A confusão envolvendo um possível pedido da rede Globo para tirar do Twitter imagens com conteúdo de sua programação segue rendendo. Depois da emissora negar ter feito qualquer pedido, a rede social não esclareceu por que, então, essas contas foram notificadas e correram risco de ser suspensas.

Suspensão de contas no Twitter por direitos autorais gerou repercussão principalmente por conta dos memes
Zé Paulo Cardeal/TV Globo
Suspensão de contas no Twitter por direitos autorais gerou repercussão principalmente por conta dos memes

De acordo com o perfil “Reality Social”, um dos que recebeu mais notificações, as mensagens vieram do suporte do Twitter . “Havia um nome, supostamente de um funcionário da TV Globo assinando tais denúncias e contendo seus dados de e-mail corporativo, telefone e endereço. O Twitter chegou a nos suspender, mas dissemos que respeitamos suas regras e então ele nos liberou”, esclarece um representante do perfil.

Leia também: Globo é multada por perder animal em extinção durante gravação de minissérie

Negativa da Globo

Globo negou notificar perfis no Instagram por uso indevido de imagens da sua programação
Reprodução
Globo negou notificar perfis no Instagram por uso indevido de imagens da sua programação

A Globo negou ter feito qualquer denúncia para o Twitter, que não soube esclarecer como essa situação se perpetrou de maneira tão rápida. Procurados pela reportagem, os representantes da rede apenas frisaram sua política de direitos autorais e o formulário que é necessário preencher ao fazer uma denúncia.

Você viu?

Leia também: Dez celebridades que não renovaram contrato com a Globo

De fato, não há nada no texto que deixe claro como o Twitter analisa essas denúncias antes de repassá-las aos usuários, o que permite que qualquer pessoa possa fazer o alerta, mesmo que não seja o detentor dos direitos originais. Importante ter em mente que o espaço de denúncia é extensivo apenas aqueles que entendem que seus direitos autorais foram violados. A prática indevida configura contravenção penal. 

No texto sobre a política de direitos autorais, a rede social diz que, se decidir remover ou desativar o acesso ao material, notificará os usuários afetados depois de remover ou desativar o acesso ao material. A falha está, justamente, nessa decisão sobre remover sem antes analisar quem fez a denúncia.

Leia também: Sem contrato com a Globo, atores esquentam mercado de séries nacionais

O Twitter  ainda não respondeu maiores questões sobre como esse processo é filtrado ou se houve alguma comunicação com a Globo antes ou depois que as notificações foram feitas. Nem informou à imprensa quais providências tomará a respeito do perfil que precipitou tamanha confusão.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!