Diretor une universo do circo, dos musicais e das esquetes de comédia em um só palco no novo programa da Globo


No lugar da lona, containers. No lugar dos acrobatas, atletas da prática parkour. A banda ganhou reforço de um DJ e o mestre de cerimônias dirige seus "palhaços" atrás das câmeras. "Divertics"  é tudo junto e misturado, vale isso e aquilo, o que pode passar a sensação de bagunça. Mas esse circo, na verdade, parece ser bem domado por Jorge Fernando  e sua equipe de roteiristas, coordenada por Claudio Torres Gonzaga .

Nesta quinta-feira (21), o diretor reuniu a imprensa para apresentar o novo programa de entretenimento dos domingos da Globo. Enquanto o "Esquenta" , de Regina Casé , entra em férias, "Divertics" assume a faixa, a partir de 8 de dezembro, com grandes nomes do humor: Luiz Fernando Guimarães , Leandro Hassum , Maria Clara Gueiros , Rafael Infante , Marianna Armellini , Roberta Rodrigues , Ellen Rocche , David Lucas , Nando Cunha  e Hilda Rebello , mãe de Jorge Fernando.

Afiado como só ele, Jorginho, como é mais conhecido, chegou ao encontro com os jornalistas voando. Escondido em um container suspenso (o cenário é recheado deles), o diretor saiu pendurado arrancando aplausos tímidos da plateia crítica. "Ai, gente, que plateia fria. Vamos lá, vamos ensaiar", provocou. "Ei, você aí, descruza os braços. Não se senta assim no teatro", disparou para uma jornalista.

Jorginho é elétrico, usa e abusa dos gestos e demonstra a todo momento fé naquilo que aposta. "Nós já estamos nesse espaço há dois meses maravilhosos, frenéticos. Cada gravação é diferente da outra. Isso aqui hoje também é um ensaio. Estamos aprendendo a fazer isso, porque aqui é um espaço maravilhoso para brincar, para trazer situações do cotidiano para o palco com diversão. É um programa sem pretensão. Nós só queremos divertir", falou.

Além da banda e do elenco estrelado, "Divertics" conta com plateia, que pode ou não interferir nas esquetes apresentadas no palco. "Algumas pessoas já citaram e eu me lembro muito da 'TV Pirata', e por isso estou aqui, porque gosto de programas. O horário, claro, favoreceu, e a plateia é um formato que já está na programação e acho que a Globo queria manter", comentou Luiz Fernando.

O ator ainda brincou com o novo playground que tem em mãos. "Eu vim do teatro, já faço TV há algum tempo, mas demorei para entender o que era trabalhar na TV, o que era falar para a câmera. E agora que eu aprendi, o Jorge volta com o público. Agora eles riem da minha piada e me atrapalham. É uma coisa maluquíssima", brincou.

A ideia é manter "Divertics" na grade até final de fevereiro. "São 18 programas", avisou Jorginho, que vai entrar na edição do primeiro amanhã (sexta, 22). Se continua ou não na programação da casa, o diretor nem pensa nisso no momento. "Quero mostrar o primeiro, o segundo, o terceiro, e por aí vai, sem pretensão. Não quero ter preocupação e essa obrigação em nada mais que eu faça. Tomara que gostem."

Por ter um leque de comediantes muito amplo, Claudio tem uma abertura maior para brincar com temas diversos no roteiro. No clipe apresentado para a imprensa, o elenco fala sobre religião, comida, princesas, deuses, casamento, homem, mulher, e muito mais. "Quando entro na casa das pessoas, preciso pedir licença. No texto, tomamos cuidado para não ofender ninguém, mas isso, por enquanto, não é empecilho de criatividade", comentou, sobre a patrulha do politicamente correto. Jorginho emendou: "O humor não tem regra e ninguém é obrigado a rir."

Homenagens

Algumas participações especiais já foram rodadas e devem enriquecer os episódios de "Divertics". Renato Aragão , Rogéria , Regina Casé  e Edson Celulari  foram os artistas que surgiram no vídeo editado. "Ainda tem muito mais", atiçou Jorginho. O elenco também promete revelar outros lados para o público, como Maria Clara Gueiros, que surgiu sapateando. "Sou dançarina de formação e foi uma delícia relembrar disso aqui", afirmou.

Curta a fanpage do iG Gente no Facebook e receba notícias dos famosos

Ellen Rocche
AgNews
Ellen Rocche



    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.