O TJRJ ordenou que o programa tire do ar quadros com “Glória Fezes”, personagem em alusão à autora de novelas da Globo


Na terça-feira (11), a 12ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro ordenou em segunda instância que o programa "Pânico na Band" retire, inclusive da internet, os quadros da personagem “Glória Fezes”, interpretada pelo humorista Carioca , que faz alusão à autora de novelas da Globo Gloria Perez . A ação foi movida pela escritora contra a emissora e, em caso de descumprimento da decisão, a multa é de R$ 5 mil.

Procurada pelo iG , a assessoria de imprensa da Band afirmou que a emissora não comenta decisões judiciais.

Trocadilho inadmissível

Para o Desembargador Mario Guimarães Neto , relator da decisão, “o trocadilho do nome ‘Gloria Perez’ por “Glória Fezes” é inadmissível e extrapola, de fato, todos os limites do bom senso, do espirito que deve nortear a imprensa, e, acima de tudo, do senso de responsabilidade que deve dirigir a atividade televisiva, orquestrada por quem, tendo o poder de formar opiniões em âmbito nacional, não poderia se dar ao direito de irrogar ofensas gratuitas e destituídas de qualquer valor criativo ou informativo. (...) Admitir esse trocadilho seria abrir as portas para uma liberdade perniciosa, quando a experiência nos revela que, na inexistência de limites aparentes, estes serão testados ao extremo, justamente para se saber até onde será possível ir, até que um dia a sociedade poderá perceber que estaria imersa em um sistema em colapso, em que se segura a bandeira da liberdade de expressão com as mãos sujas da desgraça da imagem e da honra de nossos semelhantes", argumentou o relator.

Curta a fanpage do iG Gente e receba as notícias dos famosos

Não foi a primeira vez que o programa "Pânico" foi impedido de falar de uma celebridade. Carolina Dieckmann e Silvio Santos já usaram a Justiça para impedir que fossem imitados ou abordados pelo humorístico.

Gloria Fezes, interpretada por Carioca, do 'Pânico na Band'
Reprodução
Gloria Fezes, interpretada por Carioca, do 'Pânico na Band'


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.