Exibido aos domingos na Globo, o programa "Esquenta!", comandado por Regina Casé, não faz sucesso por acaso


Apresentado por Regina Casé aos domingos na Globo, o “Esquenta!” atingiu o status de um dos melhores programas de auditório da televisão brasileira. Tanto que, diferentemente de quando estreou, em 2011, apenas como uma temporada de cerca de quatro meses, agora faz parte da grade de programação fixa do canal, como o “Domingão do Faustão” e o “Caldeirão do Huck”.

Esquenta!
Reprodução
Esquenta!

A receita é composta por uma roda de samba pilotada por Arlindo Cruz , Leandro Sapucahy , Péricles , Mumuzinho e Xande de Pilares , o ator Douglas Silva , a comentarista e webcelebridade Luane Dias , participações quase fixas de Alexandre Youssef , Ronaldo Lemos e José Marcelo Zacchi , apresentadores do programa “Navegador” da Globonews, que comentam os assuntos propostos a cada edição, e famosas como Preta Gil e Carolina Dieckmann , além de números musicais, convidados especiais, como atores das novelas da casa, uma produção caprichadíssima que garante a cada semana um palco diferente e lindo, além de dançarinos e dançarinas.

Mas o que está por trás desse sucesso? Começamos por Regina Casé. Atriz, apresentadora e humorista, ela carrega uma bagagem lotada de experiências no teatro, no cinema, em novelas, programas de humor, como o clássico “TV Pirata”, e programas de variedades como o “Programa Legal”, o “Brasil Legal” e o “Muvuca”, além dos quadros “Na Geral”, “Central da Periferia”, “Minha Periferia” e “Minha Periferia É o Mundo” todos exibidos no Fantástico. Em comum, as atrações buscavam antecipar tendências, mostrar fatos curiosos e não conhecidos do próprio Brasil e com o tempo do mundo e dar voz à periferia. Ir onde nenhum programa ainda tinha ido, trazer para a luz as pessoas que, no literal, vivem à margem, e em universos até então desconhecidos do grande público.

José Marcelo Zacchi, Ronaldo Lemos, Alexandre Youssef e Hermano Vianna
Divulgação
José Marcelo Zacchi, Ronaldo Lemos, Alexandre Youssef e Hermano Vianna

Mais um motivo é a parceria de Regina, que não só apresentou, mas sempre participou da concepção das atrações, com Hermano Vianna (criador de Esquenta!, Brasil Legal, Programa Legal e todos os quadros do Fantástico citados no parágrafo acima). Antropólogo, pesquisador musical e roteirista de televisão, ele dedicou muitas de suas pesquisas ao underground, à periferia, ao mundo do funk carioca, por exemplo, muito antes do ritmo se tornar popular. Regina Casé e Hermano Vianna vivem um casamento profissional perfeito, falam a mesma língua, o que resultou em tantos e sucessivos sucessos.

Falando em casamento, Estevão Ciavatta também é peça chave na construção do “Esquenta!”. Marido de Regina Casé, é diretor, roteirista e fotógrafo. Sempre embarcou nas histórias escondidas do Brasil, como no documentário "Programa Casé"- que conta a história do rádio e sua ligação com a música popular brasileira por meio da trajetória de Adhemar Casé. Foi diretor do Esquenta! em suas duas primeiras temporadas. Hoje a direção geral é de Monica Almeida com direção de Daniela Gleiser .

Como não poderia deixar de ser, o programa faz parte do núcleo do cineasta e diretor de TV Guel Arraes , com quem Regina trabalha desde a TV Pirata. Podemos dizer que ele é mais um apaixonado pelas raízes do Brasil, tanto que dirigiu os filmes “O Auto da Compadecida”, “Caramuru – A Invenção do Brasil”, “Lisbela e o Prisioneiro” e “O Coronel e o Lobisomem”, entre outros, todos baseados em obras da literatura brasileira, o que o tornou um expert na brasilidade.

É essa turma que faz o programa ser o sucesso de todos os domingos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.