Secretários, assessores, serviçais, eles estão sempre prontos para servir e idolatrar suas patroas


Na novela "Cheias de Charme" , Laércio ( Luiz Henrique Nogueira ) é o fiel escudeiro de Chayene ( Cláudia Abreu ). Ex-marido da popstar do technobrega, ele é hoje uma espécie de braço direito, secretário, assessor, e está sempre à disposição de sua idolatrada patroa.

Siga o iG Gente no Twitter e acompanhe todas as notícias dos famosos 

No caso de "Cheias de Charme", Laércio sonha em reconquistar o amor de Chayene. Uma subversão na longa linhagem de mordomos inesquecíveis das novelas - que em geral são gays ou assexuados, e em ambos os casos nutrem uma paixão platônica, quase uma projeção, por suas patroas.

Essas, por sua vez, costumam ser divas exageradas, histéricas, peruas exuberantes e descontroladas. Ou então, são musas elegantes e superiores. Ainda assim, sempre ajudadas por seus fiéis serviçais.

Um mestre na arte de criar mordomos marcantes é o novelista Gilberto Braga . E pioneiro também: já em "Dancin' Days" (1978), Gilberto criou o afetado Everaldo ( Renato Pedrosa ), mordomo da vilã Yolanda Pratini ( Joana Fomm ), fanático pela patroa.

Entre outras pérolas, Everaldo se dizia fã de Greta Garbo , e certa vez afirmou ter ido ao cinema para ver uma reprise de um filme da atriz. "Assisti o filme inteiro de joelhos!", suspirou Everaldo.

Depois, em "Água Viva" (1980), o autor criou Lafayette ( Edson Silva ), mordomo da excêntrica Stella Simpson ( Tônia Carrero ), que entre outras coisas pedia para ele buscar água do mar para ela se refrescar em sua cobertura.

Mas o auge dos mordomos de Gilberto foi Eugênio ( Sérgio Mamberti ), o serviçal da Tia Celina ( Nathália Timberg ) em "Vale Tudo" (1988). Alter ego do autor, Eugênio comentava os fatos da novela, comparando-os com os grandes momentos do cinema - pois ele era fanático por clásssicos da sétima arte.

Confira na galeria acima os mordomos mais marcantes da TV

Leia também: Crô buscará uma nova Tereza Cristina em especial de fim de ano

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.