A novela das nove da Globo , "O Outro Lado do Paraíso" , vem fazendo sucesso na televisão e grande parte disso se deve à vingança que Clara, personagem de Bianca Bin , vem tramando contra todas as pessoas que a prejudicaram na prmeira fase da trama. É claro que os grandes índices de audiência não se devem apenas a isso, mas essa não é a primeira vez que o tema aparece na televisão e, mais do que isso, é um assunto que sempre acaba bombando.

Leia também: A saga de Clara em “O Outro lado do Paraíso”: de inocente a vingativa

Reprodução/Globo
"O Outro Lado do Paraíso" gira em torno da vingança de Clara


Em um passado não muito distante - mais precisamente em 2012 - "Avenida Brasil" , de  João Emanuel Carneiro , simplesmente virou uma febre no Brasil ( e fora dele) com seus diversos núcleos, mas principalmente com a vingança que Nina ( Débora Falabella ) pregou contra Carminha ( Adriana Esteves ), que se destacou durante toda a trama.

Leia também: Conselho diz que Globo "presta desserviço" com caso de abuso em novela

"Chocolate com Pimenta" passou pela primeira vez na TV em 2003 e apenas três anos depois voltou ao ar no "Vale a Pena Ver de Novo" . A novela protagonizada por Ary Fontoura e Mariana Ximenes também teve como tema principal a vingança depois da protagonista ser humilhada na frente de toda a cidade e receber a ajuda do personagem de Ary para acertar suas contas.

'Avenida Brasil' também girou em torno de uma história de vingança
Divulgação/Globo
'Avenida Brasil' também girou em torno de uma história de vingança


Para a advogada Erika Souza, de 26 anos, que sempre gostou de novelas, o tema faz sucesso nas novelas por fazer parte de um desejo coletivo. "As pessoas aguardam sempre uma justiça", comenta. Na opinião dela, por buscarem retratar situações da vida real, "O Outro Lado do Paraíso" e outras tramas que falam do tema, acabam caindo no gosto popular. "Muitas vezes sofremos alguma injustiça, ou lidamos com alguma situação que nos desagrada e é comum ouvirmos a frase 'tudo o que fazemos volta para nós', mas algumas vezes esse retorno demora um pouquinho, né?".

A opinião não é muito diferente da de Roseli Romero, que se considera bem noveleira, e acha "corajosa" a ideia de um autor falar de vingança em uma novela. "As pessoas gostam e se deliciam com escândalos, desgraças, e sempre ficam do lado das 'vítimas' e torcendo para o mal ter a justiça que merece", opina ela.

Leia também: Clara choca vilões ao retornar poderosa em “O Outro Lado do Paraíso”

Roseli ainda relembrou da novela "A Viagem", que passou na Globo em 1994. Na trama, Alexandre Toledo (Guilherme Fontes), um jovem de classe média usuário de drogas e álcool, mata o funcionário da agência bancária que o surpreende e tenta fugir. Depois de seu irmão e seu cunhado o entregarem para polícia, ele vai preso, comete suicídio por envenenamento, mas antes jura se vingar dos responsáveis por sua condenação. Mesmo morto, o rapaz consegue se vingar.

Atualmente sendo reprisada no "Vale a Pena Ver de Novo", a novela "Celebridade", de Gilberto Braga, também acaba retratando um pouco da vingança quando Laura, personagem de Cláudia Abreu quer a todo custo fazer justiça contra Maria Clara (Malu Mader) ao acreditar que ela roubou a canção A Musa do Verão para ficar rica, o que não é verdade.

TV Globo / Gianne Carvalho
"Celebridade" também fala de vingança



O fato é que falar de vingança no núcleo principal, ou não, de uma novela, faz sucesso e isso é um fato, basta relembrarmos as novelas que já abordaram o tema. O tema chama o público e faz com que as pessoas se imaginem em situações parecidas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!