Glória Perez está abordando em “A Força do Querer” um assunto ignorado pela teledramaturgia brasileira: identidade de gênero. Alguns folhetins já trataram de temas aproximados, mas sempre de maneira muito superficial. Agora, a autora pretende explorar o tema de maneira aprofundada, mostrando os questionamentos que Ivana ( Carol Duarte ) tem de si mesma, e as transformações que ela passará por não se identificar como mulher.

Leia também: 8 motivos para você não perder "A Força do Querer"

Divulgação/TV Globo
"A Força do Querer" pode ampliar o debate sobre sexualidade com personagem Ivana

A autora já havia avisado que esse seria um processo lento, para que o público compreendesse os impasses de Ivana e a complexidade do processo de identificação de gênero. Desde o começo, “ A Força do Querer ” mostra o desconforto da jovem com si mesma, até a busca por um profissional que a ajuda a entender exatamente o que causa esse desconforto. Ao longo da novela, além da compreensão psicológica e das mudanças físicas, também veremos o reflexo disso em sua relação familiar.

Leia também: Sempre os mesmos papeis: 10 atores que precisam de redirecionamento na carreira

Mas, e quanto ao coração? Ivana começa um relacionamento com Claudio ( Gabriel Stauffer ) e ela está visivelmente interessada no rapaz. Porém, seus conflitos internos a impedem de ter um relacionamento honesto com Cláudio e eles terminam. Mas fica claro que os dois se gostam. A questão é se a autora decidirá explorar também a questão da sexualidade com mais afinco, já que é um assunto que se soma a identidade de gênero. Em um determinado momento, antes de se envolver com Claudio, Ivana é perguntada pela prima Simone (Juliana Paiva) se ela é gay . Sua resposta foi a seguinte: "quer saber se eu sou gay? Não, eu não sou gay! Mas também não sei o que eu sou, pronto".

Ivana e Claudio podem ter um dos arcos mais interessantes de
Divulgação/TV Globo
Ivana e Claudio podem ter um dos arcos mais interessantes de "A Força do Querer"

O debate é polêmico mas, com a permanência de Claudio na vida de Ivana, deveria ganhar espaço no futuro da trama. Além do fator social, de fazer as pessoas compreenderem os aspectos ligados à  sexualidade , o arco daria mais chance de explorar quem é Ivana .  

Transexuais na ficção

A questão da sexualidade em transexuais já foi interpretada de maneira bem distinta nos cinemas. Xavier Dolan , cineasta canadense, explorou o tema em “Laurence Anyways”. No filme, Laurence percebe sua identificação como mulher, e lida com os conflitos de seu relacionamento com a parceira, que decide permanecer ao seu lado.

Já “Quanto Dura o Amor?”, filme nacional escrito por Anna Muylaert e Roberto Moreira trás três histórias diferentes, incluindo a de Suzana ( Maria Clara Spinelli ), que se apaixona por Gil (Gustavo Machado). O sentimento é recíproco, mas o filme se atem a mostrar a reação dele ao descobrir que Suzana é transexual, e como a relação deles segue daí.

undefined
Reprodução/Globo

Carol Duarte como Ivana

“Traídos Pelo Desejo”, de Neil Jordan, também explora um homem em conflito, Fergus (Stephen Rea), ao descobrir que a mulher que ama é transexual. O homem fica dividido entre abandoná-la, ou se entregar a relação. Da mesma maneira, seria interessante acompanhar Claudio e como ele reage a mudança de Ivana. Ele se apaixona por ela, mas será que consegue permanecer apaixonado quando descobrir como ela se sente de verdade?

Novela

Claro que, abordado em um folhetim, com público bem mais amplo e diversificado, o tema deve sofrer alterações. Mas, se decidir explorar a sexualidade de Ivana em “ A Força do Querer ”, Glória Perez, além de fortalecer ainda mais o debate , enriquece ainda mais a personalidade da personagem. A oportunidade vem em boa hora, e o fato dos dois atores serem relativamente desconhecidos pode contribuir para o crescimento dos personagens e de sua relação.

Leia também: Novelas: relembre as dez cenas mais marcantes dos últimos tempos

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!