O Outro Lado do Paraíso ” trouxe de volta um núcleo que tem sido pouco explorado nas novelas: os bordéis. Sob o comando inicial de Caetana (Laura Cardoso), o bordel de Pedra Santa acumula muitas histórias, no passado e presente.

Leia também: Clara choca vilões ao retornar poderosa em “O Outro Lado do Paraíso”

Divulgação/TV Globo
"O Outro lado do Paraíso" trouxe de volta a TV o núcleo dos bordéis

O local será palco de um assassinato nas próximas semanas da novela , e as moradoras de lá escondem muitos segredos, sejam eles sobre Duda (Glória Pires) ou Sophia (Marieta Severo). Mas, além de “O Outro Lado do Paraíso”, muitas outras novelas já investiram no núcleo, seja como alívio cômico, para abrigar as protagonistas ou mexer com os moralistas de pequenas cidades. Separamos os 10 principais bordéis das novelas a seguir:

Leia também: A saga de Clara em “O Outro lado do Paraíso”: de inocente a vingativa

"Gabriela"

Maria machadão comandava o famoso Bataclan em
Divulgação/TV Globo
Maria machadão comandava o famoso Bataclan em "Gabriela"

O Bataclan comandado por Maria Machadão (Ivete Sangalo) deu o que falar. No melhor estilo melindroso, cheio de franjas e cabelo feito, elas destoavam no resto da Ilhéus dos anos 1920. Ainda assim, muitas prostitutas fizeram sucesso e ganharam mais destaque ao longo da trama, com histórias particulares para as atrizes Leona Cavalli, Giovana Lancelloti, Emanuele Araújo e Nathália Rodrigues.

"Roque Santeiro"

Matilde era responsável pelas meninas que trabalhavam no Sexus em
Divulgação/TV Globo
Matilde era responsável pelas meninas que trabalhavam no Sexus em "Roque Santeiro"

Um das novelas mais clássicas da dramaturgia brasileira também tinha o seu núcleo com uma casa noturna. A Sexus era comandada por Matilde (Yoná Magalhães), e as profissionais preparavam apresentações para entreter os convidados. Claudia Raia era uma delas. O prostíbulo, e a personagem de Yoná foram tão marcantes que ela foi convidada para pousar na Playboy, na época com 50 anos de idade (e aceitou).

"Hilda Furacão"

Hilda Furacão decidiu virar prostituta e atuava no Maravilhoso Hotel
Divulgação/TV Globo
Hilda Furacão decidiu virar prostituta e atuava no Maravilhoso Hotel

A mulher que abalou Belo Horizonte e a vida do Frei Malthus (Rodrigo Santoro) atendia por Hilda Furacão ( Ana Paula Arósio ) e trabalhava no Maravilhoso Hotel, antro de prostituição da zona boêmia da cidade. É lá que ela se torna uma das mais disputadas prostituas, enquanto se envolve com o Frei que acredita que ela está possuída.

"Porto dos Milagres"

Rosa Palmeirão desafiava as beatas da cidade com seu prostíbulo em
Divulgação/TV Globo
Rosa Palmeirão desafiava as beatas da cidade com seu prostíbulo em "Porto dos Milagres"

A história de Guma (Marcos Palmeira) e Lívia (Flávia Alessandra) pode ter sido a principal de “Porto dos Milagres”, mas Rosa Palmeirão (Luíza Tomé) foi um dos maiores destaques, com seu bordel. Além de fazer parte do núcleo cômico, principalmente em seus enfrentamentos com Amapola (Zezé Polessa), o bordel de Palmeirão era o lar de Selminha, interpretada por Taís Araújo.

"Tieta"

Zuleika Cinderela (direita) era a responsável pela famosa Casa da Luz Vermelha em Tieta
Divulgação/TV Globo
Zuleika Cinderela (direita) era a responsável pela famosa Casa da Luz Vermelha em Tieta

O grande segredo da personagem criada por Jorge Amado é que ela refez sua vida depois de sair de sua cidade como prostituta. Ao retornar, tentando acabar com a falsa moralidade presenta na pequena cidade de Santana do Agreste. E é lá que funcionava a Casa da luz vermelha, antro de prostituição comandado por Zuleika Cinderela (Maria Helena Dias).

"Força de Um Desejo"

Esther (Malu Mader) era dona de um prostíbulo, mas largou tudo para viver seu grande amor
Divulgação/TV Globo
Esther (Malu Mader) era dona de um prostíbulo, mas largou tudo para viver seu grande amor

A protagonista de “A Força de Um Desejo”, Ester (Malu Mader) é uma cortesã – dona de um salão que presta serviço para os homens da cidade. Porém, ela se apaixona por Inácio (Fábio Assunção) e desiste da vida de prostituição para tentar viver seu grande amor.

"Paraíso Tropical"

Bebel foi uma das mais famosas prostitutas da TV, saída direto do bordel de Amélia (Susana Vieira)
Divulgação/TV Globo
Bebel foi uma das mais famosas prostitutas da TV, saída direto do bordel de Amélia (Susana Vieira)

Na cidade fictícia de Marapuã funciona a casa de Amélia (Susana Vieira), que entretém os moradores locais. Amélia é mãe da protagonista Paula (Alessandra Negrini) e comanda o bordel local. E é de lá que sai a icônica Bebel (Camila Pitranga) que, cheia de “catiguria”, vai tentar a vida no Rio de Janeiro.

"Esperança"

A francesa Justine (Gabriela Duarte) deixou a Europa e se tornou dona de um cabaré no Brasil
Divulgação/TV Globo
A francesa Justine (Gabriela Duarte) deixou a Europa e se tornou dona de um cabaré no Brasil

Um dos papeis mais incomuns de Gabriela Duarte foi em “Esperança” onde ela era Justine e comandava um bordel. Também em um cenário mais burlesco, já que a história se passa na década de 1930, ela era uma francesa que se mudou para o Brasil e comandava um cabaré aqui no Brasil.

"A Favorita"

Várias meninas atendiam no de Cislene (Elizângela) em
Divulgação/TV Globo
Várias meninas atendiam no de Cislene (Elizângela) em "A Favorita"

Assim como “O Outro lado do Paraíso”, a novela de João Emanuel Carneiro também tinha um núcleo que se passava em um bordel. E a cafetina do local era Cislene (Elizângela), que abrigou muitas meninas que foram tentar a vida em São Paulo, como Sharon (Giovanna Ewbank), Manu (Emanuelle Araújo) e Maria do Céu (Deborah Secco), que virou garota de programa por conta das dificuldades que a família passava.

"A Indomada"

Um dos bordéis mais queridos da ficção era comandado por Zenilda de Holanda em
Divulgação/TV Globo
Um dos bordéis mais queridos da ficção era comandado por Zenilda de Holanda em "A Indomada"

Um dos bordéis mais famosos da ficção era comandado por Zenilda de Holanda (Renata Sorrah). O local era um desfile de meninas de lingerie, e servia como abrigo para o jovem Emanuel (Selton Mello), que acaba se envolvendo com Grampola (Karla Muga).

Leia também: Como os relacionamentos abusivos são retratados na TV

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!