Apenas com o anúncio da vencedora ao vivo, e não a prova final como se esperava, o desfecho do "MasterChef", ainda assim, foi eletrizante

A produtora executiva Elisa Fernandes foi a vencedora do "MasterChef Brasil", maior acerto da TV Bandeirantes no ano. Ela superou a engenheira química Helena Manosso na grande final exibida na noite desta terça-feira (16). O desfecho do reality show foi eletrizante mesmo com a última tarefa ter sido gravada e não ao vivo, como todos esperavam. A própria emissora divulgou que a final seria em tempo real, só esqueceu de avisar que apenas o anúncio do vencedor no último bloco é que seria assim.

Mesmo gravada, a prova que definiu a vencedora foi teste para cardíaco. As competidoras precisavam montar um menu completo, com entrada, prato principal e sobremesa para o crivo dos jurados Henrique Fogaça, Paola Carosella e Erick Jacquin. Com tempo curto para tanto prato, as duas precisaram correr bastante para conseguir entregar o que planejavam. No último minuto, Elisa pediu ajuda ao pai - que assistia a tudo no balcão da cozinha - para abrir um pote de vidro. O pai de Elisa, aliás, estava tão nervoso quanto o ex-participante Lúcio, marido de Helena, e chegou a exclamar: "Nossa, vou infartar aqui".

Elisa ganhou R$ 150 mil, um curso de três meses na Le Cordon Bleu, em Paris, um carro e um livro com suas receitas. "Em nenhuma prova, nunca achei que eu poderia ganhar. E agora sou a campeã", afirmou Elisa.

A Grande Final

O programa começou com a entrada dos familiares dos participantes. Luis recebeu o irmão, Elisa contou com a presença da mãe e de uma amiga, e Helena encontrou a irmã e o marido Lúcio, ex-participante da atração. Todos acompanharam a primeira prova do balcão da cozinha.

Na primeira prova, os três finalistas tiveram que preparar um prato com espírito natalino. O peru era o ingrediente principal.

"Acho que vocês três têm que sentir um imenso orgulho de chegar até aqui. Um dos pratos foi feito com uma maestria, foi o da Elisa", informou Paola Carosella.

Entre Helena e Luis, a engenheira química se saiu melhor. Luis agradeceu o aprendizado e deixou a final para duas mulheres.

Os participantes eliminados foram convidados por Ana Paula Padrão a acompanharem a última prova.

"Existem dois tipos de cozinheiros. Os que cozinham para alimentar os outros e os que vão dar o prazer de comer, a alegria de comer", desafiou Jacquin.

As finalistas tiveram que montar um menu completo, com entrada, prato principal e sobremesa. Helena optou pelos fortes temperos da culinária tailandesa e enquanto Paola elogiava, Jacquin fazia cara feia. A chef reclamou. "Me irrita as caras dele que não gosta de comida temperada. Depois come que até passa o pão", disse ela para Fogaça. Jacquin sorriu.

E o menu de Elisa foi o melhor na opinião dos jurados. O anúncio foi feito ao vivo no último bloco do programa.

O sucesso do "MasterChef" fez a Band já encomendar uma segunda temporada. As inscrições, inclusive, já estão abertas, mas ainda não há previsão de estreia.

Curta a fanpage do iG gente no facebook e receba as notícias dos famosos.

Cardápios finais

Elisa:

Entrada - Ovo poché, aspargos e couve de bruxelas
Principal - Filé mignon suíno ao molho da própria carne
Sobremesa - Creme ao limão siciliano com goiabada

Helena:

Entrada - Salada de frutos do mar com ervas aromáticas
Principal - Barriga de porco com ervas
Sobremesa - Abacaxi caramelizado com iogurte

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.