Na reta final da novela, o autor Aguinaldo Silva e a Globo causam polêmica sobre a identidade do grande vilão da trama


Nas últimas semanas de “Império”, o maior mistério da trama, a identidade de Fabrício Melgaço, se tornou um embate entre a Globo e Aguinaldo Silva . Enquanto a emissora dá como certo que o vilão é José Pedro ( Caio Blat ), o autor garante que não decidiu ainda a identidade do inimigo de José Alfredo ( Alexandre Nero ), algo que será feito apenas momentos antes do último capítulo.

Recapitulando a história: na sexta-feira, 27 de fevereiro, Aguinaldo declarou que só faltavam dois capítulos da trama para escrever e, até então, ele ainda não havia escrito uma linha revelando quem era o grande inimigo de José Alfredo (Alexandre Nero).

Em sua página oficial, ele disse: "By the way, quem é Fabrício Melgaço? Não posso dizer, pois ainda não escolhi o indigitado dentre as personagens da novela, o que só vou fazer pouco antes do capítulo ir ao ar. Até lá haverá muitas pistas, sim, que serão fartamente noticiadas, mas vou avisando a vocês: são todas falsas".

Ao mesmo tempo, o site oficial da novela revelou que José Pedro (Caio Blat) seria descoberto como o vilão nas próximas cenas da novela, algo também indicado no resumo dos próximos capítulos.

Desde então, a página de “Império” na internet continua a dar como certo que o homem que tem tirado a paz do comendador é o seu filho mais velho. Até uma cena em que Zé resolve matar José Pedro ao descobrir que era ele quem estava por trás das ações de Maurílio ( Carmo Della Vecchia ) e seu pai, Silviano ( Othon Bastos ), foi divulgada.

Aguinaldo, por sua vez, continua negando. “Quem é Fabrício Melgaço para mim ainda é um grande segredo, já que eu posso mudar sua identidade até na última cena da novela. Assim, ele já foi Maurílio, Silviano, e agora Zé Pedro, por isso a pergunta continua de pé: quem é Fabrício Melgaço?”, escreveu em seu site no dia 28.

Ele ainda explicou que apesar de ter entregue mais capítulos para a produção, ao qual o site da novela teve acesso, poderia ter outros. "Foram só esses capítulos que a produção da novela recebeu? Não haveria outros, secretíssimos, que não foram divulgados?"

Em entrevista ao site oficial da novela, o próprio Caio Blat se disse muito surpreso ao ser escolhido para viver um personagem tão importante: "Não esperava por isso, eu sabia que ele estava entre os possíveis suspeitos, mas a descoberta foi muito especial. Na verdade, Aguinaldo conseguiu buscar a essência humana e resgatou as tragédias gregas, em que o filho rejeitado quer se vingar do pai e quer o lugar dele", declarou.

Mas tudo isso é sério mesmo?

Tudo pode não passar de um truque arquitetado entre a Globo e Aguinaldo. Algo como "nós falamos uma coisa daqui, você rebate daí e o público fica ainda mais instigado e curioso para a revelação, que já está decidida". Um joguinho criado para aumentar o interesse nos últimos capítulos da trama. 

Não deixa de ser uma saída interessante, mas será que o público realmente está caindo nessa? Para uma novela com tantas reviravoltas e que conseguiu se sair tão bem em momentos complicados, como a saída de Drica Moraes e sua substituição por Marjorie Estiano , essa revelação precoce é muito boring (entediante), como diria o comendador.

Para quem declarou querer que “a saga do Império da família Medeiros de Mendonça e Albuquerque seja inesquecível”, resta a esperança de que o autor tenha, realmente, uma saída com o alto nível que “Império” merece. Queremos um mistério de verdade até o fim, Aguinaldo! E promessa, como você vem fazendo, é dívida.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.