Nesse momento nenhum horário na programação da televisão aberta é tão concorrido quanto o da tarde. A Globo domina o horário nobre, enquanto outras emissoras brigam pelo segundo lugar, principalmente aos fins de semana. Porém, na parte da tarde não há um vencedor e a disputa é acirrada. No último ano, porém, vimos uma crescente dos programas de fofoca, que tem se intensificado nos últimos meses, com acusações dos apresentadores.

programa do SBT,
Divulgação
programa do SBT, "Fofocalizando" está causando uma guerra fria entre os programas de fofoca por conta de Leo Dias

A briga principal entre os programas de fofoca fica entre o “ Fofocalizando ”, do SBT e o “ A Tarde é Sua ” da Rede TV! . De um lado, o jornalista Leo Dias, com grande influência entre as celebridades e com a popularidade em alta. De outro, Sonia Abrão, com quase 30 anos de carreira na televisão, muitos deles dedicados a celebridades.

Leia também: Sônia Abrão derruba pauta de Leo Dias sobre polêmica envolvendo Gretchen

Correndo não tão por fora estão o “Vídeo Show” da Rede Globo e a “Hora da Venenosa”, da Record . Com o cenário da tarde tomado por programas de variedades, estabeleceu-se ao longo dos últimos meses uma espécie de guerra fria, onde sobram acusações de atitude antiética, e correria para dar o próximo “furo”.

Gretchen entra na briga

Sonia Abrão é muito influente e foi mencionada até pro Tiago Leifert durante a final do
Divulgação
Sonia Abrão é muito influente e foi mencionada até pro Tiago Leifert durante a final do "BBB"

Em um momento de renascença na carreira, Gretchen foi o estopim da troca de farpas entre os apresentadores de cada programa, que antes eram mais contidos. A dançarina estreou um reality show sobre sua família e deu uma entrevista a Veja Rio que teve grande repercussão por conta da chamada: “o bumbum caiu, mas o cachê não”.

Para comentar sobre o título, que Gretchen considerou ofensivo e machista, Leo Dias anunciou uma entrevista ao vivo com ela, direto de Mônaco, onde reside. A conexão, porém, caiu e no minuto seguinte Gretchen estava falando com Sonia na rede TV!. Na ocasião, choveram ofensas, com Dias insinuando falta de caráter de Sonia.

Em uma entrevista para o “Morning Show”, da Jovem Pan, Sonia comentou o ocorrido e explicou sua versão: “Desde que ela foi capa da Veja Rio todo mundo do segmento de cobertura artística estava atrás dela. Eu chamei a Gretchen no ar e não estou sabendo se é o primeiro, segundo, terceiro programa que ela está atendendo, não me interessa, me interessa levar para o meu público a informação sobre o assunto”, falou a jornalista.

Mas a briga não ficou por aí. No sábado (28) Dias esteve no "Programa Raul Gil" e, mais uma vez, criticou a concorrente. Ele a reconheceu como um dos ícones do jornalismo de celebridades, mas também a chamou de desleal: "respeito a gente não compra no supermercado. A gente pode ser concorrente. Temos programa na mesma hora. A gente não precisa ser desleal", criticou.

Fofocalizando vs. A Tarde é Sua

Os dois programas vão ao ar de segunda a sexta no mesmo horário, às 15h. A disputa, que segue quente nas redes, com indiretas de um ao outro, acaba beneficiando os dois programas. Em termos de audiência, o “Fofocalizando” supera por muito o “A Tarde é Sua”, que sofre para superar dois pontos de audiência, enquanto o programa do SBT tem média de seis pontos, com picos em determinados momentos.

Leia também: Leo Dias alfineta produção do "A Tarde É Sua": "questão do caráter"

Mas o espectador atento acaba por “zapear” os dois canais para ver quem está falando sobre o assunto que mais lhe interessa ou se um vai copiar o outro. Leo Dias acaba fazendo, mesmo que sem intenção, as atenções voltarem para Abrão.

Ainda assim, o SBT vê com bons olhos esse momento, e aproveita para promover os integrantes do vespertino dentro da casa. Mara Maravilha, sempre com opiniões controversas, acaba causando impacto online, mesmo que muitos critiquem o que ela diz. Recentemente, a equipe adicionou Lívia Andrade, que tem uma conhecida inimizade com Mara, o que gera momentos polêmicos durante a atração, que é ao vivo.

Você viu?

Já Leo Dias é a “galinha dos ovos de ouro”, já que traz as notícias quentes. O jornalista, mesmo instável e criticando a própria emissora, ganhou mais espaço não só pelos “furos” que solta, como também por suas críticas, que acabam gerando audiência e repercussão. Ele mesmo já confessou em entrevista para o canal no Youtube de Marcelo Bonfá que hoje recebe cerca de R$ 20 mil, bem mais que o R$ 4.200 que ganhava quando começou na emissora em 2016.

Ele, que em 2017 nem conhecia Silvio Santos, já foi convidado para aparecer eu seu programa em novembro do mesmo ano. Já em 2018, Dias foi chamado para ser um dos jurados do Troféu Imprensa. Ao lado de Lívia Andrade, ele participou também do “Domingo Legal”, mostrando que o SBT aposta em dar mais visibilidade para o elenco da atração.

Quem também ocupou a bancada de jurados do Troféu Imprensa foi justamente a concorrente de Dias, Sonia Abrão. A jornalista também não passa batido em seus comentários sobre as celebridades. O exemplo mais recente foi o apresentador do “BBB”, Tiago Leifert, citar a jornalista ao vivo, durante a final do programa, pedindo que ela o tirasse da “geladeira”.

A estratégia da Globo

Divulgação
"Vídeo Show" corre por fora da guerra fria, focado em matérias sobre a programação, mas sem polêmicas

No meio disso tudo, a emissora carioca aparece como um cego em meio ao tiroteio. A Globo tem uma grande vantagem que é a disponibilidade das estrelas do canal para entrevistas. Ainda assim, o formato, que está no ar há mais de 30 anos e já passou por diversas reformulações, parece cansado.

Depois de enfrentar alguns anos de instabilidade, sem conseguir emplacar um apresentador, o “Vídeo Show” parece ter finalmente se decidido por Sophia Abrahão e Otaviano Costa depois da saída de Joaquin Lopes, que voltou a dramaturgia.

Leia também: Disputa acirrada! Programas de fofoca brigam pela audiência vespertina da TV

No mês de maio a audiência do programa mostrou certa recuperação, mas a sequência “Vídeo Show”, “Sessão da Tarde” e “Vale a Pena Ver de Novo” com “Celebridades”, tem derrubado a emissora, que só começa a mostrar reação com “Malhação”.

O fator “venenosa”

A
Divulgação
A "venenosa" Fabíola Reipert perdeu certo momento nos últimos meses, com a ascensão de Leo Dias e Sonia Abrão

Em termos de audiência, porém, a competição da Globo (que mesmo com a programação fraca segue líder) fica por conta do “Balanço Geral” e a “Hora da Venenosa” de Fabíola Reipert. O quadro constantemente bate a emissora carioca e alcança números que nem mesmo o “Fofocalizando” consegue, superando os 10 pontos.

Mas isso também não impediu Dias de criticar a jornalista. Na mesma entrevista citada acima, ele alega que ela já não dá mais notícias exclusivas. No entanto, ela é uma das que mais incomoda as celebridades, que morrem de medo do seu “veneno”.

Ela tem ainda mais desafetos que Dias, e vive em crise com famosos. Na última semana, ela participou do “PapelPop” de Luciana Gimenez e comentou que bloqueou Marina Ruy Barbosa no whatsapp. Ela também falou sobre uma notícia que havia dado de que a apresentadora Eliana se recusou a dividir um camarim num programa do SBT. Depois de ser desmentida pela loira, ela voltou a confirmar dizendo que tem testemunhas e ainda confessou que Eliana ficou muito brava com o caso.

Leia também: Leo Dias critica “Fofocalizando” por entrevista com funkeiro: “programa errou”

A Guerra Fria

Reipert e a Venenosa parecem correr por fora. Apesar de não fugir de um bom bate-boca, ela não entra da briga Dias-Abrão. A Globo, como é de praxe, também ignora esses assuntos e foca em pautas sobre a programação. Assim, a guerra fria dos programas de fofoca fica entre o SBT e a Rede TV!. No momento, o “Fofocalizando” parece mais em alta, porém, o topo é passageiro. Se eles ganharam algumas batalhas, a guerra está longe de terminar.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!