Longe dos folhetins desde "Alma Gêmea", de 2005, ator comenta sobre a opção de dar um tempo nas produções

Eduardo Moscovis é o protagonista da série "Assuntos de Família", que estreia em 9 de abril no canal pago GNT, às 22h30. Longe das novelas desde "Alma Gêmea", de 2005, o ator falou sobre a opção que fez de dar um tempo nas produções de teledramaturgia.

Curta a fanpage do iG Gente e receba notícias dos famosos

"Não estou mais acostumado a fazer novelas. Quando vejo, desde a minha última participação, olho e falo: 'caramba'. Mas por tudo. Pelo tempo que demanda, pela linguagem, pela produção, pela entrega de capítulo", falou ele nesta quinta-feira (27), durante uma coletiva de imprensa em São Paulo para lançar seu novo trabalho. "Quando penso em fazer uma novela, quando vem uma proposta e a gente conversa sobre fazer uma novela, me dá um nervoso. O que acho muito bom, por sinal", completou o ator.

Segundo ele, a TV aberta está em fase de mudança, assim como os canais pagos, e o telespectador sai ganhando com a disputa. "A gente tem muita opção. A Record veio com a TV Globo dando outras opções e os canais a cabo são vários, os meios de dispinibilização também são muitos. A rapidez do controle remoto também é fundamental. Se uma coisa não te chama atenção por dois minutos, você muda. A disputa está aí. As possibilidades estão aí, o leque está se abrindo, como era previsto", avaliou ele. "Quando a gente fala de criar um novo hábito na TV, a gente tem que se incluir. A novela sempre vai existir, o teatro também não vai acabar, assim como o futebol, que sempre vamos assistir, apesar dos escândalos."

Eduardo Moscovis diz que não está mais acostumado a fazer novelas
Juliana Moraes/iG
Eduardo Moscovis diz que não está mais acostumado a fazer novelas

Globo: "Optei por não renovar o contrato"

O contrato de Eduardo Moscovis com a Rede Globo venceu praticamente junto com sua última novela na emissora. O ator explicou os motivos que o fizeram não renovar. "Tive apenas um mês de intervalo entre as minhas duas últimas novelas e também fazia teatro ao mesmo tempo. Aí veio o fim do contrato com a Globo e optei por não renovar. Queria abrir espaço para conversar com novas linguagens. Como a da televisão paga e do cinema", disse ele, que não descarta a possibilidade de atuar novamente em novelas desde que o papel seja desafiador.

Série "Assunto de Família"

O ator dá vida ao Pedro, um juiz da Vara de Família que foi criado com um irmão pelo pai após a mãe ter fugido de casa. A série - que tem qualidade de cinema - conta com 13 episódios. Para o papel, o ator estudou por meio de filmes, livros e ainda acompanhou audiências. "Precisava saber porque é um universo muito distante para mim. Teve uma (audiência) longa e dolorosa de cinco horas que me ajudou a humanizar o cara", contou.

Mudança de "Louco Por Elas" para "Assunto de Família"

Até 2013, Moscovis interpretou o engraçado Léo de "Louco Por Elas" e agora vai ser visto em um personagem de um mundo completamente diferente. O ator contou que, apesar de o seriado humorístico da Globo ter ido ao ar até mais da metade do ano passado, as gravações já tinham acabado fazia um tempo e ele já tinha se desligado do papel. "É uma outra linguagem totalmente diferente. A outra ("Louco Por Elas) era uma história contada em 25 minutos, com intervalos, bem clipada, uma comédia. Mas tive um tempo para vir me aproximando desse novo meio. Me sinto fortalecido de ser um parceiro nessa história", explicou.

O ator ainda falou que a nova série mostra que os canais pagos também estão "investindo na dramaturgia" e "ampliando o leque de possibilidades", pois o telespectador está cada vez mais consciente de suas escolhas. "O público está cada vez mais exigente, não tem mais aquilo que você coloca no ar e o cara vai assistir. Se não gostar, vai mudar de canal porque já tem uma opnião formada. O bacana disso tudo é não ter o certo, o errado. Não tem uma fórmula", analisou o ator, que a partir de 5 de abril estreia o monólogo "O Livro" na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.









    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.