Ator, que completa 50 anos de carreira, falou ao iG sobre novos atores do mercado e deu dicas para se manter na carreira

Tony Ramos e a mulher Lidiane em premiação de TV que homenageou o ator
Alex Palarea e Felipe Assumpção/Ag News
Tony Ramos e a mulher Lidiane em premiação de TV que homenageou o ator

Está para nascer um ator mais cavalheiro do que Tony Ramos.  Não é por acaso que ele reuniu grandes estrelas brasileiras, na noite desta terça-feira (12), para receber uma homenagem do Prêmio Extra de Televisão, no Rio de Janeiro, por seus 50 anos de carreira. Sempre educado e ao lado de sua mulher, Lidiane,  Tony driblou o caos da recepção do evento e falou com cada jornalista que pedia uma palavrinha sobre a noite.

"Quando me dei conta desses 50 anos de trabalho, realmente fiquei tocado. A gente quer entender o porquê de uma homenagem, mas às vezes é melhor não entender, apenas agradecer. E estou muito feliz", disse o ator, que listou rapidamente os números de sua carreira até o momento. São 45 novelas, oito minisséries e seriados, 30 peças de teatro, 28 filmes e 118 teleteatros.

Sempre ligado no mercado da dramaturgia, Tony comentou sobre a nova safra de atores que sonham em repetir seus passos. "Acompanho vários atores, tenho profunda admiração por Fabinho Assunção  , Wagner Moura,  Selton  e Danton Mello … Há vários jovens atores muito competentes, como o Marco Pigossi , Malvino Salvador , Eriberto Leão . Nesses níveis todos você tem os de 30 anos, os de 38, os quarentinhas… E você vai encontrar grandes companheiros. Não vou continuar falando porque tenho até medo de me esquecer de algum. E várias atrizes jovens, como Mariana Ximenes , Letícia Spiller , Sophie Charlotte , Fernandinha Vasconcellos … É uma atrás da outra", disse.

Questionado sobre uma dica infalível para se manter na profissão e ganhar destaque e merecimento, o artista mostrou sabedoria: "Não há uma receita. Só existe uma coisa em nossa profissão: respeito ao espectador. Seja no teatro, cinema ou televisão, respeite-o. Tente fazer o melhor possível. Estude, leia. Cansou de ler? Leia de novo, leia mais. Esqueça um pouquinho do iPad, i isso, i aquilo, Twitter isso, 'Twiteréque'… Vá fundo no seu trabalho, nos estudos e aprofunde-se cada vez mais no próprio respeito a você mesmo. É aí que a carreira caminha."

Veja os famosos que estiveram na premiação:


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.