Os cortes nas emissoras brasileiras em 2017 foram bastante polêmicos -  e parece que os eventos ainda não foram esquecidos para alguns jornalistas. Dudu Camargo, que atualmente comanda o programa “Primeiro Impacto” no SBT , resolveu relembrar recentemente sobre o caso de Joyce Ribeiro , uma das profissionais com mais de dez anos de casa que deixou a empresa de forma compulsória e repentina.

Dudu Camargo foi protagonista de uma troca de farpas com Joyce Ribeiro
Reprodução
Dudu Camargo foi protagonista de uma troca de farpas com Joyce Ribeiro

Leia também: Dudu Camargo vira arma secreta de Silvio Santos para revitalizar audiência

No começo do mês, em entrevista ao "TV Fama", Dudu Camargo soltou: gostei da contratação dela [na cultura] porque ela é uma boa profissional. Infelizmente ela está em um jornal que não cabe ao perfil dela, que é um jornal de debate onde ela tem que mediar debates, mas ela não é boa nisso”, declarou o jovem.

Ainda em clima de troca de farpas, Camargo acrescentou: “Ela é boa de chamar matérias, chamar reportagens... ela disse que notícia não é um espetáculo, mas espetáculo é o que estou dando de audiência, coisa que ela não dava”.

Leia também: Apresentadores da Globo se irritam com pichação em "homenagem" ao É o Tchan

Na época de sua demissão, Ribeiro deixou a emissora ao lado de outros jornalistas, enquanto Dudu Camargo era uma aposta de Silvio Santos para a deixar o jornalismo com uma cara “jovial”. Atualmente na Cultura, a apresentadora chegou até mesmo a ser substituída pelo garoto.

Em entrevista à revista Veja em janeiro deste ano, a jornalista alfinetou as decisões de Santos para a emissora e a participação de Camargo na frente de um telejornal. “Fiquei quatro anos em uma faculdade, fiz especialização em economia. Não vejo benefício nem para a classe nem para a emissora ter um garotão tão jovem e sem formação no comando de um jornal”, afirmou.

Mas, Dudu Camargo está certo?

Dudu Camargo dividiu programa com Joyce Ribeiro anteriormente
Divulgação
Dudu Camargo dividiu programa com Joyce Ribeiro anteriormente

A estreia de Joyce Ribeiro na Cultura aconteceu no início de abril. Depois de ficar um ano longe das telinhas, a jornalista entrou no comando do “Jornal da Cultura” às 21h15, horário nobre da emissora. Em sua primeira edição, ela dividiu a bancada com o filósofo Luiz Felipe Pondé e o economista Ricardo Sennes.

undefined
Reprodução

Estreia de Joyce Ribeiro na Cultura ocupou o quarto lugar segundo o Ibope

O programa, segundo o Ibope, alcançou o quarto lugar de audiência no dia mostrando uma grande relevância para o  público. Ficou atrás da Globo, Record e SBT vencendo a RedeTV! e a Band. Um importante ponto é o de que, enquanto na Cultura o jornal é exibido na faixa das 21h, no mesmo horário as outras três emissoras trazem programas de entretenimento.

No SBT, é o horário de “Chiquititas”; na Globo, de “O Outro Lado do Paraíso” (Globo) e na Record,  “Apocalipse”,  tendo essa última emissora  a exibição do “Jornal da Record” apenas às 21h45. 

Você viu?

Leia também: "Conexão Models" registra crescimento de 84% de audiência na TV

O programa “Primero Impacto”, o qual comandou entre março e outubro de 2016, surgiu na emissora como uma aposta nova e já apresentava algumas falhas diante da sua programação. Entre elas, a retirada de notícias sobre o trânsito ou previsão do tempo logo pela manhã chamavam atenção .

Além disso, o programa chegou a receber o famoso “merchandising”, muito comum em programas de entretenimento e que se distancia de um programa jornalístico. Dudu Camargo enfim assumiu o programa, trazendo uma outra perspectiva para o matinal que assumia um caráter de entretenimento.

A audiência, na época, não melhorou com a chegada do novo apresentador, como afirmou a coluna Outro Canal publicada na Folha de S.Paulo em novembro do mesmo ano. Segundo o Na telinha, em dezembro daquele ano a dupla feminina composta por Ribeiro e Karyn Bravo ainda tinha mais audiência que o apresentador mirim, que comandava até então apenas a primeira parte do programa.

Em dezembro, a emissora anunciou que o programa seria substituído pelo “SBT Notícias”. Dudu Camargo, então, passou a apresentar o bloco de notícias policiais, se assemelhando com o “Balanço Geral”. Entretanto, seu tempo no programa foi pouco, já que em fevereiro de 2017 retornou ao “Primeiro Impacto”.

Entre cancelamentos e promessas de estreias em uma verdadeira dança das cadeiras, o “Primero Impacto” finalmente alcançou o seu horário no período vespertino, por conta das baixas audiências matinais. O programa ganhou uma redução de horário na época – e durou pouco.

A queda de audiência do SBT foi em torno dos 40% com o programa exibido das 11h55 às 15h e tirou o programa do horário novamente. Com a insistência do SBT de mantê-lo no ar, o programa acabou voltando para o seu horário original, mas agora com outro formato  e conquistando uma nova audiência mais significativa para a emissora.

Se o “SBT” tem como intuito um público que assista entretenimento com o “Primero Impacto”, talvez a escolha de Dudu Camargo seja certa. Entretanto, se o intuito é jornalístico, o jovem parece não se encaixar no perfil – como já mostrava o comportamento dos telespectadores anteriormente com o antigo formato do programa.

undefined
Reprodução/SBT

A participação de Dudu Camargo no "Programa Silvio Santos" rendeu críticas ao apresentador

O sucesso do jovem, que já terminou o ensino médio, mas não iniciou nenhum curso superior por enquanto, parece derivar de uma superproteção do Silvio Santos. Depois de polêmicas envolvendo o apresentador com Maísa no ano passado, o dono do SBT disparou: "Se não quiserem o Dudu no Jornalismo, ele vai trabalhar no auditório. Vou transformá-lo em um dos maiores apresentadores da televisão brasileira".

Ainda que Silvio Santos insista em promover Dudu Camargo, Sônia Abrão deu uma boa lição ao coloca-lo em sua geladeira durante o programa “A Tarde é Sua”. Essa história de audiência você não pode se sentir o maior ou menor do mundo”, começou. “Você se apoiar nesse tipo de coisa para se sentir mais do que uma outra grande profissional... ainda mais você que está começando agora para chegar no nível profissional da Joyce. Vocês seguem um caminho um pouco diferente, você vai acabar em entretenimento mesmo”, completou.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!