O clipe da música O Real Resiste , do cantor e compositor Arnaldo Antunes, foi retirado da programação do canal TV Brasil e muitos artistas e políticos consideram que o ato da rede de televisão federal foi uma censura.

Leia também: Silvio Santos é acusado de racismo após constranger mulher negra

Arnaldo Antunes
Reprodução/Instagram/@arnaldo_antunes
A música de Arnaldo Antunes teria sido censurada pela TV Brasil, emissora do governo federal

A música de Arnaldo Antunes cita milícias e faz menção à Marielle Franco, socióloga e política morta em março de 2018. Além disso, o vídeo mostra cenas de violência policial e o preconceito disseminado no País.

Leia também: Leo Dias quer "arrastar" Lívia Andrade para a RedeTV!

Entenda a polêmica

música de Arnaldo Antunes
Reprodução/Instagram/@arnaldo_antunes
O clipe de "O Real Resiste" faz menção à vereadora Marielle Franco e mostra violência policial no Brasil

O programa "Alto Falante", sobre o músico Arnaldo Antunes iria ao ar no dia 23 de novembro, às 14h, mas a emissora decidiu retirar a atração da grade naquele dia. O portal BuzzFeed News teve acesso a um comunicado divulgado internamente para os funcionários da TV Brasil na ocasião e compartilha a versão dos colaboradores sobre o assunto:

"No lugar do "Alto Falante", que é uma produção da Rede Minas, a TV Brasil passou o Hypershow, programa também produzido pela emissora pública mineira e que trata do universo cultural. Este é mais um episódio de censura na TV Brasil . Estão proibidas também menções à vereadora assassinada no Rio de Janeiro, Marielle Franco, e temas LGBTQ+", diz um dos funcionários, que não quis ser identificado.

Ao site, a EBC, que controla a emissora, relatou que a mudança "de última hora" na grade de programação ocorreu porque o canal transmitiu flashes da final da Libertadores entre Flamengo e River Plate, no Peru.

"Alguns programas foram suspensos temporariamente para a realização de programas e coberturas especiais do evento esportivo. Além do Alto Falante, a TV Brasil também não exibiu os programas 'Impressões', 'Caminhos da Reportagem', 'Grandes Musicais', 'Recordar é TV' e 'Camarote 21'", declara a empresa.

Leia também: Jornalista da Globo manda indireta e web aponta briga com ministra

Famosos saem em defesa de Arnaldo Antunes

Depois que a notícia sobre a censura se espalhou, artistas e políticos manifestaram apoio a Arnaldo Antunes e à sua música O Real Resiste .

Por meio do Twitter, o cantor e compositor Nando Reis questionou: "Alguém aqui vai dizer que esse governo é democrático?".

A deputada federal Jandira Feghali afirma que a atitude da emissora foi um "absurdo" e pediu ajuda dos internautas para divulgar a música.

Cantor não comenta o assunto

Apesar de toda a polêmica, Arnaldo Antunes ainda não se pronunciou sobre o caso e sua assessoria pontua que ele sequer sabia que o clipe deveria ir ao ar pelo canal.

Veja o clipe da música:


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!