (ontem)”, informando que, sim, há restrições para Argentina e Brasil e que, “de agora em diante”, os clientes nesses países não podem mais fazer uso das imagens. A APTN diz no email que “se desculpa por qualquer problema que possa ter causado” e esclarece que “tudo se deveu a um erro do detentor dos direitos”, no caso a OTI. A TV Globo tem consigo todos os documentos relativos ao caso".

TV Globo usa imagens do Pan
Reprodução
TV Globo usa imagens do Pan

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.