Ricardo Tozzi faz papel duplo em "Cheias de Charme"; relembre outros atores que fizeram dois ou mais personagens na mesma trama

Ricardo Tozzi caracterizado como Fabian (à esquerda) e Inácio (à direita)
TV Globo
Ricardo Tozzi caracterizado como Fabian (à esquerda) e Inácio (à direita)
Um dos grandes apelos da nova novela das 19h da Globo, " Cheias de Charme ", é a presença de Ricardo Tozzi em papel duplo. O ator vive o astro do sertanejo universitário Fabian, e ao mesmo tempo o simples motoboy Inácio, despertando confusão com a semelhança física entre os dois. Por enquanto, sem contar qualquer reviravolta no roteiro, os dois são apenas sósias, e não irmãos gêmeos.

Leia também: "Rei David": Investimento de R$25 milhões e líder na audiência

Muitas novelas apelaram para o trunfo dos irmãos (ou irmãs) gêmeos - separados no nascimento, que se amam ou se odeiam, que competem entre si, e tudo o mais.

Mas, assim como em "Cheias de Charme", existiram também os duplos que não eram irmãos - apenas eram idênticos, criando os ganchos para as tramas das novelas.

Um dos pioneiros foi Tarcísio Meira , na pré histórica novela "O Semideus" (1973), de Janete Clair . Ali, Tarcísio vivia o empresário Hugo Leonardo. Um plano diabólico pretendia assassinar Hugo e colocar um sósia - novamente Tarcísio - em seu lugar.

Tarcísio Meira se caracterizando para um de seus papéis em
Reprodução
Tarcísio Meira se caracterizando para um de seus papéis em "O Semideus" (1973)

Na mesma década, em 1978, Nívea Maria viveu as duas protagonistas de "Maria, Maria": a Maria simples e pobre, no sertão nordestino, e a aristocrática e rica Maria Dusá. A novela foi escrita por Manoel Carlos .

Leia também: "Cheias de Charme" começa com as três Marias na cadeia

Mas a mais inesquecível atuação dupla ficou com Regina Duarte na novela paranormal "Sétimo Sentido" (1982). Regina era Luana Camará, que tinha mediunidade e incorporava o espírito de Priscilla Capricce, atriz italiana já falecida.

Regina Duarte como Luana Camará em
Reprodução
Regina Duarte como Luana Camará em "Sétimo Sentido" (1982)

Outros exemplos de atores que fizeram dois personagens diferentes na mesma novela: Tônia Carrero em "Sassaricando" (1987), Paulo Gorgulho em "Pantanal" (1990), Matheus Carrieri em "Vira Lata" (1996), Marcos Breda em "Kubanacan" (2003) e Francisco Cuoco em "O Outro" (1987).

Confira na galeria a seguir os duplos mais marcantes das novelas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.